Início » São Paulo » Sarutaiá


Sarutaiá - São Paulo



Sarutaiá é uma cidade do sudoeste do estado de São Paulo. Encontra-se a uma latitude 23º16′23" sul e a uma longitude 49º28′49" oeste, estando a uma altitude de 756 metros. A população avaliada em 2004 era de 4.106 habitantes.

Cerca de um século atrás surgia a cidade, originando-se com as comitivas que vinham de Piraju para Fartura em direção ao sul. Ergueram-se os primeiros ranchos ′as margens do Ribeirão Água do Padre na Fazenda Nossa, resultado da doação de terras da Fazenda Nossa Senhora da Boa Vista por Bento Antonio Pereira.

Anos após a morte de Teixeira, em 1879, João Pedro Teixeira e esposa, assinaram a escritura de doação das mesmas ′a Mitra Diocesana de Botucatu, surgindo então a Vila do Pinhal, assim chamada por haver ali araucarias em abundancia.

História da cidade de Sarutaiá

São Paulo — SP

Na região da confluência dos rios Paranapanema e Itararé, em terras doadas por Bento Antônio Pereira, fundou-se o Patrimônio da capela de Nossa Senhora da Conceição do Pinhal, desdobradas da fazenda de Nossa Senhora da Conceição do Pinhal, em 1879. A sua demarcação no entanto, ocorreu somente após a morte de seu doador, pelo sucessor Pedro Antônio Teixeira e sua mulher.

O Distrito de Paz foi erigido em dezembro de 1906, incorporado ao Município de Pirajú, já com o nome de Sarutaiá. Este topônimo deriva de um macaco do gênero ´ Callithrix scicuria ´, mas também como homenagem a um cacique das tribos que habitavam a região.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Sarutaiá (Sarutayá), pela lei estadual nº 1040 C, de 20-12-1906, subordinado ao município de Pirajú.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o distrito de Sarutaiá (Sarutayá) figura no município de Pirajú.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1955.

Elevado à categoria de município com a denominação de Sarutaiá, pela lei estadual nº 5285, de 18-02-1959, desmembrado do município de Pirajú. Sede no antigo distrito de Sarutaiá. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1960.

Em divisão territorial datada de I-I-1979, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2009.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Sarutaiá: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Sarutaiá? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: