Início » Tocantins » Divinópolis do Tocantins

Divinópolis do Tocantins - Tocantins

Disponibilizamos uma lista de hotéis com ótimos preços no município de Divinópolis do Tocantins e arredores.

Divinópolis do Tocantins é um município do estado do Tocantins na Região Norte do Brasil. . Também conhecida como Ganxo. Cercado de Belezas naturais,(Rio Piedade e Rio do Coco, fazendas). A população avaliada em 2007 era de 6 359 habitantes. A cidade possui uma forte economia, centrada na Agropecuária e Comércio. Sua Agropecuária está entre as mais fortes do estado. Possui uma área de 2357,2km².

A história do município está ligada ao comerciante Divino Luis Costa, que se estabeleceu na região, na década de 50. Outros migrantes vindos de Minas Gerais e Bahia, seguindo em direção ao Pará, tomavam pousada na região antes de seguirem seu destino. Assim, alguns foram se estabelecendo e formando um povoado.

O nome do município é uma homenagem ao seu primeiro habitante, Divino Luiz Costa.

História da cidade de Divinópolis do Tocantins

Sua origem enquanto unidade administrativa deve-se ao desmembramento do Município de Miracema do Tocantins, no ano de 1988. A história do município está ligada ao comerciante Divino Luis Costa, que se estabeleceu na região, na década de 50.

Outros migrantes vindos de Minas Gerais e Bahia, seguindo em direção ao Pará, tomavam pousada na região antes de seguirem seu destino.

Assim, alguns foram se estabelecendo e formando um povoado. O nome do município homenageia seu primeiro habitante.

Em 01 de janeiro de 1989, passou a denominar-se Divinópolis do Tocantins.

Gentílico: divinopolino

Formação Administrativa

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Divinópolis de Goiás, pela lei estadual nº 10407, de 30-12-1987, desmembrado de Miracema do Tocantins (ex-Miracema). Sede no atual distrito de Divinópolis do Tocantins (ex-povoado). Constituído do distrito sede. Instalado em 01-06-1989.

Pelo decreto legislativo nº 1, de 01-01-1989, o município de Divinópolis de Goiás passou a chamar-se Divinópolis do Tocantins.

Assim permanecendo em divisões territoriais datada de 1988.

Em divisão territorial datada de 2003, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisões territoriais datada de 2007.

Alteração toponímica municipal

Divinópolis de Goiás para Divinópolis do Tocantins, alterado pelo decreto legislativo nº 1, de 01-01-1989.

Fonte: www.to.gov.br/divinopolis-do-tocantins/880

Ajude a Construir a Histórias da cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco Agora mesmo!

Estados





Compartilhe Esta Página: