Tudo sobre Morungaba Estado de São Paulo
Você também pode gostar:
Informações Gerais sobre a cidade de Morungaba
Coordenadas geográficas
O município de Morungaba fica localizado na latitude -22.8811 e longitude -46.7896 e faz parte do estado de São Paulo.
Tamanho do Território de Morungaba
Com um total de 146,752 km², Morungaba de extensão territorial.
População de Morungaba
De acordo com dados do IBGE, Morungaba possui aproximadamente 13.458 habitantes.
Gentilício
As pessoas que nascem em Morungaba são chamados de morungabense.
Administração municipal
Prefeito atual:MARCO ANTONIO DE OLIVEIRA.
História de Morungaba - São Paulo
Morungaba faz parte do estado de São Paulo. Encontra-se a uma latitude 22º52′48" sul e a uma longitude 46º47′30" oeste, estando a uma altitude de 765 metros. A população avaliada em 2004 era de 10.784 habitantes.
Morungaba é um dos 15 municípios paulistas considerados estâncias climáticas pelo Estado de São Paulo, por cumprirem determinados pré-requisitos definidos por Lei Estadual. Tal status garante a esses municípios uma verba maior por parte do Estado para a promoção do turismo regional. Também, o município adquire o direito de agregar junto a seu nome o título de Estância Climática, termo pelo qual passa a ser designado tanto pelo expediente municipal oficial quanto pelas referências estaduais.
Assentada nas colinas suaves de um vale ao pé da Serra de Cabras, o município é um convite à tranquilidade. Fundada em meados do século XIX com o nome de Conceição de Barra Mansa, mudado em 1919 para a denominação atual, Morungaba emancipou-se administrativamente em 1965 e foi elevada à condição de Estância Climática em 25 de julho de 1994.
História da cidade de MORUNGABA SãO PAULO
O desbravamento do território onde se encontra o município teve início no começo do século XIX, devido ao espírito aventureiro de um indivíduo de sobrenome Manso, que ali se estabeleceu com sua família, iniciando a cultura de cereais.
A presença daquela família despertou a curiosidade da vizinhança, aguçada pelo interesse que despertava a plantação, já nesse tempo robusta e viçosa, que não tardou a imigrar para ali, vinda principalmente de Atibaia e começando a construir novos plantios, no local que se tornou conhecido por Mansos ou Barra dos Mansos.
Com a chegada de novos lavradores, entre eles, Antônio Rodrigues da Silva, Joaquim Pereira Cardoso, João Belarmino de Aguiar e os Lemes, foi introduzido o cultivo do café, transformando pouco a pouco as pequenas propriedades existentes em fazendas, começando também a surgir as primeiras casas de comércio.
Data ainda dessa época, a edificação de uma capela em homenagem a Nossa Senhora da Conceição, construída com o concurso geral dos habitantes do povoado, e em terras doadas pelo Coronel João Belarmino de Aguiar. O povoado progrediu mais rapidamente com a chegada de imigrantes italianos por volta de 1888, que vieram trabalhar nas lavouras de café.
O Distrito de Conceição da Barra Mansa foi criado em 29 de junho de 1888 e, em 15 de agosto de 1889, teve lugar a entronização da Padroeira, transportada para a capela que também recebeu a benção no mesmo dia.
Em 1891, foi o lugar elevado à categoria de Distrito de Paz do município de Itatiba. A elevação à capela curada ocorreu em 1897.
Por proposta da Câmara, o nome Barra Mansa foi substituído em 1919 pelo de Morungaba que na língua indígena significa "colméia" ou "lugar onde moram as abelhas".
GENTíLICO: MORUNGABENSE
FORMAçãO ADMINISTRATIVA
Distrito criado com a denominação de Conceição da Barra Mansa, por Decreto Estadual nº 160, de 24 de abril de 1891, no Município de Itatiba.
Em divisão administrativa do Brasil, referente ao ano de 1911, figura no Município de Itatiba o Distrito de Conceição da Barra Mansa.
Tomou o nome de Morungaba por Lei Estadual nº 1653, de 24 de outubro de 1919.
Em divisão referente ao ano de 1933, Morungaba figura como Distrito do Município de Itatiba.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 01-VII-1960.
Elevado à categoria de município com a denominação de Morungaba, por Lei Estadual nº 8092, de 28 de fevereiro de 1964, desmembrado de Itatiba. Constituído do Distrito Sede. Sua instalação verificou-se no dia 28 de março de 1965.
Em divisão territorial datada de 01-VI-1995, o município é constituído do Distrito Sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 15-VII-1999.
Fonte: IBGE
DDD de Morungaba, São Paulo
11
Como fazer uma ligação para Morungaba:
0 + Operadora + 11 + Telefone de destino
Veja o código das operadoras:
- CTBC Telecom: 012 + 11 + telefone
- Vivo: 015 + 11 + telefone
- Aerotech: 017 + 11 + telefone
- Claro: 021 + 11 + telefone
- GVT: 025 + 11 + telefone
- Oi Telemar: 031 + 11 + telefone
- TIM: 041 + 11 + telefone
- Sercontel: 043 + 11 + telefone
CEP de Morungaba
Prefeitura Municipal de MorungabaEndereço: Av. José Frare, 40, Centro, Morungaba - SP, CEP: 13260000
Telefone / Fax:(11) 4014-4300 / 4306 (11) 4014-4308
Prefeito: MARCO ANTONIO DE OLIVEIRA
Hospitais em Morungaba - SP
Procurando informações sobre a rede de saúde local? Aqui você encontra uma relação de Hospitais, Postos Médicos, Clínicas e Profissionais de saúde morungabense.
Cartórios na cidade de Morungaba
Acesse a lista de Cartórios em Morungaba. Aqui você encontra serviços de registro civil de pessoas físicas e jurídicas, registro de imóveis, registro de títulos e documentos, tabelionato de notas, ofícios de protesto de títulos e também cartórios judiciais.
Mapa de Morungaba Online
Aqui você encontra um Mapa Online para navegar por toda a cidade de Morungaba - SP e localizar ruas e endereços do município paulista.
Hotéis e Pousadas em Morungaba
Encontre Hotéis e Pousadas com ótimos preços em Morungaba. Acesse agora nossa página de hospedagens na região.
Notícias sobre Morungaba
Confira as últimas notícias, previsão do tempo e vagas de emprego em Morungaba.
Municípios nas proximidades de Morungaba
Confira as cidades vizinhas de Morungaba - SP em uma distância de até 50 km.
Ajude a divulgar a história de sua cidade, compartilhe esta página e, se você encontrou algo incorreto ou acredita que pode melhorar, FALE CONOSCO AGORA MESMO!
Deixe seu comentário: