Início » Rio Grande do Sul » Vila Nova do Sul


Vila Nova do Sul - Rio Grande do Sul



Vila Nova do Sul faz parte do estado do Rio Grande do Sul.

Encontra-se a uma latitude 30º20′38" sul e a uma longitude 53º52′58" oeste, estando a uma altitude de 267 metros.

Possui uma área de 527,42km² e sua população estimada em 2004 era de 4 480 habitantes.

História da cidade de O nome de origem veio da reestruturação do antigo povoado de São João Velho surgindo uma Vila Nova do Sul. Entre os anos de 1913 e 1914, o primeiro tenente Raimundo Sampaio foi incumbido da artiangulação (medição) da região centro-sul do Estado, mais propriamente das encostas da Serra do Mar, nas nascentes do Arroio Cambaí.

O terreno apresentava uma série de dificuldades devido ao prolongamento de coxilhas sucessivas, da mesma altura, impedindo a visibilidade para o lançamento de visadas além de 18 km. Foi quando o tenente valeu-se de que, em linguagem topográfica, é chamada de "vértice", levantando junto a Ramada que foi construído - daí ter ficado o nome - uma torre de ferro com 10 metros de altura, com campos de Júlio Costa, divisa com a propriedade da viúva Firmina Costa, no lugar conhecido desde antigamente por Cerca de Pedras, no atual município de Vila Nova do Sul.

Este marco está no alto de uma coxilha, a mais alta do lugar, na rota 459 metros acima do nível do mar, de cima tem-se uma visão ampla e abrangente em todas as direções, de onde fizera ligações. Talvez seja essa torre a única existente no RS constituindo hoje um monumento em homenagem à Carta Geral. A Vila Nova originou-se de um aglomerado de casas, na bifurcação das estradas de São Gabiel, São Sepé e Caçapava do Sul, tomando impulso vertinoso coma passagem da BR-290, que trouxe grande progresso a essa localidade.

Nos primórdios foi chamada de São João Velho, sendo elevada à categria de vila do município de São Sepé em 1916, com o nome de Vila Nova. O nome da cidade, deve-se ao fato de ser uma cidade panorâmica,que se ergue majestosa, como uma princesa das planuras, altaneira, denominante e bela. Capital João Vicente da Silveira, figura expoente dos primórdios da Vila Nova, distinguindo-se pelo seu ardoso empenho na evolução do primeiro núcleo populacional que surgira. Homem de bem, preocupou-se desde o início com a formulação social do vilarejo, tornando-se uma pessoa influente e bem vista, no desenvolvimento da nascente comunidade.

Para Vila Nova foi de uma participação eficiente e efetiva, doando-se desde o princípio, à pequena comunidade, a qual emprestou uma dedicação inestimável pela vida a fora. Uma figura histórica que merece ser lembrado como um homem benemérito, pelo tanto que se doou a seu povo e à sua terra. Um distrito de Vila Nova do Sul guarda no tempo a famosa Cerca de Pedras, cuja origem remonta à época jesuítica, atribuída ao morubixaba Sepé Tiaraju.

No ano de 1929, o padre Mário Deluy, o Dr. Manuel Macedo e outros, estiveram no local para fazer um investigação sobre a origem das velhas cercas, que ainda desafiam a curiosidade de todos.

Fonte: IBGE E CONF. NACIONAL DE MUNICIPIOS

Autor do Histórico: HOMERO DA SILVA POMPEO

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Vila Nova do Sul: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Vila Nova do Sul? Então deixe seu comentário!


Comentários (1)

  1. valderino oliveira passinato's avatarvalderino oliveira passinato

    Moro em Rondonopolis - MT sou filho de São Sepé, tenho familiares em Vila Nova do Sul, ainda

    pretendo morar nessa terra que tanto amo.

    Parabéns Povo Vilanovense um ótimo natal e um feliz 2017 a todos!!!

    #1 – 08/12/2016 - 13:49

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: