Tudo sobre Uruguaiana Estado do Rio Grande do Sul

Informações Gerais sobre a cidade de Uruguaiana

Coordenadas geográficas

O município de Uruguaiana fica localizado na latitude -29.7614 e longitude -57.0853 e faz parte do estado do Rio Grande do Sul.

Tamanho do Território de Uruguaiana

Com um total de 5703,586 km², Uruguaiana de extensão territorial.

População de Uruguaiana

De acordo com dados do IBGE, Uruguaiana possui aproximadamente 127.079 habitantes.

Gentilício

As pessoas que nascem em Uruguaiana são chamados de uruguaianense.

Administração municipal

Prefeito atual:RONNIE PETERSON COLPO MELLO.

História de Uruguaiana, Rio Grande do Sul

Ouvir com robot

Sua etnia foi originada por grupo nômades indígenas e posteriormente os elementos colonizadores foram os espanhóis, portugueses e africanos. As correntes migratórias modernas são representadas por italianos, alemães, espanhóis, franceses e árabes. As terras que hoje constituem o município Uruguaiana, no início do século XVI, integravam-se na Captania de São Paulo, pois a ela estavam subordinadas todas as terras que dali se estendiam para o sul, até o rio prata. Em 1735, quando o brigadeiro José da Silva Pais assumiu o comando da província do Rio Grande de São Pedro, mandou construir uma fortificação na entrada do canal que liga a lagoa dos patos ao atlântico, o que possibilitou o desligamento dessa província da ingerência paulista em 1738, passou à juridição do governo constituído em Santa Catarina, que abrangia os atuais territórios deste estado e do Rio Grande do Sul, porém na dependência da capitania do Rio de Janeiro. Em 1760, com a nomeação do coronel Inácio Eloi de Madureira, para o governo do Rio Grande de São Pedro, estas terras foram desligadas da jurisdição de Santa Catarina, passando a formar uma província autônoma no período do Brasil colônia. As terras pertencentes ao município de Alegrete, que antes pertenciam ao de Cachoeira, é que surgiu Uruguaiana, como município independente. A concessão mais antiga das terras na paróquia de Uruguaiana foi feita por D. Diogo de Souza Silveira de Souza, em 1814, entre Ibicuí e Ibirocai. Inumeras outras terras foram concedidas ou compradas nesta região. A partir de 1835, com o desenrolar da revolução farroupilha, tinha o governo republicano apoderado-se de toda a margem do Ibicuí, daí a necessidade de fundar uma povoação à esquerda do Uruguai, conveniente tanto do ponto de vista militar como fiscal por ser fronteira, lugar de contrabando. Tal atitude deve-se a domingos José de Almeida. Após uma série de diligências, foi escolhido o local, denominado Capão do Tigre, nas terras de Manoel Joaquim Couto Rico. Quem mais influenciou na escolha do novo local foi o general Davi Canabarro, que era o comandante militar desta fronteira. O novo povoado chamava-se, no início, Santana do Uruguai, a posterior demarcação das divisas da cidade e o traçado das ruas , deve-se a Duque de Caxias e a Domingos José de Almeida.

Distrito criado com a denominação de Uruguaiana, pela Lei Provincial n.º 58, de 29-05-1846, e por Ato Municipal n.º 2, de 30-10-1892. Elevado à categoria de vila com a denominação de Uruguaiana, pela Lei Provincial n.º 58, de 29-05-1846. Sede na povoação de Santana do Uruguai. Instalado em 24-04-1847. Elevado à condição de cidade com a denominação de Uruguaiana, pela Lei Provincial n.º 898, de 06-04-1874. Por Ato Municipal n.º 2, de 30-10-1892, foram criados os distritos de Quaraí, Caiboate, Colônia das Rosa e Japejá e anexados ao município de Uruguaiana. Por Ato Municipal n.º 3, de 02-01-1901, foram criados os distritos de Giguiquá e Plano Alto anexado ao município de Uruguaiana. Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o município é constituído de 7 distritos: Uruguaiana, Caiboaté, Colônia das Rosas, Japejá, Giguiquá, Plano Alto e Quaraí. Por Ato Municipal n.º 5, de 02-01-1913, é criado o distrito de Capela anexado ao município de Uruguaiana. Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o município é constituído de 7 distritos: Uruguaiana, Barra do Quaraí, Capela, Colônia Las Rosas, Giguiquá, Plano Alto e Capela. Menos o distrito de Caiboate. Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, o município é constituído de 8 distritos: Uruguaiana, Barão do Quaraí, Camoatim, Ibirocaí, Colônia Rosas (ex-Colônia Las Rosas), Plano Alto, Ipané e Giquiquá. Menos o distrito de Japejá. Pelo Decreto Estadual n.º 7.199, de 31-03-1938, o município se compõem de 2 distritos: Uruguaiana sub-dividido em 5 zonas: Uruguaiana, Vertentes ex-Ibicoraí, Camoatim, Plano Alto ex-Colônia Rosas, Ipané e Barra do Quaraí. No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o município é constituído de 2 distritos: Uruguaina e Barra do Quaraí. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1955. . Pela Lei Municipal n.º 7, de 18-11-1959, é criado os distritos de Charqueada, João Arregui, São Marcos e Plano Alto e anexados ao município de Uruguaiana. Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído de 6 distritos: Uruguaiana, Barra do Quaraí, Charqueada, João Arregui, Plano Alto e São Marcos. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1988. Pela Lei Municipal n.º 1.760, de 15-10-1985, é criado o distrito de Vertentes (ex-localidade), com terras desmembradas dos distritos de Plano Alto e Barra do Quaraí e anexado ao município de Uruguaiana. Em divisão territorial datada de 1-VI-1995, o município é constituído de 6 distritos: Uruguaiana, Barra do Quaraí, João Arregui, Plano Alto, São Marcos e Vertentes. Pela Lei Estadual n.º 10.655, de 28-12-1995, desmembra do município de Uruguaiana o distrito de Barra do Quaraí. Elevado à categoria de município. Em divisão territorial datada de 1997, o município é constituído de 5 distritos: Uruguaiana, João Arregui, Plano Alto, São Marcos e Vertentes. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: Uruguaiana (RS). Prefeitura. 2011. Disponível em: http://www.uruguaiana.rs.gov.br. Acesso em: maio 2011.

DDD de Uruguaiana, Rio Grande do Sul

55

Como fazer uma ligação para Uruguaiana:

0 + Operadora + 55 + Telefone de destino

Veja o código das operadoras:

  • CTBC Telecom: 012 + 55 + telefone
  • Vivo: 015 + 55 + telefone
  • Aerotech: 017 + 55 + telefone
  • Claro: 021 + 55 + telefone
  • GVT: 025 + 55 + telefone
  • Oi Telemar: 031 + 55 + telefone
  • TIM: 041 + 55 + telefone
  • Sercontel: 043 + 55 + telefone

CEP de Uruguaiana

O Código Postal (CEP) geral de Uruguaiana, Rio Grande do Sul, é 97500500.

Prefeito: RONNIE PETERSON COLPO MELLO

Hospitais em Uruguaiana - RS

Procurando informações sobre a rede de saúde local? Aqui você encontra uma relação de Hospitais, Postos Médicos, Clínicas e Profissionais de saúde uruguaianense.

Cartórios na cidade de Uruguaiana

Acesse a lista de Cartórios em Uruguaiana. Aqui você encontra serviços de registro civil de pessoas físicas e jurídicas, registro de imóveis, registro de títulos e documentos, tabelionato de notas, ofícios de protesto de títulos e também cartórios judiciais.

Mapa de Uruguaiana Online

Aqui você encontra um Mapa Online para navegar por toda a cidade de Uruguaiana - RS e localizar ruas e endereços do município gaúcho.

Previsão do tempo na região uruguaianense

Veja a previsão do tempo em Uruguaiana: Nossos dados meteorológicos são fornecidos pelo INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) e são atualizados diariamente.

Municípios nas proximidades de Uruguaiana

Confira as cidades vizinhas de Uruguaiana - RS em uma distância de até 50 km.

Imagens da cidade e Região

Conheça mais sobre Uruguaiana através das imagens. Sinta-se à vontade para compartilhar esta página e contar sua história.

Ajude a divulgar a história de sua cidade, compartilhe esta página e, se você encontrou algo incorreto ou acredita que pode melhorar, FALE CONOSCO AGORA MESMO!

5 de 5 estrelas para o Município uruguaianense  por Cidades do meu Brasil atualizado até 12/06/2024 - Uruguaiana - Rio Grande do Sul.

Deixe seu comentário:

Datas Comemorativas de Hoje

Dia+do+Correio+A%C3%A9reo+Nacional

Dia do Correio Aéreo Nacional

O Correio Aéreo Nacional (CAN) é um serviço postal militar brasileiro iniciado em 1931. Tem por o...

Saiba Mais
Dia+dos+Namorados

Dia dos Namorados

O Dia dos Namorados ou Dia de São Valentim é uma data especial e comemorativa na qual se celebra a...

Saiba Mais
Dia+Mundial+de+Combate+ao+Trabalho+Infantil

Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil

O Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil é uma data comemorativa criada pela Organização Int...

Saiba Mais
Versículo do Dia:
E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus.
(Filipenses 4:7)
Bíblia Online

 

Estados