Tudo sobre Quaraí Estado do Rio Grande do Sul

Informações Gerais sobre a cidade de Quaraí

Coordenadas geográficas

O município de Quaraí fica localizado na latitude -30.384 e longitude -56.4483 e faz parte do estado do Rio Grande do Sul.

Tamanho do Território de Quaraí

Com um total de 3147,631 km², Quaraí de extensão territorial.

População de Quaraí

De acordo com dados do IBGE, Quaraí possui aproximadamente 22.771 habitantes.

Gentilício

As pessoas que nascem em Quaraí são chamados de quaraiense.

Administração municipal

Prefeito atual:JEFERSON DA SILVA PIRES.

História de Quaraí, Rio Grande do Sul

Ouvir com robot

Quaraí faz parte do estado do Rio Grande do Sul. Faz fronteira com o Uruguai através da localidade vizinha de Artigas. Encontra-se a uma latitude 30º23′15" sul e a uma longitude 56º27′05" oeste, estando a uma altitude de 112 metros. A população avaliada em 2004 era de 24 987 habitantes. Os limites geográficos são: ao norte o município de Uruguaiana; ao sul o município de Santana do Livramento e a República Oriental do Uruguai; a leste o município de Rosário do Sul e o município de Alegrete.

O município de Quaraí foi criado no dia 8 de abril de 1875. O município de origem é Alegrete.

O município tem origem e marca da cultura indígena. Nesta terra viveram Jaros, Guenoas, Minuanos e Charruas. A palavra Quaraí é uma composição de origem indígena que pode significar: "Rio das Pedras ou buracos", ou "das garças", ou ainda "Rio do Sol". Jarau, "Fogo da noite" na língua chaná identifica nosso município através da lenda "Salamanca do Jarau".

História da cidade de Quaraí

Em 1814, D. Diego de Souza, 1º Governador da Capitania Geral do Rio Grande, e Luis Teles da Silva, depois Marquês de Alegrete, iniciaram as doações de sesmarias no atual Município de Quaraí. é este o tempo das lutas contra José Gervásio Artigas, o idealizador da independência da Banda Oriental, atual República Oriental do Uruguai. Em nove anos de doações de sesmarias, 42 estancieiros foram os primeiros proprietários dos 3.238 km, que formam a área do nosso município. Entre estes pioneiros encontrava-se o paulista de Sorocaba, comprador de mulas, João Batista de Castilhos, que além da sesmaria recebida comprou outra, que fora concedida a José Joaquim de Melo, e parte deste campo é hoje a cidade de Quaraí.

A estância de João Batista prosperava, era o tempo das guerras de Independência no Prata, iniciadas em 1810, quando os "Saladeiros" desta região entram em decadência, sendo o gado contrabandeado para as "charqueadas" riograndenses. Os proprietários de terra formavam a elite política do Rio Grande do Sul e serão os líderes da Revolução Farroupilha. Quaraí é o berço do último combatente farroupilha e aqui iniciou o derradeiro combate, que estendeu-se até o local denominado Quaró no departamento de Artigas, em dezembro de 1844.

Em 1816, o comandante José de Abreu acampa junto à margem direita do Rio Quaraí e com seus 200 homens impede que as tropas do general Artigas aqui se estabeleçam. E assim tem origem o povoamento urbano. Em 1858 comandava esta Guarnição o Tenente Coronel Simeão Francisco Pereira, quando aqui chegou o engenheiro e matemático, José da Victória Soares Andréa, que integrava a comissão de demarcação dos limites entre Brasil e o Estado Oriental do Uruguai, e traça a planta para a futura freguesia.

A lei providencial nº 442, de 15 de dezembro de 1859, criava no 2º Distrito de Alegrete, a Freguesia de São João Batista de Quaraí. O 1º Vigário foi o Padre Augusto Martins da Cruz Jobim, apresentado por Carta Imperial de 17 de janeiro de 1858 e, confirmado canonicamente em 25 de março de 1863.

Na época o Passo do Batista, local conhecido por esta denominação a atual cidade de Quaraí, tinha um oratório com a imagem de São João Batista no local onde hoje é a Igreja Matriz. A referida imagem veio da Bahia e era pintada a ouro. Foi encomendada por João Batista de Castilhos. Ao lado deste oratório ficava a casa, com teto de capim, que pertencia ao Capitão Bernardo José Maurício de Souza, na qual o padre de Alegrete celebrava missas e batizados, quando vinha visitar a povoação.

Gentílico:

Formação Administrativa

A freguesia de São João Batista do Quaraí é elevada à condição de vila, por Lei nº 972 de 8 de abril de 1875. Esta data assinala a emancipação do 4º Distrito de Alegrete, assim designado desde o ano de 1871. A instalação do poder legislativo registrada em 16 de outubro de 1875 é que realmente transforma Quaraí em vila.

O Ato nº 150 de 26 de março do ano de 1890, transforma a vila de São João Batista do Quaraí em cidade.

Fonte: Prefeitura Municipal de Quaraí (RS)

Autor do Histórico: GETúLIO MOACIR RAMOS DURGANTE

DDD de Quaraí, Rio Grande do Sul

55

Como fazer uma ligação para Quaraí:

0 + Operadora + 55 + Telefone de destino

Veja o código das operadoras:

  • CTBC Telecom: 012 + 55 + telefone
  • Vivo: 015 + 55 + telefone
  • Aerotech: 017 + 55 + telefone
  • Claro: 021 + 55 + telefone
  • GVT: 025 + 55 + telefone
  • Oi Telemar: 031 + 55 + telefone
  • TIM: 041 + 55 + telefone
  • Sercontel: 043 + 55 + telefone

CEP de Quaraí

O Código Postal (CEP) geral de Quaraí, Rio Grande do Sul, é 97560000.

Prefeito: JEFERSON DA SILVA PIRES

Hospitais em Quaraí - RS

Procurando informações sobre a rede de saúde local? Aqui você encontra uma relação de Hospitais, Postos Médicos, Clínicas e Profissionais de saúde quaraiense.

Cartórios na cidade de Quaraí

Acesse a lista de Cartórios em Quaraí. Aqui você encontra serviços de registro civil de pessoas físicas e jurídicas, registro de imóveis, registro de títulos e documentos, tabelionato de notas, ofícios de protesto de títulos e também cartórios judiciais.

Mapa de Quaraí Online

Aqui você encontra um Mapa Online para navegar por toda a cidade de Quaraí - RS e localizar ruas e endereços do município gaúcho.

Previsão do tempo na região quaraiense

Veja a previsão do tempo em Quaraí: Nossos dados meteorológicos são fornecidos pelo INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) e são atualizados diariamente.

Municípios nas proximidades de Quaraí

Confira as cidades vizinhas de Quaraí - RS em uma distância de até 50 km.

Imagens da cidade e Região

Conheça mais sobre Quaraí através das imagens. Sinta-se à vontade para compartilhar esta página e contar sua história.

Ajude a divulgar a história de sua cidade, compartilhe esta página e, se você encontrou algo incorreto ou acredita que pode melhorar, FALE CONOSCO AGORA MESMO!

5 de 5 estrelas para o Município quaraiense  por Cidades do meu Brasil atualizado até 12/06/2024 - Quaraí - Rio Grande do Sul.

Deixe seu comentário:

Datas Comemorativas de Hoje

Dia+do+Correio+A%C3%A9reo+Nacional

Dia do Correio Aéreo Nacional

O Correio Aéreo Nacional (CAN) é um serviço postal militar brasileiro iniciado em 1931. Tem por o...

Saiba Mais
Dia+dos+Namorados

Dia dos Namorados

O Dia dos Namorados ou Dia de São Valentim é uma data especial e comemorativa na qual se celebra a...

Saiba Mais
Dia+Mundial+de+Combate+ao+Trabalho+Infantil

Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil

O Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil é uma data comemorativa criada pela Organização Int...

Saiba Mais
Versículo do Dia:
E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus.
(Filipenses 4:7)
Bíblia Online

 

Estados