Início » São Paulo » Pirassununga


Pirassununga - São Paulo



Se existir um WikiProjeto mais adequado, por favor corrija esta predefinição.

Pirassununga faz parte do estado de São Paulo. Localizado na Região Centro-Leste do estado a uma latitude 21º59′46" Sul e a uma longitude 47º25′33" Oeste, estando a uma altitude de 627 metros. Sua população é de 70 138 habitantes, conforme o Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Possui uma área de 727km².

Na cidade, encontram-se sediados os seguintes órgãos e instituições: a Academia da Força Aérea, onde são formados oficiais dos quadros de infantaria, intendência e aviação, todos de carreira e futuros oficiais da Força Aérea Brasileira; a Universidade de São Paulo, com a Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos; o Forte Anhanguera, que abriga o 13º Regimento de Cavalaria Mecanizado do Exército Brasileiro; o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Peixes Continentais, ligado ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade; uma Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento (o antigo Laboratório de Peixes Fluviais Doutor Pedro de Azevedo), do Pólo Centro Leste da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo; o Distrito de Cachoeira de Emas, importante recanto turístico do Nordeste Paulista, onde existem restaurantes especializados na culinária com peixe, atraindo milhares de turistas aos finais de semana e feriados e a Residência de Conservação do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de São Paulo.

História da cidade de PIRASSUNUNGA SãO PAULO

A 9 km do local onde está a sede do município, fica a Cachoeira das Emas, na realidade uma corredeira à qual os índios de grupos tupis chamavam de "pirá cynunga", significando lugar onde o peixe ronca ou faz barulho. A área constitui sítio arqueológico, em virtude dos inúmeros achados que marcam a presença indígena anterior a chegada dos desbravadores.

A colonização no entanto, fixou-se às margens do Ribeirão do Ouro, iniciada plos faiscadores do metal em lavras aluviais, que aí construíram uma capela em louvor ao Senhor bom Jesus dos Aflitos. A data da fundação está ligada a inauguração de nova capela construída por Ignácio Pereira Bueno e Manoel Lemes, em 1823, segundo relatório deixado pelo Conselheiro da Assembléia Provincial, José Tomás Nabuco.

Em 21 de novembro de 1838 o povoado passou a capela curada com o nome de "Senhor Bom Jesus dos Aflitos de Pirassununga, pertencente ao Termo de Moji-Mirim. Por doação de terreno ao patrimônio, efetuada por Ignácio Pereira Bueno, José Francisco Meirelles, José Joaquim Leme da Silva e José de Souza, em 1842, a localidade passou a freguesia (distrito).

GENTíLICOS: PIRASSUNUNGUENSE

FORMAçãO ADMINISTRATIVA

Freguesia criada com a denominação de Senhor do Bom Jesus dos Aflitos de Pirassununga, por Lei Provincial no 13, de 04 de março de 1842, no Município de Mogi-Mirim.

Lei Provincial no 201, de 08 de março de 1842, transfere o Distrito do Município de Mogi Mirim para o de Limeira.

Elevado à categoria de vila com a denominação de Pirassununga, por Lei Provincial no 76, de 22 de abril de 1865, desmembrado de Limeira. Constituído do Distrito Sede. Sua instalação verificou-se no dia 05 de novembro de 1865.

Cidade por Lei Provincial no 20, de 31 de março de 1879.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o Município de Pirassununga se compõe do Distrito Sede. Assim permanecendo em divisão administrativa referente ao ano de 1933. Decreto-lei Estadual no 6526, de 30 de julho de 1934, o Distrito de Santa Cruz

da Conceição, desmembrado do Município de Leme, sendo seu território anexado ao Município de Pirassununga.

Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, bem como no quadro anexo ao Decreto-lei Estadual no 9073, de 31 de março de 1938, o município compreende o único têrmo judiciário da comarca de Pirassununga e se divide em 2 Distritos: Pirassununga e Santa Cruz da Conceição.

No quadro fixado, pelo Decreto-lei Estadual no 9775, de 30 de novembro de 1938, para 1939-1943, o Município de Pirassununga é composto de 2 Distritos: Pirassununga e Santa Cruz da Conceição - e é têrmo único da comarca de Pirassununga têrmo êste formado por 2 Municípios: Pirassununga e Pôrto Ferreira.

Em virtude do Decreto-lei Estadual no 14334, de 30 de novembro de 1944, que fixou o quadro territorial para vigorar em 1945-1948, o município ficou composto de 2 Distritos: Pirassununga e Santa Cruz da Conceição. Constitui o único têrmo judiciário da comarca de Pirassununga a qual é formada pelos Municípios: Pirassununga e Pôrto Ferreira.

Permanece com os Distritos de: Pirassununga e Santa Cruz da Conceição, comarca de Pirassununga, no quadro territorial fixado por Lei Estadual no 233, de 24-XII-1948 para vigorar em 1949-1953, o município é constituído do Distrito Sede.

Assim permanecendo no quadro fixado pela Lei Estadual no 2456, de 30-XII-1953 para o período 1954-1958. Constituído do Distrito Sede, menos o Distrito de Santa Cruz da Conceição elevado à categoria de município pela mesma lei.

Lei Estadual no 5285, de 18 de fevereiro de 1959, cria o Distrito de Cachoeira de Emas e incorpora ao Município de Pirassununga.

Em divisão territorial datada de 01-VII-1960, é constituído de 2 Distritos: Pirassununga e Cachoeira de Emas.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 15-VII-1999.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Pirassununga: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Pirassununga? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: