Enviado por pampam1
em 19/05/2022Abuso de poder no CEPMG PEDRO XAVIER TEIXEIRA
Olá! Antes de dar o meu depoimento, quero pedir que deixem minha identidade no anonimato caso isso venha a público.
Sou aluna do Colégio Estadual da Polícia Militar Pedro Xavier Teixeira, localizado na cidade de Senador Canedo, atualmente estou cursando o 3° ano do ensino médio. Desde às voltas às aulas presenciais no colégio testemunhei diversos atos de abuso de autoridade por parte dos militares dentro do âmbito escolar, atitudes de desrespeito imenso aos alunos. Todos os dias nos reunimos no pátio do colégio para realizar a formação, e em um dia onde estávamos todos reunidos ali a Sargento que cuidava da nossa companhia (1° companhia - Terceiros anos) disse, com essas palavras, que "ansiedade é drama" e "eu não tenho ansiedade, por que vocês deveriam ter?", insultando não somente aos alunos do recinto que sofrem de ansiedade e/ou tem familiares e amigos que também lutam contra isso, mas também à todas as pessoas fora do colégio, diminuindo totalmente essa condição. Tal ato fez com que a mesma levasse bronca de seus superiores, porém minutos depois ela ficou impune e também não deu o devido pedido de desculpas.
Já o segundo acontecimento, entre as dezenas deles, ocorreu hoje (19/05/2022). Como é de conhecimento da maioria, uma frente fria tomou conta do estado de Goiás e os termômetros chegaram a registar 6°, algo que, para muitos, foi inesperado. Foi levando isso em conta que permitiram no colégio a utilização de blusas de frio que não fossem do uniforme para que justamente os alunos pudessem suportar tamanho desconforto causado pelo clima frio. Um dia antes (19/05/2022) diversos alunos levaram cobertores pequenos para cobrir suas pernas dentro das salas de aulas que, mesmo com janelas fechadas, ainda havia sinal de vento, e nesse dia não houve nenhuma bronca por parte dos superiores (militares). O cenário muda um dia depois, com o Subcomandante exigindo que todos os alunos que levaram cobertores fossem punidos, mesmo aqueles que não compartilharam os cobertores com outras pessoas. Quando os alunos foram tirar satisfação por não terem avisado antes que não iriam permitir a entrada de cobertores no colégio e por estarem sendo punidos por algo tão ilógico, o Subcomandante até mesmo levantou seu tom de voz dizendo que "alunos do colégio militar pensam que isso aqui é bagunça" e "o próximo que abrir a boca para falar algo vai levar suspensão de 3 dias".
Meu objetivo ao trazer esse depoimento para cá é mostrar que, assim como eu, centenas de alunos do CEPMG Pedro Xavier Teixeira, de Senador Canedo, se sentiram extremamente ofendidos com esses acontecimentos recentes, e nem mesmo podemos dar nosso posicionamento sobre o assunto dentro da unidade escolar já que toda oposição é motivo dos militares (sargentos, tenentes e Subcomandante) utilizar do abuso de poder para sua defesa.
Deixe seu comentário:
O meu mandamento é este: Amem-se uns aos outros como eu os amei.
(João 15:12)
Bíblia Online