Início » Rio Grande do Sul » Rosário do Sul


Rosário do Sul - Rio Grande do Sul



Rosário do Sul é uma cidade brasileira no estado do Rio Grande do Sul, localizando-se na Região da Fronteira oeste do estado.

Em 1814, houve a concessão de uma sesmaria do Passo do Rosário, feita em favor de um morador da localidade chamado (José Machado de Sousa), onde aparece pela primeira vez a denominação "Rosário". Em 1939, a cidade já era conhecida como Cidade de Rosário.

Na década de 1940, houve um movimento para que o nome da cidade fosse trocado a fim de evitar confusões com Rosário (cidade argentina). Parte da população era a favor da mudança do nome para "Minuano", enquanto outros preferiam o nome tradicional, que acabou sendo mantido, com o acréscimo de "do Sul", devido à localização geográfica da cidade.

História da cidade de Seu território pertenceu ao município de Rio Pardo, conforme Alvará de 27 de abril de 1809, foi incorporado ao de Cachoeira, e doze anos depois, em face do Decreto Governamental de 25 de outubro de 1831, que elevou a Capela Curada de Nossa Senhora da Conceição de Alegrete à categoria de vila, foi desintegrado do município de Cachoeira e passou à jurisdição dessa nova comuna, com a denominação de Distrito do Caverá. Em 15 de dezembro de 1859, a Lei provincial n°458, foi derrogada a de n°442, transferindo a freguesia de Nossa Senhora do Rosário para a margem direita do Passo do Saicã, lugar onde foi construída uma pequena capela sob a invocação de São Pedro de Alcântara.

Em 25 de novembro de 1867, por força da Lei provincial n° 645, foi a sede da freguesia criada por Lei de 15 de dezembro de 1859, com a invocação de Nossa Senhora do Rosário, restabelecida no passo do Rosário, com a mesmas divisas civis e eclesiásticas do 3° distrito de Alegrete.

Contribui de maneira decisiva para a fixação da freguesia no Passo do Rosário a visita pastoral do Bispo Dom Sebastião Dias Laranjeiras na região em 1864, assi como posterior emancipação minicipal.

No ano de 1861 começaram a aparecer resiências no Passo do Rosário, tendo sido emancipado o município a 19 de abril de 1876, conforme Lei provincial n°1020.

Atualmente a legislação municipal, divide o municipio em 5 distritos e 34 bairros.

Fonte: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros (1959)

Autor do Histórico: ELINTON DA SILVA VASCONCELOS

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Rosário do Sul: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Rosário do Sul? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: