Início » São Paulo » Carapicuíba


Carapicuíba - São Paulo



Carapicuíba é um município da Região Metropolitana de São Paulo, no estado de São Paulo, no Brasil. Tornou-se município em 1965, quando se emancipou de Barueri.

O nome "Carapicuíba" tem origem na língua tupi. Porém seu significado ainda é controverso: pode significar "peixe que não se pode comer", "pau podre", "aquele que se reúne em poços", "cascudo", "escamose", "cará ruim comprido" (através da junção dos termos ka′rá ("cará"), puku ("comprido") e aíb ("ruim")), "acará ruim comprido" (através do termo aka′ra ("acará")), "aquele que se resolve em poços" (derivado de "Quar-I-Picui-Bae", que era o nome dado pelos índios ao ribeirão que, cortando a cidade, faz divisa com Osasco) ou "fruto de carapicu (Urena sinuata)", através da junção dos termos akará, puku e ′ybá ("fruto).

A história da cidade está ligada aos índios, tanto que um dos locais culturais obrigatórios para visitação é justamente a Aldeia de Carapicuíba.

História da cidade de CARAPICUIBA SãO PAULO

Com a doação em 1580, pelo Capitão-Mor Jerônimo Leitão, Governador da Província, de terras para fundar uma povoação no local conhecido por "Carapicuiba", que no tupiguarani, segundo alguns, significa "aquele que se resolve em poços", a Companhia de Jesus reuniu os índios catequisados que viviam na região.

Em 1615, Afonso Sardinha o velho, proprietário das terras vizinhas a Carapicuiba construiu com os índios uma capela, entregando-a aos Jesuítas. Em torno desta construise a aldeia, ponto de passagem das expedições que se dirigiam aos sertões do sul.

Em 1698, alegando esgotamento das terras para a lavoura, os Jesuítas tentaram a transferência dos aldeados para Itapecerica, determinando a destruição das casas e da igreja, mas diante a recusa dos índios em abandonar a localidade, reconstruíram-nas gradualmente, obedecendo o traçado original. A igreja somente foi reerguida em 1736, tendo como orago São João Batista; no século XIX, alterado para Santa Catarina e atualmente, São Pedro é o Padroeiro do Município.

O núcleo pertenceu à administração de Santana de Parnaiba, Embú, Cotia e Barueri.

Com a chegada de imigrantes, principalmente Italianos e Japoneses, e migrantes de outros Estados, o povoamento da região deslocou-se na direção da ferrovia, junto ao rio Tietê.

GENTíLICO: CARAPICUIBANO

FORMAçãO ADMINISTRATIVA

Distrito criado com a denominação de Carapicuiba, por Lei Estadual no 233, de 24 de dezembro de 1948, no Município de Barueri.

Assim permanece no quadro fixado pela Lei Estadual nº 2456, de 30-XII-1953, para vigorar, respectivamente no período de 1954-1958.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de I-VII-1960.

Elevado à categoria de Município com a denominação de Carapicuíba, por Lei Estadual nº 8092, de 28 de fevereiro de 1964, desmembrado de Baueri. Constituído do Distrito Sede. Sua instalação verificou-se no dia 26 de março de 1965.

Lei Estadual no 4954, de 27 de dezembro de 1985, cria o Distrito de Aldeia de Carapicuíba e incorpora do munciípio de Carapicuíba.

Lei Estadual no 4954, de 27 de dezembro de 1985, cria o Distrito de Vila Dirce e incorpora ao Município de Carapicuíba.

Em Divisão territorial datada de 01-VI-1995, o Município é constituído de 3 Distritos: Carapicuiba, aldeia de Carapicuiba e Vila Dirce.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 15-VII-1997.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Carapicuíba: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Carapicuíba? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: