Tudo sobre Dois Irmãos do Tocantins Estado de Tocantins

Informações Gerais sobre a cidade de Dois Irmãos do Tocantins

Coordenadas geográficas

O município de Dois Irmãos do Tocantins fica localizado na latitude -9.25534 e longitude -49.0638 e faz parte do estado de Tocantins.

Tamanho do Território de Dois Irmãos do Tocantins

Com um total de 3757,036 km², Dois Irmãos do Tocantins de extensão territorial.

População de Dois Irmãos do Tocantins

De acordo com dados do IBGE, Dois Irmãos do Tocantins possui aproximadamente 7.211 habitantes.

Gentilício

As pessoas que nascem em Dois Irmãos do Tocantins são chamados de doisirmanense.

Administração municipal

Prefeito atual:JOÃO CARLOS BOTELHO MARTINS.

História de Dois Irmãos do Tocantins, Tocantins

Ouvir com robot

Dois Irmãos do Tocantins faz parte do estado do Tocantins. Encontra-se a uma latitude 09º15′30" sul e a uma longitude 49º03′52" oeste, estando a uma altitude de 241 metros.

Dois Irmãos do Tocantins

Localização: região Oeste

História da cidade de Dois Irmão do Tocantins

Sabe-se que desde 1925, o Sr. Pedro Montelo possuía uma fazenda a que deu o nome de Dois Irmaõs, em virtude da existência, nas suas proximidades, de dois morros paralelos e semelhantes, como se fossem irmão gêmeos.

A descoberta de cristal-de-rocha naquela região, provocou uma verdadeira corrida para o local, de pesoas de várias cidades circunvizinhas, em sua maioria, ou mesmo de localidades mais longínquas, iniciando-se, assim, a formação de pequeno povoado, sendo considerado seu fundador, o Sr. João Ferreira, então residente na região.

A riqueza que era encontrada com relativa facilidade em seu subsolo, transformou rapidamente o ritmo de vida da região, proporcionando ao local um inusitado crescimento, no período que vai de outubro de 1942 a agosto de 1943.

Havia, então, nas imediações do garimpo, três povoações equidistantes e localizadas, por assim dizer, nos vértices de um triângulo equilátero. Elas receberam as denominações de Pedro Afonso, Santa Maria do Araguaia e Bela Vist,a justamente porque a maior parte de seus habitantes eram oriundo dessas cidades.

Entretanto, todo este progresso estava fadado a desaparecer de uma hora para outra. Na manhã de 7 de setembro de 1943, o povoado sofreu o impacto de um incêndio devorador, provocado, segundo dizem, por indivíduo vingativo, e em tão grandes proporções que devastou totalmente a povoação, restando apenas escombros, embora não tenha havido vítimas. Desanimados com a catástrofe sofrida, os seus moradores abandonaram o local.

Cinco ano mais tarde, em maio de 1948, os garimpeiros Antonio Miranda, Herminio Sotero, Pedro Ribeiro do Carmo e Ribamar Pereira, além de outros, reiniciaram a abertura das antigas catas, movidos pela perspectiva de encontrar novas minas do ambicioso cristal-de-rocha. A tentativa não foi totalmente infrutífera, e duas povoações surgiram com os nomes de Cachimbo e Canudo, que formaram parte do garimpo de Dois Irmãos, cujos nomes se originaram dos brejos que margeavam suas terras.

Com a descoberta, em julho de 1951, do monchão da Grota Rica, recebeu o garimpo o seu último lampejo de prosperidade, proporcionado pelo cobiçado minério.

Com a queda da produção do minério, no ano sequinte, os moradores, já ligados à terra, não quiseram mais se ausentar e voltaram seus interesses para a agricultura, o comércio e, principalmente a pecuária.

Por iniciativa do comerciante Petrônio Lima Arbués, no início do ano de 1952, foi instalada uma escola estadual, no povoado, tendo como professor, Coraci Coelho Bezerra.

A abertura de várias ruas na parte alta da cidade, e também a construçãos da Rodovia Estadual GO-370, em 1966/1967, proporcionaram algum progresso à sede municipal e ao interior do município.

