Início » São Paulo » Tanabi

Tudo sobre Tanabi - Estado de Sao Paulo

Município de Tanabi

Informações Gerais sobre Tanabi

Qual a localização da cidade de Tanabi?

O município de Tanabi pertence ao estado São Paulo, ele fica localizado na latitude -20.6228 e longitude -49.6563.

Qual é o tamanho do território de Tanabi?

747,218 km².

Qual a população de Tanabi?

Aproximadamente 25.830 habitantes segundo dados do IBGE.

Como se chama quem nasce em Tanabi?

tanabiense.

Quem é o prefeito da cidade de Tanabi?

Atualmente a cidade é administrada por NORAIR CASSIANO DA SILVEIRA do PSB.

Avaliação geral do município: 4.5 / 5 para Tanabi por Cidades do meu Brasil em 7 dezembro 2018

Tanabi faz parte do estado de São Paulo. A cidade tem uma população de 24.055 habitantes (IBGE/2010) e área de 745,8 km².

Encontra-se à 477 km da cidade de São Paulo. Tanabi pertence à Mesorregião de São José do Rio Preto.

Tanabi foi fundada em 4 de julho de 1882. No local onde hoje é a Praça Stélio Machado Loureiro, antes chamada "24 de Outubro", o terreno fora convenientemente montado e da clareira aberta na mata em volta, divulgava-se, ao fundo a choça onde Joaquim Francisco de Andrade (Joaquim Chico), remanescente da tribo dos Caiapós, comerciava produtos da terra e mercadorias que trazia de longe.

História da cidade de Tanabi-SP

No início do século XIX toda a região oeste do Estado de São Paulo estava ainda inexplorada e habitada por indígenas. Os primeiros posseiros vieram de Minas Gerais, entre eles João Ramos da Costa e José Alves Ferreira que penetraram o sertão tanabiense por volta de 1830 e se fixaram na região do Viradouro.

Em 1860, às margens do Rio Jataí, o índio manso Joaquim Chico, construiu uma choupana onde instalou uma venda, tendo aberto uma picada que ligava o local às proximidades de São José do Rio Preto, de onde trazia pinga, fumo, rapadura e outros produtos da terra, objetos do seu comércio. Foi considerado o primeiro habitante do local, embora houvesse outros residentes nas cercanias.

Em 4 de julho de 1882 foi erguido um cruzeiro, marco da fundação do arraial de Jataí, nome primitivo conservado até 1907. Tomaram parte no ato não só o fundador - Joaquim Chico - como ainda, Hilário de Souza Rozendo, Agostinho Pereira, Manoel Francisco da Silva, Joaquim Euzébio e Bento Perez de Souza, este último carpinteiro que esculpiu o madeiro histórico. Foram personagens importantes na fundação da localidade, João Barbosa do Amaral, Leonildo Bataglia, Polinice Celari - o Alferes, como era conhecido. Padres Missionários vindos de São Francisco de Sales, Minas Gerais, celebraram missa e os moradores da vizinhança festejaram o acontecimento.

Em 21 de maio de 1887, Francisco de Souza Lopes e sua mulher Maria Francisca da Conceição, Joaquim José de Souza e sua mulher Gertrudes de Souza Martins e Maria Rosária da Conceição doaram o patrimônio da cidade composto de 75 alqueires e sob a invocação de invocação de nossa Senhora da Conceição, onde já havia uma capela, doação essa mais tarde confirmada por José Teodoro Ferreira Lemos e sua mulher.

Em 1895 foram iniciados os estudos para abertura da estrada do Taboado que foi concluída em 1900 e o povoado passou a existir em função dessa estrada. Por ela tropas e boiadas, peões e boiadeiros formaram o ponto inicial do vilarejo; em 1902 já era Distrito Policial com cadeia própria.

Foram criados em 1920 os correios; a paróquia em 1922 e em 1924 Tanabi é elevado a Município. Vilas e cidades se desenvolvem em seu território e assim pode-se registrar: Monteiro e Américo de Campos, Cosmorama, Votuporanga, Brasilândia, Cardoso, entre outras. Em 4 de março de 1933 foram iniciados os trabalhos de prolongamento da Estrada de Ferro Araraquara, com estação em Engenheiro Balduíno, trazendo ao município e a região considerável incremento civilizador.

Gentílico: Tanabiense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Tanabi, por Lei Estadual nº 992, de 01 de agosto de 1906, no Município de Rio Preto.

Elevado à categoria de Município com a denominação de Tanabi, por Lei Estadual nº 2009, de 23 de dezembro de 1924, desmembrado de Rio Preto. Constituído do Distrito Sede. Sua instalação verificou-se no dia 13 de março de 1925.

Em divisão administrativa do Brasil referente ao ano de 1911, figura no Município de Rio Preto o Distrito de Tanabi (Tanaby).

Cidade por Lei Estadual nº 1038, de 19 de dezembro de 1906.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o Município de Tanabi compõe-se dos seguintes Distritos: Tanabi, Américo de Campos e Vila Monteiro.

Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, bem como no quadro anexo ao Decreto-lei nº 9073, de 31 de março de 1938, o Município de Tanabi pertence ao têrmo judiciário de Monte Aprazível, da comarca de Monte Aprazível, e se divide em 4 Distritos: Tanabi, Américo de Campos, Cosmorama e Vila Monteiro. Pelo decreto estadual nº 9775, de 30 de novembro de 1938, o Município de Tanabi perdeu parte do território do Distrito de Monteiro para o novo Município de Pereira Barreto.

Em 1939-1943, o Município de Tanabi é composto dos Distritos de Tanabi, Américo de Campos, Cosmorama e Monteiro (Ex-Vila Monteiro), e pertence ao termo de Monte Aprazível, da comarca de Monte Aprazível. Pelo Decreto Estadual nº 14334, de 30 de novembro de 1944, foi criada a comarca de Tanabi com Sede na cidade e Município do mesmo nome, Tanabi.

No quadro fixado pelo referido Decreto-lei nº 14334, para vigorar em 1945-1948, o Município de Tanabi ficou composto dos Distritos de Tanabi, Américo de Campos, Cosmorama e Ibiporanga, comarca de Tanabi. Constituído apenas dos Distritos de Tanabi e Ibiporanga, comarca de Tanabi, menos os Distritos de Américo de Campos e Cosmorama, elevados à categoria de Município, no quadro territorial fixado pela Lei Estadual nº 233, de 24-XII-1948 para 1949-53.

Assim permanece no quadro fixado pela Lei Estadual nº 2456 de 30-XII-1953 para o período 1954-58.

Em divisão territorial datada de 01-VII-1960. O Município de Tanabi é constituído de 2 Distritos: Tanabi e Ibiporanga.

Assim permanece em divisão territorial datada de 15-VII-1997.

Fonte: IBGE

Qual o DDD da Cidade Tanabi?

17

Veja como fazer uma ligação para a cidade de Tanabi:

0+Operadora+17+Telefone de destino

Como ligar para Tanabi pela

CTBC Telecom:012 + 17 + telefone
Vivo:015 + 17 + telefone
Aerotech:017 + 17 + telefone
Claro:021 + 17 + telefone
GVT:025 + 17 + telefone
Oi Telemar:031 + 17 + telefone
TIM:041 + 17 + telefone
Sercontel:043 + 17 + telefone

Qual o CEP Geral do município de Tanabi?

O CEP, Código postal ou Código de Endereçamento Postal é um código desenvolvido com o intuito de facilitar o encaminhamento e a entrega das correspondência, na cidade de Tanabi São Paulo o CEP geral é 15170000.

Prefeitura Municipal de Tanabi

Endereço: Rua Dr. Cunha Júnior, 242, Centro, Tanabi - SP, CEP: 15170000
Telefone / Fax:(17) 3272-1281 (17) 3272-9002
Prefeito: NORAIR CASSIANO DA SILVEIRA do PSB

Hospitais no município de Tanabi - São Paulo

Se você está procurando informaçoes como nome, endereço ou telefone sobre a rede de saúde municipal, reunimos uma relação de Hospitais, Postos Médicos, Clínicas e Profissionais de saúde tanabiense.

Relação de Cartórios no município de Tanabi SP

Nesta página você pode acessar a lista de Cartórios em Tanabi com os serviços de registro civil de pessoas físicas e jurídicas, registro de imóveis, registro de títulos e documentos, tabelionato de notas, ofícios de protesto de títulos e também os cartórios judiciais onde tramitam os processos de fóruns de qualquer natureza.

Mapa de Tanabi Online

Aqui você encontra um Mapa Online onde é possível navegar facilmente por toda cidade de Tanabi-SP, ver imagem de satélite ou localizar ruas e endereços do município paulista.

Hotéis e Pousadas na cidade de Tanabi

Booking.com

Disponibilizamos uma lista de Hotéis e Pousadas com ótimos preços no município de Tanabi, clique no mapa para ver mais detalhes ou entre no link para mais opções de hospedagem na região.

Vagas de emprego em Tanabi

Tratorista
Vaga cadastrada em 08/11/2019
Tanabi - SP

Empresa anunciante Confidencial Nível de atuação Auxiliares e Operacionais Área de atuação Serviços Gerais e Operacionais Local de trabalho 1 vaga - Tanabi / SP Principais atividades TRATORISTA ESPECIALIZADO. Operar trator de g...

Montador Especializado
Vaga cadastrada em 08/11/2019
Tanabi - SP

Empresa anunciante Confidencial Nível de atuação Auxiliares e Operacionais Área de atuação Serviços Gerais e Operacionais Local de trabalho 1 vaga - Tanabi / SP Principais atividades Conduzir veículos para transporte de carga o...

Tecnólogo em Agricultura
Vaga cadastrada em 08/11/2019
Tanabi - SP

Empresa anunciante Confidencial Nível de atuação Especialistas Área de atuação Outros Local de trabalho 1 vaga - Tanabi / SP Principais atividades AUX TECNOLOGIA AGRICOLA. Executar manutenção, configuração, calibragem, treiname...

Mecânico de Automóveis
Vaga cadastrada em 08/11/2019
Tanabi - SP

Empresa anunciante Confidencial Nível de atuação Técnicos e Vendedores Área de atuação Serviços Gerais e Operacionais Local de trabalho 1 vaga - Tanabi / SP Principais atividades Efetuar manutenção preventiva e corretiva em equ...

Tratorista
Vaga cadastrada em 08/11/2019
Tanabi - SP

Empresa anunciante Confidencial Nível de atuação Auxiliares e Operacionais Área de atuação Serviços Gerais e Operacionais Local de trabalho 1 vaga - Tanabi / SP Principais atividades Operar trator de pequeno e médio porte, gara...

Mecânico de Automóveis
Vaga cadastrada em 08/11/2019
Tanabi - SP

Empresa anunciante Confidencial Nível de atuação Técnicos e Vendedores Área de atuação Serviços Gerais e Operacionais Local de trabalho 1 vaga - Tanabi / SP Principais atividades Efetuar manutenção preventiva e corretiva em equ...

Mais vagas...


Últimas Notícias da cidade de Tanabi

Acesse aqui as últimas notícias da cidade de Tanabi, além de vídeos e twitters sobre o município.

Previsão do Tempo na cidade de Tanabi do Estado de Sao Paulo

Condições de Tempo Hoje (15/11/2019), Tanabi - SP:

Trovoadas

Temperatura: 23º C
Humidade do Ar: 90%
Velocidade do Vento: 6 km/h

Previsão para os próximos dias:

15/11/2019 - Trovoadas. Max: 27 Min: 22
16/11/2019 - Ensolarado. Max: 31 Min: 20
17/11/2019 - Ensolarado. Max: 31 Min: 19
18/11/2019 - Ensolarado. Max: 32 Min: 18
19/11/2019 - Trovoadas. Max: 32 Min: 20

Municípios vizinhos de Tanabi

Nesta seção é possível encontrar as cidades vizinhas de Tanabi-SP em um raio de até 50 km e também a quilometragem de distância emtre os centros dos municípios.

Bálsamo - 14.4 km
Monte Aprazível - 17.3 km
Mirassolândia - 20.2 km
Cosmorama - 21.0 km
Neves Paulista - 24.5 km
Poloni - 25.0 km
Mirassol - 25.7 km
Sebastianópolis do Sul - 28.1 km
Ipiguá - 28.5 km
Jaci - 29.7 km
Nipoã - 34.7 km
Palestina - 34.9 km

Ajude a Divulgar a Histórias da cidade: Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco Agora mesmo!

Município de Tanabi: Imagens da cidade e Região

Conheça um pouco mais da cidade ou relembre momento que passou em Tanabi através de fotos e vídeos, fique a vontade para compartilhar está página e contar sua história em nossos comentários!

imagem de Tanabi São Paulo n-1
imagem de Tanabi São Paulo n-2
imagem de Tanabi São Paulo n-3
imagem de Tanabi São Paulo n-4
imagem de Tanabi São Paulo n-5
imagem de Tanabi São Paulo n-6
imagem de Tanabi São Paulo n-7
imagem de Tanabi São Paulo n-8
imagem de Tanabi São Paulo n-9
imagem de Tanabi São Paulo n-10
imagem de Tanabi São Paulo n-11
imagem de Tanabi São Paulo n-12
imagem de Tanabi São Paulo n-13
imagem de Tanabi São Paulo n-14
imagem de Tanabi São Paulo n-15
imagem de Tanabi São Paulo n-16
imagem de Tanabi São Paulo n-17
imagem de Tanabi São Paulo n-18
imagem de Tanabi São Paulo n-19

Página de Tanabi

Se você encontrou algum dado incorreto, por favor, entre em contato consco e envie a correção junto a fonte da informação.
Link desta página
Município de Tanabi
Última Atualização: 15/11/2019

Você conhece Tanabi? Deixe seu comentário:

Estados



Compartilhe Esta Página: