Início » Tocantins » Conceição do Tocantins

Conceição do Tocantins - Tocantins

Disponibilizamos uma lista de hotéis com ótimos preços no município de Conceição do Tocantins e arredores.

Conceição do Tocantins faz parte do estado do Tocantins. Encontra-se a uma latitude 12º13′07" sul e a uma longitude 47º17′54" oeste, estando a uma altitude de 400 metros. A população avaliada em 2009 era de 4 495 habitantes. Possui uma área de 2.500,733km².

Um dos pontos turísticos é a Igreja da Matriz Nossa Senhora da Conceição, que teve inicio de construção em 1741 e ter minio em 1974.

Padroeira: Nossa Senhora da Conceição (8 de dezembro).

História da cidade de Conceição do Tocantins

Por volta de 1741, partindo da Cidade de Vila Boa (Goiás Velho), capital da Província de Goiás, uma bandeira chefiada pelo português Manoel Paes Andrade, chegou ao Rio Palma, nome com que surgiu o Arraial de São João da Palma, hoje Paranã. De lá, seguiu rumo à Conceição, chegando ao local denominado Mata da Cajazeira, hoje parte da Fazenda Ampar Agropecuária, onde no mesmo local seu atual proprietário possui um garimpo mecanizado, atualmente desativado.

Posteriormente, Manoel Paes mudou-se para outro local e construiu uma igreja, a casa de sua residência, além de acomodações para seus escravos, iniciando a povoação do lugar que, em 1755, adquiriu a categoria de Freguesia por ordem do bispo D. álvaro Botelho, o Conde de São Miguel.

Conceição teve seu posto de contagem chamado "Contagem da Conceição", mencionada em 1812 pelo padre Luís Antônio da Silva e Sousa.

Gentílico: conceiçoense

Formação Administrativa

Em 1854, a Freguesia foi elevada à Vila de Conceição do Norte e, como cabeça de julgado, teve pelo menos três companhias: a de Cavalaria, a de Infantaria e a de Ordenanças.

Em 1884, Conceição do Norte perdeu parte de seu território para que fosse criada a Vila de São José do Duro. Porém, em 7 de agosto de 1963, pela Lei Estadual nº 4.486, recuperou sua autonomia tornando-se o Município de Conceição do Norte, desmembrando-se de Dianópolis, e foi instalado em 1º de janeiro de 1964.

Fonte: Prefeitura Municipal de Conceição do Tocantins (TO). Halum, César Hanna. Municípios tocantinenses - suas origens, seus nomes. Palmas: Provisão, 2008. Associação Tocantinense de Municípios - ATM

Autor do Histórico: FERNANDO CéZAR RODRIGUES PóVOA

Ajude a Construir a Histórias da cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco Agora mesmo!

Estados





Compartilhe Esta Página: