Início » São Paulo » Pedranópolis


Pedranópolis - São Paulo



Pedranópolis faz parte do estado de São Paulo. Encontra-se a uma latitude 20º14′51" sul e a uma longitude 50º06′37" oeste, estando a uma altitude de 475 metros. A cidade tem uma população de 2.558 habitantes (IBGE/2010) e área de 260,2km². Pedranópolis pertence à Microrregião de Fernandópolis.

No ano de 1936, os primeiros habitantes chegaram e se instalaram em suas propriedades agrícolas, situadas entre as vertentes do Córrego das Pedras e do Ribeirão do marinheiro.

Essas primeiras fazendas foram compradas por Victor Garbarino.

História da cidade de Pedranópolis

As primeiras famílias a se fixarem no Sertão do Marimbondo, chegaram por volta de 1936, quando adquiriram glebas da Fazenda Marimbondo, loteada pelo seu proprietário, Vitor Garbarino. Entre o córrego das Pedras e o Ribeirão do Marimbondo, João Gonçalves Leite, auxiliado por José Pagne fundou, em 1937, a povoação de Pedranópolis.

No ano seguinte, levantaram um cruzeiro e uma capela e, mais tarde, o primeiro estabelecimento. Esses empreendimentos atraíram novos moradores que construíram suas casas no local, dando início ao núcleo urbano. A denominação Pedranópolis originou-se do Córrego das Pedras que corta o Patrimônio -´polis´, sufixo grego que significa ´cidade´, daí ´cidade das pedras´.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Pedranópolis, pelo decreto-lei estadual nº 14334, de 30-11-1944, criado com terras desmembradas do distrito de Igabira, do município de Votuporanga. Subordinado ao município de Fernandópolis

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito de Pedranópolis figura no município de Fernandópolis.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito Pedranópolis permanece no município de Fernandópolis.

Elevado à categoria de município com a denominação de Pedranópolis, pela lei estadual nº 8092, de 28-02-1964, desmembrado do município de Fernandópolis. Sede no antigo distrito de Pedranópolis. Constituído de 2 distritos: Pedranópolis e Santa Isabel do Marinheiro, criado pela mesma lei acima citado. Instalado em 21-03-1965.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1968, o município é constituído de 2 distritos: Pedranópolis e Santa Isabel do Marinheiro.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2009.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Pedranópolis: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Pedranópolis? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: