Tudo sobre Bandeirantes do Tocantins Estado de Tocantins

Informações Gerais sobre a cidade de Bandeirantes do Tocantins

Coordenadas geográficas

O município de Bandeirantes do Tocantins fica localizado na latitude -7.75612 e longitude -48.5836 e faz parte do estado de Tocantins.

Tamanho do Território de Bandeirantes do Tocantins

Com um total de 1541,846 km², Bandeirantes do Tocantins de extensão territorial.

População de Bandeirantes do Tocantins

De acordo com dados do IBGE, Bandeirantes do Tocantins possui aproximadamente 3.512 habitantes.

Gentilício

As pessoas que nascem em Bandeirantes do Tocantins são chamados de bandeirantense.

Administração municipal

Prefeito atual:JOSÉ MARIO ZAMBON TEIXEIRA.

História de Bandeirantes do Tocantins, Tocantins

Ouvir com robot

Bandeirantes do Tocantins faz parte do estado do Tocantins. Encontra-se a uma latitude 07º45′23" sul e a uma longitude 48º35′01" oeste, estando a uma altitude de 288 metros. A população avaliada em 2004 era de 2 628 habitantes. Possui uma área de 1677,7km².

História da cidade de O Município de Bandeirantes do Tocantins encontra-se na mesorregião Ocidental do Tocantins na Microrregião de Araguaína, com latitude de 07º4543, longitude de 48°3440 e altitude de 288 metros. Sua área é de 1.672,322 Km2.

O surgimento de Município de Bandeirantes do Tocantins foi marcado pela luta de ilustres pioneiros que migraram para a região desde os idos de 1.925. Podemos citar os Senhores: Severino Pereira, Jorge Rodrigues, Camilo de Sousa Pinheiro (o popular Cazuza), João Pereira, Oliveira Paulino, o Sr. José Wilson Siqueira Campos (ex-Governador do Estado do Tocantins), José Rosário, Antônio Góis, Cícero Carneiro, João Gomes da Silva, José de Góis e Homero Teixeira.

Em 1.960 houve a abertura da estrada ligando a BR-153 (Belém-Brasília) à Colônia Agrícola recém criada e denominada Bernardo Sayão (atualmente Município de Bernardo Sayão). Este fato atraiu os empresários que já estavam interessados em investir na região, tanto é que em 1.966 o senhor Homero Teixeira, empresário recém chegado do Estado do Paraná, juntamente com José Wilson Siqueira Campos, implantaram uma indústria para beneficiamento de madeira, muito abundante na região, chamada INCOPEL, propiciando a abertura de uma frente de trabalho que acarretou aumento significativo na população da região. Com toda a certeza, o embrião do Município de Bandeirantes do Tocantins, que inicialmente era conhecida como Nova Bandeirantes, está na instalação desta indústria e o nome do povoado foi dado pelo Sr. Homero Teixeira em homenagem cidade onde residia anteriormente, denominada Bandeirantes no Estado do Paraná. Havia uma movimentação comercial, em decorrência do aumento de população atraída pela oportunidade de emprego na indústria, fazendo com que houvesse a necessidade de abertura de uma escola para os filhos dos moradores da região. A primeira escola foi batizada como escola Dona Regina (nome dado em homenagem à Filha mais velha de Siqueira Campos), e sua primeira professora foi a Sra. Mariazinha, como era carinhosamente conhecida, transferida do Município de Arapoema, a qual Bandeirantes do Tocantins ficou vinculada.

O desejo de independência política foi-se infiltrando na vida de muitos que aqui chegavam, dentre muitos podemos citar o Sr. Francisco Divino Vasconcelos, popularmente conhecido como Chico Butelo que chegou na região no dia 06 de abril de 1.991 e logo abraçou a luta de emancipação, marcando página na história política do município. Em 03 de outubro de 1.993 este sonho começa a se concretizar, com a realização do plebiscito para a emancipação política. Em 26 de maio de 1.994, através do decreto Lei nº 685/94, foi criado o Município de Bandeirantes do Tocantins, publicado no Diário Oficial do Estado nº 347 de 27/05/94. Em 03 de outubro de 1.996 foi realizado a primeira eleição para Prefeito e em 1º de janeiro de 1.997 foi instalado o Município de Bandeirantes do Tocantins. O primeiro prefeito foi o Sr. Francisco Divino Vasconcelos , vulgo Chico Butelo, que não finalizou seu mandato vindo a falecer, asumindo o Vice-Prefeito o Sr. Gustavo Antônio Tavares, sucedendo o Sr. José Arnóbio da Silva ( conhecido como Pelé) e posteriomente o Sr. Josafá Pereira de Sousa.

O Município tem como padroeiro Santo Antônio cuja manifestação comemorativa se dá no dia 13 de junho e sua data de aniversário é no dia 26 de maio.

Fonte: Prefeitura Muinicipal

Autor do Histórico: ERILDO VICENTE DE OLIVEIRA

DDD de Bandeirantes do Tocantins, Tocantins

63

Como fazer uma ligação para Bandeirantes do Tocantins:

0 + Operadora + 63 + Telefone de destino

Veja o código das operadoras:

  • CTBC Telecom: 012 + 63 + telefone
  • Vivo: 015 + 63 + telefone
  • Aerotech: 017 + 63 + telefone
  • Claro: 021 + 63 + telefone
  • GVT: 025 + 63 + telefone
  • Oi Telemar: 031 + 63 + telefone
  • TIM: 041 + 63 + telefone
  • Sercontel: 043 + 63 + telefone

CEP de Bandeirantes do Tocantins

O Código Postal (CEP) geral de Bandeirantes do Tocantins, Tocantins, é 77783000.

Prefeitura Municipal de Bandeirantes do Tocantins
Endereço: Av. Bernardo Sayão, 222, Centro, Bandeirantes do Tocantins - TO, CEP: 77783000
Telefone / Fax:(63) 3432-1196 (63) 3432-1196
Prefeito: JOSÉ MARIO ZAMBON TEIXEIRA

Hospitais em Bandeirantes do Tocantins - TO

Procurando informações sobre a rede de saúde local? Aqui você encontra uma relação de Hospitais, Postos Médicos, Clínicas e Profissionais de saúde bandeirantense.

Cartórios na cidade de Bandeirantes do Tocantins

Acesse a lista de Cartórios em Bandeirantes do Tocantins. Aqui você encontra serviços de registro civil de pessoas físicas e jurídicas, registro de imóveis, registro de títulos e documentos, tabelionato de notas, ofícios de protesto de títulos e também cartórios judiciais.

Mapa de Bandeirantes do Tocantins Online

Aqui você encontra um Mapa Online para navegar por toda a cidade de Bandeirantes do Tocantins - TO e localizar ruas e endereços do município tocantinense.

Notícias sobre Bandeirantes do Tocantins

Confira as últimas notícias de hoje em Bandeirantes do Tocantins.

Previsão do tempo na região bandeirantense

Veja a previsão do tempo em Bandeirantes do Tocantins: Nossos dados meteorológicos são fornecidos pelo INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) e são atualizados diariamente.

Municípios nas proximidades de Bandeirantes do Tocantins

Confira as cidades vizinhas de Bandeirantes do Tocantins - TO em uma distância de até 50 km.

Imagens da cidade e Região

Conheça mais sobre Bandeirantes do Tocantins através das imagens. Sinta-se à vontade para compartilhar esta página e contar sua história.

Ajude a divulgar a história de sua cidade, compartilhe esta página e, se você encontrou algo incorreto ou acredita que pode melhorar, FALE CONOSCO AGORA MESMO!

4.2 de 5 estrelas para o Município bandeirantense  por Cidades do meu Brasil atualizado até 27/02/2024 - Bandeirantes do Tocantins - Tocantins.

Deixe seu comentário:

Datas Comemorativas de Hoje

Dia+Nacional+do+Livro+Did%C3%A1tico

Dia Nacional do Livro Didático

Livro didático é um livro de caráter pedagógico. Surgiu como complemento aos livros clássicos,...

Saiba Mais
Versículo do Dia:
O Senhor é a minha força e o meu escudo; nele confiou o meu coração, e fui socorrido; pelo que o meu coração salta de prazer, e com o meu cântico o louvarei.
(Salmos 28:7)
Bíblia Online

 

Estados