A entrada de pessoas oriundas do sul do Estado, de 1970 em diante, adquirindo terras rurais, também foi motivo de desenvolvimento do município, pois colaborou para o aumento da produção.

Gentílico: doisirmaoenses

Formação Administrativa

Dois Irmãos foi elevado à categoria de Distrito pela Lei Estadual nº 58, de 10 de abril de 1956. Sua instalação ocorreu no dia 24 de junho de 1956.

Sete anos após a instalação do Distrito, foi sancionada a lei Estadual nº 4.550, de 03 de setembro de 1963, que concedeu autonomia municipal a Dois Irmãos. O município foi instalado em 1º de janeiro de 1964.

Fonte: IBGE

Autor do Histórico: Celio Costa Lacerda

DDD de Dois Irmãos do Tocantins, Tocantins

63

Como fazer uma ligação para Dois Irmãos do Tocantins:

0 + Operadora + 63 + Telefone de destino

Veja o código das operadoras:

  • CTBC Telecom: 012 + 63 + telefone
  • Vivo: 015 + 63 + telefone
  • Aerotech: 017 + 63 + telefone
  • Claro: 021 + 63 + telefone
  • GVT: 025 + 63 + telefone
  • Oi Telemar: 031 + 63 + telefone
  • TIM: 041 + 63 + telefone
  • Sercontel: 043 + 63 + telefone

CEP de Dois Irmãos do Tocantins

O Código Postal (CEP) geral de Dois Irmãos do Tocantins, Tocantins, é 77685000.

Prefeitura Municipal de Dois Irmãos do Tocantins
Endereço: Av. Pará, 178, Centro, Dois Irmãos do Tocantins - TO, CEP: 77685000
Telefone / Fax:(63) 3362-1118 / 1228 (63) 3362-1155
Prefeito: JOÃO CARLOS BOTELHO MARTINS

Hospitais em Dois Irmãos do Tocantins - TO

Procurando informações sobre a rede de saúde local? Aqui você encontra uma relação de Hospitais, Postos Médicos, Clínicas e Profissionais de saúde doisirmanense.

Cartórios na cidade de Dois Irmãos do Tocantins

Acesse a lista de Cartórios em Dois Irmãos do Tocantins. Aqui você encontra serviços de registro civil de pessoas físicas e jurídicas, registro de imóveis, registro de títulos e documentos, tabelionato de notas, ofícios de protesto de títulos e também cartórios judiciais.

Mapa de Dois Irmãos do Tocantins Online

Aqui você encontra um Mapa Online para navegar por toda a cidade de Dois Irmãos do Tocantins - TO e localizar ruas e endereços do município tocantinense.

Notícias sobre Dois Irmãos do Tocantins

Confira as últimas notícias de hoje em Dois Irmãos do Tocantins.

Previsão do tempo na região doisirmanense

Veja a previsão do tempo em Dois Irmãos do Tocantins: Nossos dados meteorológicos são fornecidos pelo INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) e são atualizados diariamente.

Municípios nas proximidades de Dois Irmãos do Tocantins

Confira as cidades vizinhas de Dois Irmãos do Tocantins - TO em uma distância de até 50 km.

Abreulândia - 41.7 km

Imagens da cidade e Região

Conheça mais sobre Dois Irmãos do Tocantins através das imagens. Sinta-se à vontade para compartilhar esta página e contar sua história.

Ajude a divulgar a história de sua cidade, compartilhe esta página e, se você encontrou algo incorreto ou acredita que pode melhorar, FALE CONOSCO AGORA MESMO!

4.7 de 5 estrelas para o Município doisirmanense  por Cidades do meu Brasil atualizado até 27/02/2024 - Dois Irmãos do Tocantins - Tocantins.

Deixe seu comentário:

Datas Comemorativas de Hoje

Dia+Nacional+do+Livro+Did%C3%A1tico

Dia Nacional do Livro Didático

Livro didático é um livro de caráter pedagógico. Surgiu como complemento aos livros clássicos,...

Saiba Mais
Versículo do Dia:
O Senhor é a minha força e o meu escudo; nele confiou o meu coração, e fui socorrido; pelo que o meu coração salta de prazer, e com o meu cântico o louvarei.
(Salmos 28:7)
Bíblia Online

 

Estados