Início » São Paulo » Águas de Lindóia


Águas de Lindóia - São Paulo



Águas de Lindóiaé um município do estado de São Paulo. Abrange uma área de 60km².

Águas de Lindoia é um dos 11 municípios paulistas considerados estâncias hidrominerais pelo Estado de São Paulo, por cumprirem determinados pré-requisitos definidos por Lei Estadual. Tal status garante a esses municípios uma verba maior por parte do Estado para a promoção do turismo regional. Também, o município adquire o direito de agregar junto a seu nome o título de estância hidromineral, termo pelo qual passa a ser designado tanto pelo expediente municipal oficial quanto pelas referências estaduais.

História da cidade de ÁGUAS DE LINDÓIA

Como sesmaria, as terras de àguas de Lindóia foram doadas a Manoel de Castro em 1790. Anteriormente a essa data era um ponto localizado nas serras, conhecido apenas por aventureiros que cruzavam as matas em busca do ouro das Minas de Goiás e que, tendo contraído doença nas suas incursões, encontraram a cura nas águas mornas que brotavam das montanhas. A notícia se espalhou e a localidade passou a ser chamada àguas Santas.

Somente por volta de 1909, o médico italiano Francisco Tozzi, através do Padre Henrique Tozzi, soube das propriedades medicinais das águas quentes. Os argumentos do padre Henrique o convenceram e o Dr. Tozzi, que residia em Serra Negra, acabou comprando a região leiloada pelo governo, tornando a propriedade patrimônio público.

Em meados de 1930, chegou a águas de Lindóia o Dr. Vicente Rizzo, que, casando-se com a filha do Dr. Tozzi, juntou-se a ele na campanha de emancipação político-administrativa de Estância, o que não tardou.

Em 1946, o Governo do Estado procedeu à desapropriação das fontes medicinais, dando início a um plano de obras e melhoramentos. águas de Lindóia foi dotada, então, de um dos mais belos e completos balneários do País.

GENTíLICO: LINDOIENSE.

FORMAçãO ADMINISTRATIVA

A antiga Capela de Brotas, no Município e Comarca de Serra Negra, foi elevada a distrito de paz pela Lei nº 638, de 29 de julho de 1899, com o nome de Lindóia.

Pelo Decreto nº 6.501, de 19 de Junho de 1934, o Município foi desmenbrado do de Serra Negra, ainda com o nome de Lindóia, tendo por distrito Termas.

Em 16 de Novembro de 1938, pelo Decreto nº 9.731 criou-se a Estância Hidromineral de Lindóia.

Por Lei nº 2.456, de 30 de Dezembro de 1953, a sede do município passou para o povoado de Termas de Lindóia, com a denominação de águas de Lindóia, tendo como distrito sua sede em Lindóia.

Em 31 de Dezembro de 1963, através do Decreto nº 8.050, perdeu o distrito de Lindóia, transformado em município, ficando águas de Lindóia apenas com o distrito da sede. Esta situação permanece até os dias de hoje.

Fonte: IBGE

Autor do Histórico: HILDEBRANDO NEVES PUBLIO

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Águas de Lindóia: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Águas de Lindóia? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: