Início » São Paulo » São Simão


São Simão - São Paulo



São Simão faz parte do estado de São Paulo, esta localizado a 51 quilômetros de Ribeirão Preto.

Em 1823, uma expedição de bandeirantes saiu de Taubaté, a fim de explorar o interior paulista e o sertão. Essa expedição seguiu a trilha de célebres bandeirantes, até a vila de Casa Branca (São Paulo), onde percebeu que vinha se afastado das minas de Catas Altas, na Serra de Sabarabussú, na região das Gerais, e tomou o rumo do nascente, ou seja, do Leste.

Nessa expedição estava Simão da Silva Teixeira, sua esposa Catherina Maria da Silva, e seus escravos. Em Casa Branca, Simão entregou à guarda de seu irmão sua mulher e seus escravos, e seguiu sozinho por outra direção: enquanto a expedição seguiria o rumo do nascente, ele seguiria o rumo do poente, ou seja, do Oeste.

História da cidade de SãO SIMãO SãO PAULO

O sertanista mineiro Simão da Silva Teixeira, cumprindo promessa por sair das matas em que se perdera, trouxe para o local a imagem de seu Santo protetor, São Simão, doando a este mais mil alqueires de terras, reservando para si, cerca de duzentos alqueires que, após a morte, também foram doadas ao Patrimônio da igreja.

Á medida que foram chegando novos povoadores, a igreja cedia lotes a eles, para domínio útil, mediante aforamento. Assim que houve certa concentração de moradias, Simão da Silva Teixeira solicitou à Curia Diocesana de São Paulo, autorização para construção da capela, concedida em 1824.

Os primeiros moradores dedicaram-se à pecuária e à cultura da cana. Alguns anos depois, o advento da cafeicultura propiciou grande desenvolvimento, sendo nesta época implantadas várias ferrovias para escoamento da produção local. A partir da Estrada de Ferro Mogiana (atual FEPASA), surgiram a Cia. Melhoramentos São Simão, mais tarde transformada na Estrada de Ferro São Paulo - Minas (também incorporada à FEPASA); uma estrada que ligava Santos Dumont a Cajuru, e a São Paulo Coffee Estates Company, além de vários ramais.

GENTíLICO: SIMONENSE

FORMAçãO ADMINISTRATIVA

Distrito criado por Lei Provincial nº 26, de 8 de março de 1842.

Elevado à categoria de Município com a denominação de São Simão

por Lei Provincial nº 75, de 22 de abril de 1865. Desmembrada do Município de Casa Branca. Constituído dos Distritos sede. São Simão e Serra Azul. Instalada em 13 de novembro de 1867.

Cidade por Lei Municipal nº 15, de 4 de março de 1895.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o Município de São Simão se compõe de 2 Distritos: São Simão e Serra Azul.

Lei Estadual nº 2206, de 14 de novembro de 1927, desmembra do Município de São Simão o Distrito de Serra Azul.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o Município de São Simão se Compõe de 1 único Distrito, São Simão.

Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, o Município de São Simão compreende o único termo judiciário da comarca de São Simão e permanece com 1 só Distrito, São Simão.

No quadro anexo ao Decreto-lei Estadual nº 9073, de 31 de março de 1938, o Município de São Simão compreende o único termo judiciário da comarca de São Simão e se compõe de 2 Distritos: São Simão e Luiz Antônio.

No quadro fixado, pelo Decreto Estadual nº 9775, de 30 de novembro do ano de 1938, para 1939-1943, o Município de São Simão é composto dos Distritos de São Simão e Luiz Antônio e é termo da comarca de São Simão, formada de 1 único termo, São Simão termo este formado por 3 Municípios: São Simão, Santa Rosa e Serra Azul.

Em virtude do Decreto-lei Estadual nº 14334, de 30 de novembro de 1944, que fixou o quadro territorial para vigorar em 1945-1948, o Município de São Simão ficou composto dos Distritos de São Simão e Luiz Antônio, comarca de São Simão, assim permanecendo no quadro fixado pela Lei Estadual nº 2456, de 30-XII-1953 para o período 1954-58.

Lei Estadual nº 5285, de 18 de fevereiro de 1959, desmembra do Município de São Simão o Distrito de Luís Antônio.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 01-VII-1960.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


São Simão: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de São Simão? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: