Início » São Paulo » Peruíbe


Peruíbe - São Paulo



Peruibe é um município do estado de São Paulo, na Região Metropolitana da Baixada Santista, na microrregião de Itanhaém. A população estimada em 2010 é de 59.793 habitantes e a área é de 326km², o que resulta numa densidade demográfica de 160,28 hab/km².

Peruíbe, segundo Silveira Bueno, é vocábulo indígena que significa "no rio dos tubarões". Do tupi iperu: tubarão; y: rio; e be ou pe: em. Consta, porém, de alguns documentos que esse nome estaria associado ao modo como José de Anchieta se referia ao lugar, chamando-o de Tapirema do Peru, por suas semelhanças com a região peruana, onde os jesuítas haviam enfrentado dificuldades no exercício da catequese.

Peruíbe é um dos 15 municípios paulistas considerados estâncias balneárias pelo Estado de São Paulo, por cumprirem determinados pré-requisitos definidos por lei estadual. Tal status garante a esses municípios uma verba maior por parte do Estado para a promoção do turismo regional. Também, o município adquire o direito de agregar junto a seu nome o título de Estância Balneária, termo pelo qual passa a ser designado tanto pelo expediente municipal oficial quanto pelas referências estaduais.

História da cidade de Peruíbe

As primeiras notícias datam de 1530, ligadas à história da antiga capitania de São Vicente. Segundo os historiadores, o povoado surgiu na praia do Tapirema, com a denominação de aldeamento São João Batista ou São João da Aldeia, tendo como ponto avançado a aldeia de Abarebebê, onde os Jesuítas em Missão de Catequese, estabeleceram seu reduto, construindo sua Igreja, hoje em ruínas.

Leonardo Nunes, chamado pelos índios o Abarebebê ou Padre Voador, aí se instalou dando assistênc ia aos nativos e aos demais habitantes da região, em número reduzido, até Iguapé. Hoje Peruíbe, traduzido por Rio Tubarão ou Cação Mau, para alguns tupinólogos antigos.

Segundo cartas jesuíticas, Anchieta denominava a região Tapirema do Peru - o meu Peru, comparando-a ao Peru que então abrangia todo Peru, Bolívia, Equador e parte da Colômbia - onde outros jesuítas encontraram as mesmas dificuldades. Criou-se, pois, esse nome híbrido, que aludiu à terra a sua missão, dando-lhe invocação local e significado - Peruibá - fruto do peru, tendo afinal o A sofrido permuta pelo E.

Ligado à Sesmaria de Nossa Senhora da Conceição de Itanhaém não chegou a ser elevado à categoria de Distrito, uma vez que em 1959, desmembrou-se de Itanhaém, tornando-se município.

Foi elevado à Estância Balneária por Lei Federal no ano de 1974.

Formação Administrativa

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Peruíbe, pela lei estadual nº 5285, de 18-02- 1959, desmembrado do município de Itanhaém. Sede no atual distrito de Peruibe. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1960.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2009.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Peruíbe: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Peruíbe? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: