Início » Rio Grande do Sul » Pouso Novo


Pouso Novo - Rio Grande do Sul



Pouso Novo faz parte do estado do Rio Grande do Sul.

O lugar foi denominado Pouso Novo por um senhor conhecido popularmente como João Brasileiro, João de Souza Leite, que veio residir nestas terras no início do século, sua residência, que localizava-se na atual igreja matriz, passou a servir como pousada para viajantes, mascates e tropeiros que costumavam levar suas mercadorias de Soledade a Lajeado e vice-versa, tornando-se assim uma pousada habitual, um "Pouso Novo".

O lugar começou a ser habitado por imigrantes italianos. As primeiras famílias foram Pretto, Brock, Bianchini, Mariani, Paludo, Bonacina, Lizzi, Bortolin, Cella, Baiocco, Guerra e Moraes, entre outras.

História da cidade de Pouso Novo

O lugar começou a ser habitado por imigrantes italianos. As primeiras famílias foram: Bianchini, Mariani, Paludo, Bonacina, Lizzi, Bortolin, Cella, Baiocco, Guerra e outras.

O lugar foi denominado Pouso Novo por um senhor conhecido popularmente como João Brasileiro, João de Souza Leite, que veio residir nestas terras no início do século. Sua residência, que localizava-se na atual Igreja Matriz, passou a servir como pousada para viajantes, mascates e tropeiros que costumavam levar suas mercadorias de Soledade a Lajeado e vice-versa, tornando-se assim uma pousada habitual, um Pouso Novo.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Pouso Novo, pela Lei Municipal n.º 37, de 31-12-1956, subordinado ao município de Arroio do Meio.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito de Pouso Novo figura no município de Arroio do Meio.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1983.

Elevado à categoria de município com a denominação de Pouso Novo, pela Lei Estadual n.º 8.581, de 29-04-1988, desmembrado de Arroio do Meio. Sede no antigo distrito de Pouso Novo. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1989.

Em divisão territorial datada de 2001, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: Prefeitura Municipal

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Pouso Novo: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Pouso Novo? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: