Início » Santa Catarina » Treze Tílias


Treze Tílias - Santa Catarina



Treze Tílias (Dreizehnlinden, no idioma alemão), é um município do estado de Santa Catarina, no Brasil. Encontra-se a uma latitude 27º00′06" sul e a uma longitude 51º24′23" oeste, estando a uma altitude de 796 metros. A população avaliada em 2004 era de 5 257 habitantes.

No século XIX, os índios caingangues que ocupavam as áreas montanhosas da Região Sul do Brasil foram desalojados violentamente por ação de matadores de indígenas, os chamados "bugreiros". Estes haviam sido contratados pelo governo imperial brasileiro para abrir espaço para a instalação de imigrantes europeus na região, visando a um "embranquecimento" da população brasileira, que, na época, era constituída principalmente por negros e mestiços.

Treze Tílias foi fundada em 13 de outubro de 1933, por imigrantes da região do Tirol (principalmente do Tirol Austríaco, mas também do Tirol Italiano), que fugiam da grave crise econômica na Europa. Devido à I Guerra Mundial, a economia austríaca estava abalada e o então ministro da agricultura da Áustria, Andreas Thaler, resolveu imigrar para o Brasil acompanhado de algumas famílias de imigrantes austríacos do Tirol e demais regiões austríacas, em busca de melhores condições de vida. Chegaram ao centro do estado de Santa Catarina, onde encontraram um clima temperado, semelhante ao clima europeu, e terras férteis, propícias para a fundação de uma colônia organizada.

História da cidade de Treze Tílias

Treze Tílias foi fundada por imigrantes da região do Tirol Austríaco que fugiam da grave crise econômica que assolava a Europa no período entre-guerras. O então ministro da Agricultura da áustria, Andreas Thaler, trouxe o primeiro grupo de 82 famílias de imigrantes, que chegou à região em 13 de outubro de 1933.

A colônia recebeu o nome de "Dreizehnlinden" (Treze Tílias), em homenagem ao poeta Wilhelm Weber, que enaltecia a árvore em suas obras — a tília é uma árvore de grande beleza, muito comum na áustria e que se adaptou muito bem no município.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Treze Tílias, pela Lei Municipal n.º 1, de 24-05-1955, desmembrado dos distritos de Ibicaré, água Doce e Herciliópolis, subordinado ao município de Joaçaba.

Em divisão territorial datadas de 1-VII-1960, o distrito de Treze Tílias figura no município Joaçaba.

Pela Lei Estadual n.º 815, de 30-03-1962, transfere o distrito de Treze Tílias do município de Joaçaba para o novo município de Ibicaré.

Elevado à categoria de município com a denominação de Treze Tílias, pela Lei Estadual n.º 882, de 29-04-1963, desmembrado de Ibicaré. Sede no antigo distrito de Ibicaré. Constituído do distrito sede. Instalado em 12-05-1963.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2003.

Fonte: Confederação Nacional de Municípios

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Treze Tílias: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Treze Tílias? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: