Início » Tocantins » Ananás


Ananás - Tocantins



"Portal do Bico do Papagaio""

Ananás faz parte do estado do Tocantins. Encontra-se a uma latitude 06º21′55" sul e a uma longitude 48º04′22" oeste, estando a uma altitude de 220 metros. A população avaliada em 2004 era de 11 501 habitantes. É comemorado seu aniversário em 14 de outubro, com comemorações regionais. Possui uma área de 1398,8km². Situa-se relativamente perto, a cerca de 50km, do rio Araguaia. A principal atividade econômica é a pecuária. Uma das diversões da cidade são as vaquejadas.

O surgimento da povoação deu-se pelos anos de 1890, quando alguns fazendeiros escolheram as Campinas da região para criatório de gado, passando estes criadores, a trazerem suas famílias e habitarem este local. Mas, o primeiro registro histórico foi por ocasião da fixação da família José Honorato da Cruz, vinda do Maranhão por volta de 1.903, onde hoje se ergue a sede principal. O nome de Ananás foi escolhido devido a esta ser planta nativa da região, quando ali se iniciou a povoação.

História da cidade de Ananás

O surgimento da povoação deu-se pelos anos de 1890, quando alguns fazendeiros escolheram as Campinas da região para criatório de gado, passando estes criadores, a trazerem suas famílias e habitarem este local. Mas, o primeiro registro histórico foi por ocasião da fixação da família José Honorato da Cruz, vinda do Maranhão por volta de 1903, onde hoje se ergue a sede principal.

Segundo os moradores mais antigos da localidade o senhor José Honorato, conhecido como Zé Pardim, adquiriu uma fazenda na localidade, denominando-a de Fazenda Ananás.

O nome de Ananás foi escolhido devido a esta ser planta nativa da região, quando ali se iniciou a povoação.

Anos mais tarde Zé Pardim vendeu para o senhor Firmino, que colocou alguns agregados dando início a povoação que foi acrescida com a chegada das famílias Lopes, Borges, Soares, Leão, família Batista e Vieira.

A povoação aconteceu de fato no período de 1953 a 1958, com a vinda de muita gente para este local, alguns mais do norte, vieram fugindo da guerrilha do padre João contra o fazendeiro Leão Ledra, outros, em grande parte maranhenses, a procura de terras para exploração do babaçu e para implantar lavouras (roça de toco).

Em 1952 o pastor evangélico Tiburcio Vieira, que veio em uma missão de evangelização, deu início a localização de lotes para construção de residências de adeptos para a sua igreja dando início a rua dos crentes, hoje com o nome de Avenida Betel.

Gentílico: ananaense

Formação Administrativa

Anteriormente o município pertencia a Tocantinópolis conhecida como Boa Vista do Padre João. Em 14 de novembro de 1958 ocorreu a emancipação do município de Nazaré, e Ananás passou a pertencer ao recém criado município.

Distrito criado com a denominação de Ananás, pela Lei municipal nº 30, de 01-12-1960, subordinado ao município de Araguatins.

Elevado à categoria de município com a denominação de Ananás, pela Lei estadual nº 4684, de 14-10-1963, desmembrado de Araguatins. Sede no atual Distrito de Ananás (ex-localidade). Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1964.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: Prefeitura Municaipal de Ananás; IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Ananás: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Ananás? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: