Início » São Paulo » Tupã


Tupã - São Paulo



Tupã, oficialmente Estância Turística de Tupã, é uma cidade localizado no interior do estado de São Paulo. Fica distante 435,9km a Oeste-noroeste da capital do estado em linha reta e 514km por via rodoviária, é uma das mais importantes da chamada Alta Paulista, região que tradicionalmente se refere como a faixa de terras situada entre os rios Aguapeí e do Peixe, por onde passava o traçado do Tronco Oeste da antiga Companhia Paulista de Estradas de Ferro.

Tupã é um dos 29 municípios paulistas considerados estâncias turísticas pelo Estado de São Paulo, por cumprirem determinados pré-requisitos definidos por Lei Estadual. Tal status garante a esses municípios uma verba maior por parte do Estado para a promoção do turismo regional. Também, o município adquire o direito de agregar junto a seu nome o título de Estância Turística, termo pelo qual passa a ser designado tanto pelo expediente municipal oficial quanto pelas referências estaduais.

História da cidade de Tupã São Paulo -SP

O Povoamento do divisor de águas entre os rios Aguapeí e do Peixe contou com vários fatores: avanço da Companhia Paulista de Estradas de Ferro, Qualidade das terras para a cultura do café e de cereais, riqueza apresentada pelas matas extensas em madeiras de lei e colonização pelo imigrante europeu e asiático.

Várias companhias se criaram para a organização dessa colonização, entre elas, a empresa Souza Leão e Rocha que, tendo à frente Luís de Souza Leão, lançou-se na aquisição de 100 alqueires da Fazenda Guataporanga, cujo extenso território abrangia o de vários Municípios hoje existentes.

Após o domínio dos índios Caingangues, nativos do território, Eurico Morães construiu, em 12 de outubro de 1929, a primeira casa, dando origem ao povoado e sendo, por isso, considerado o fundador do mesmo.

Em 1933, o fundador também transferiu residência para o povoado, pouco depois de José Alonso ter instalado a primeira olaria.

Gentílico: tupaense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Tupã, por Decreto nº 6720, de 02-10-1934, subordinado ao município de Glicério.

Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, Tupã é distrito judiciário do município de Glicério.

Elevado à categoria de município com a denominação de Tupã, por decreto-lei estadual nº 9775, de 30-11-1938, desmembrado de Glicério: Araçatuba, Birigui e Marília. Constituído de 5 distritos: Tupã, Parnaso desmembrado do município de Glicério, Iacri desmembrado do município Birigui, Rinópolis desmembrado do município de Araçatuba e Bastos desmembrado do município de Marília. Instalado em 01-01-1939.

No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o município de Tupã é constituído de 5 distritos: Tupã, Bastos, Iacri, Parnaso e Rinópolis - e pertence ao termo e comarca de Pompéia.

Pelo decreto-lei estadual nº 14334, de 30-11-1944, desmembra do município de Tupã os distritos de Bastos e Rinópolis. Elevados à categoria de município. Sob o mesmo decreto-lei acima citado o município de Tupã adquiriu o distrito de Varpa. Desmembrado do município de Pompéia.

Pela lei estadual nº 233, de 24-12-1948, é criado o distrito de Arcos-Iris e anexado ao município de Tupã.

No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o município é constituído de 5 distritos: Tupã, Arco-Iris, Iacri, Parnaso e Varpa.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, município é constituído de 5 distritos: Tupã, Arco-Iris, Parnaso, Iacri e Varpa.

Pela lei estadual nº 5285 de 18-02-1959, desmembra do município de Tupã o distrito de Iacri. Elevado à categoria de município. Sob o mesma lei acima citada é criado o distrito de Universo ex-povoado. Desmembrado do distrito de Iacri e anexado ao município de Tupã.

Em divisão territorial datada de 01-VII-1960 o município de Tupã é constituído de 5 distritos: Tupã, Arco-íris, Parnaso, Universo e Varpa.

Lei Estadual nº 8550, de 30-12-1993, desmembra do município de Tupã o distrito de Arco-Iris.

Em divisão territorial datada de 1VI-1995, o município de Tupã é constituído de 4 Distritos, Tupã, Parnaso, Universo e Varpa.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 14-V-2001.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Tupã: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Tupã? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: