Início » Rio Grande do Sul » São Borja


São Borja - Rio Grande do Sul



São Borja é um município da Região Sul do Brasil, localizado no estado do Rio Grande do Sul. A cidade foi fundada em 1682 pelos padres jesuítas, a primeira cidade dos Sete Povos das Missões. São Borja tem a civilização mais velha do estado, sendo povoada ininterruptamente desde sua fundação. Situa-se na fronteira oeste do estado, sendo banhada pelo rio Uruguai, que é a fronteira natural com a cidade de Santo Tomé localizada na província de Corrientes, na Argentina.

A lei estadual 13.041/2009 declarou oficialmente São Borja "Terra dos Presidentes", por ser cidade natal de dois ex-presidentes do Brasil: Getúlio Vargas e João Goulart.

História da cidade de SãO BORJA RIO GRANDE DO SUL Monografia - nº 075 Ano: 1966

Primitivamente, São Borja foi aldeia de indígenas do grupo tape-guarani. O povoado banhado pelo rio Uruguai foi fundado em 1682 quando do retorno jesuístico às Missões Orientais, sendo o mais antigo dos chamados Sete Povos das Missões. Estruturada parcialmente em moldes de organização comunitária, a que não era estranho o preparo militar do elemento indígena, ministrava a Missão, também, rudimentos de cultura artística, surgindo assim naquela área sob orientação do padre Tomás Bruno, os primeiros índios escultores. A pecuária foi, desde logo, centro de atividades, propiciada pela natureza do terreno.

Em 1750, passou ao domínio português, por força do Tratado de Madri, situação que prevaleceu até 1761, quando voltou à Coroa espanhola. Quarenta anos depois, Borges do Couto, Santos Pedroso e Ribeiro de Almeida, num golpe de audácia, incorporaram toda a área das Missões ao território português . A partir de 1810, foi sede da Comandaria-Geral das Missões, época em que foram feitas diversas concessões de sesmarias, e em 1834, de guarnição militar.

Na Guerra da Cisplatina, foi teatro de operações contra as forças uruguaio-argentinas (1816/1827). Durante a guerra com o Paraguai, viu seu território invadido por forças de Lopes (1864). Na Revolução Farroupilha participou ativamente.

São Borja declarou extinta a escravatura desde 7 do setembro de 1884. Em 13 de fevereiro de 1813, era aberto ao trânsito o trecho ferroviário para Itaqui.

Nos anos de 1923, 1924 e 1930 foi centro de atividades revolucionárias contra o Governo estadual e o Poder central.

A 3 de janeiro de 1938, foi inaugurada a estrada de ferro para a cidade de Santiago.

Formação Administrativa

O Município foi criado por Alvará de 13 de outubro de 1817, com a denominação de São Francisco de Borja e instalado a 21 de abril de 1834. O distrito (paróquia), criou-o a Lei provincial n.º 26, de 2 de maio de 1846. A Lei provincial n.º 1.614, de 12 de dezembro de 1887, elevou à categoria de cidade a sede municipal. Compõe-se de 2 distritos: São Borja (sede) e Rincão do Meio. é Comarca desde 22 de outubro de 1850, por força da Lei provincial n.º 185.

-Clima: subtropical

-Microrregião: Campanha Ocidental

-Municípios Limítrofes: Garruchos, Santo Antônio das Missões, Maçambará, Itaqui, Itacurubi, Unistalda e Santo Tomé.

-Distância da capital: 594 km

-São-Borjenses notáveis: Getúlio Vargas, João Goulart, Tarso Genro, Ibsen Pinheiro.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


São Borja: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de São Borja? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: