Início » Tocantins » Araguanã


Araguanã - Tocantins



Araguanã faz parte do estado do Tocantins. A população avaliada em 2004 era de 5.095 habitantes. Tem 869,4km de extensão territorial. Está 152 metros acima do nível do mar. Dista 476km da capital do estado, Palmas.

O município de Araguanã está localizado à margem direita do rio Araguaia. Limita-se ao norte com o município de Xambioá e com o estado do Pará; ao sul, com o município de Carmolândia; e a oeste, com Aragominas.

Clima tropical úmido ou estacionalmente seco. As médias máximas de temperatura acotecem durante o período seco, nos meses de julho e agosto, e podem atingir 39°.

História da cidade de Araguanã

O município de Araguanã, está localizado na região norte do Estado, à margem direita do Rio Araguaia.

Sua origem remota ao ano de 1952, quando seus primeiros moradores, todos garimpeiros, começaram a se fixar na região. O garimpo de Rebôjo foi o primeiro local onde esses pioneiros se estabeleceram.

Os desbravadores da região foram as famílias de: José Costa de Araújo, João Duzentinhas, Orlando Cândido de Souza, Anízio Reis Costa, João Saraiva e Arthur Carvalho.

O primeiro povoado formou-se à margem direita do Rio Araguaia, hoje conhecido por Araguanã Velho. Em consequência da enchente de 1957, que causou a perda de todas as plantações, o então prefeito de Araguaína, Anatólio Dias Carneiro, adquiriu um área onde estava plantado um cafezal, de propriedade de Oliveira Maçon, e construiu um escola e uma pequena igreja com ajuda dos garimpeiros. Logo após, começaram a surgir algumas casas em torno dessas construções, culminando com consolidação da atual sede municipal.

A comunicação com Araguaína, na época, era feita pelo Rio Lontra, com muitas dificuldades, chegando a levar 5 dias. No início dos anos 70 com o advento da Guerrilha do Araguaia, o governo militar apressou-se em construir uma estrada até Araguaína, tirando o povoado do isolamento em que se encontrava.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Araguanã, pela Lei Municipal nº 54, de 15-12-1963, subordinado ao município de Araguaína.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1988.

Elevado à categoria de município com a denominação de Araguanã, pela Lei nº 251, de 20-02-1991.

Alterado em seus limites pela Lei Estadual nº 498, de 21-12-1992, desmembrado do município de Araguaína.

Sede no antigo distrito de Araguanã.

Constituído do distrito sede. instalado em 01-01-1993.

Em divisão territorial datada de 1995, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: www.citybrazil.com.br

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Araguanã: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Araguanã? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: