Início » Sergipe » General Maynard


General Maynard - Sergipe



General Maynard faz parte do estado de Sergipe. O nome é em homenagem ao General Augusto Maynard Gomes, governador e senador por duas vezes por Sergipe.

Existem duas versões para explicar a ocupação do território que hoje pertence ao município: na primeira delas, segundo estórias populares, o povoado "Marcação" (que viria a se tornar General Maynard) surgiu no início do século XIX, na divisa entre as terras de Japaratuba com o Catete, às margens do rio Papatu (atual Japaratuba); na época o local era ponto de encontro de tropeiros que viajavam por Santo Amaro, Laranjeiras, Maruim, Aracaju e Propriá; daí o nome "Marcação". A localidade não era desabitada pois existiam vários engenhos de açúcar, mas foram os moradores dos municípios vizinhos, que chegavam pela estrada até a marcação dos tropeiros quem formaram a primeira povoação, construindo seus casebres à margem dessa estrada. Em outra versão descrita por historiadores, o povoado Marcação teve início no final do século XVIII, na fase de ascensão do açúcar; o rico solo da região atraiu fazendeiros para o cultivo da cana-de-açúcar, os trabalhadores das fazendas e engenhos se instalaram nas proximidades atraindo ainda pequenos comerciantes para a localidade.

No início do século XX a localidade era relativamnete desenvolvida, em 1917 foi criada a primeira escola pública; em 1921 o padre João de Deus tomou a frente na construção da Igreja Matriz dedicada a São João Batista. Antes mesmo da construção da igreja já havia uma cruz de madeira (o Cruzeiro) em frente ao seu terreno, ninguém sabe ao certo que a construiu, se fiéis ou jesuítas da região, mas a mesma deu origem a uma festa tradicional na região, a "Festa do Cruzeiro".

História da cidade de General Maynard Sergipe - SE

Segundo o domínio popular, que localiza a história da Vila de Marcação muito antes de sua emancipação e renomeação para General Maynard, o povoado originou-se de um marco de divisão das terras de Japaratuba com o Catete, nos primeiros anos do século XIX. A divisão foi feita às margens do Rio Papatu, hoje denominado Japaratuba. Os antigos moradores afirmam que por esse local passavam tropeiros, que viajavam de Santo Amaro, Laranjeiras, Maruim e até mesmo Aracaju para Propriá, e convencionaram o marco como ponto de encontro, por isso o nome Marcação.

O local não era totalmente despovoado, já existiam vários engenhos de açúcar, mas o aglomerado urbano só foi realmente formado com as pessoas que chegavam de outros municípios através da estrada que cortava o terreno que mais tarde se tornaria um povoado. Aos poucos foram aparecendo os casebres. Nessa época Marcação não passava de uma pequena povoação de casas à margem de uma estrada, mas até hoje ainda existem moradores que descendem das primeiras famílias que resolveram fixar-se no local. Entre a população local, ainda podem ser encontrados descendentes das famílias Costa, Espírito Santo, Figueiras, Bomfim, Muniz Barreto, Ismerim e Gonçalo Vieira.

No livro ?Uma experiência da colonização na Cotinguiba sergipana′, do historiador Agamenon Guimarães de Oliveira, existe outra versão para o surgimento de Marcação. Segundo ele, o povoado nasceu no final do século XVIII, fase de ascensão do açúcar, quando os fazendeiros aproveitavam para utilizar o rico solo de massapê para fazer seus plantios na região, e os trabalhadores e comerciantes, que dependiam da economia dos engenhos, instalavam-se nas proximidades.

Gentílico: mainardense

Formação Administrativa

Elevado à categoria de município com a denominação de General Maynard, pela lei estadual nº 1229, de 21-11-1963, desmembrado de Rosário do Catete. Sede no atual distrito de General Maynard. Constituído do distrito sede. Instalado em 07-03-1965.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


General Maynard: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de General Maynard? Então deixe seu comentário!


Comentários (1)

  1. JAMES RODRIGUES FERREIRA's avatarJAMES RODRIGUES FERREIRA

    Conheça a OMNILIFE.Ligue:(79)99898-9858.

    #1 – 19/10/2016 - 17:28

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: