Tudo sobre Pinhal da Serra Estado do Rio Grande do Sul

Informações Gerais sobre a cidade de Pinhal da Serra

Coordenadas geográficas

O município de Pinhal da Serra fica localizado na latitude -27.8751 e longitude -51.1673 e faz parte do estado do Rio Grande do Sul.

Tamanho do Território de Pinhal da Serra

Com um total de 437,792 km², Pinhal da Serra de extensão territorial.

População de Pinhal da Serra

De acordo com dados do IBGE, Pinhal da Serra possui aproximadamente 1.965 habitantes.

Gentilício

As pessoas que nascem em Pinhal da Serra são chamados de pinhalense.

Administração municipal

Prefeito atual:JOSÉ ROBISON RODRIGUES DUARTE.

História de Pinhal da Serra, Rio Grande do Sul

Ouvir com robot

Pinhal da Serra faz parte do estado do Rio Grande do Sul. Localizado na Mesorregião do Nordeste Rio-Grandense e na Microrregião de Vacaria.

A origem do nome do povoado que resultou no município de Pinhal da Serra, remonta ao início do século. Segundo relato de antigos moradores, muitas famílias viviam nesta área desde muitos anos atrás, quando ainda pertencia ao município de Vacaria. Pinhal da Serra antes de assim ser conhecida, era chamado de São José dos Tocos devido à grande quantidade de tocos, principalmente guamirim que havia sido derrubado para limpar a área onde começou a se formar a população. Em 1920, os moradores do então São José dos Tocos, juntamente com os moradores da Serra dos Gregórios, se reuniram para construir uma capela em honra a São José. Em razão da construção da capela para São José, do desaparecimento dos tocos e da existência de grande quantidade de pinheiros na área, o povoado passou a ser chamado de São José dos Pinhais. Em 29 de novembro de 1938, a Capela São José passou a ser chamada de Pinhal da Serra, com o crescimento da população, foi chamada Vila Pinhal da Serra e hoje, Município de Pinhal da Serra.

Em reunião no dia 3 de dezembro de 1994, formou-se uma Comissão Emancipacionista. O pedido de registro desta comissão foi proposto na Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, dia 19 de dezembro pelo presidente da comissão Antonio Giordano da Costa. Após vários anos de luta foi realizado o plebiscito no dia 24 de março de 1996, com 939 votos a favor e 75 contra a emancipação do município. Foi criado então em 17 de abril de 1996 o município de Pinhal da Serra, porém só foi instalado em 1 de janeiro de 2001, com sua 1ª eleição em 1º de outubro de 2000, sendo eleito prefeito, Antonio Giordano da Costa e vice-prefeito Volni Francisco Neves.

História da cidade de Pinhal da Serra

A origem do povoado que resultou no município de Pinhal da Serra, remonta ao início do século. Segundo relato de antigos moradores, muitas famílias viviam nesta área desde muitos anos atrás quando ainda pertencia ao município de Vacaria.

Este nome teve como causa a grande quantidade de tocos, principalmente Guamirim Felpudo (árvore), que havia sido derrubado para limpar a área onde deveria ser formado o povoado.

Em 1920, os moradores do então São José dos Tocos, juntamente com moradores da Serra dos Gregórios, se uniram para construir uma capela em homenagem a São José. Em razão da construção da capela para São José, do desaparecimento dos tocos e da existência da grande quantidade de pinheiros nesta área, o povoado passou a ser chamado de São José dos Pinhais.

No dia 29 de novembro de 1938, a Capela São José passou a ser chamada de Pinhal da Serra. Com o crescimento da população, foi chamado de Vila Pinhal da Serra.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Pinhal da Serra, pela Lei Municipal n.º 6, de 19-05-1965, subordinado ao município de Esmeralda.

Em divisão territorial datada de 1-I-1979, o distrito figura no município de Esmeralda.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1988.

Elevado à categoria de município com a denominação de Pinhal da Serra, pela Lei Estadual n.º 10.748, de 16-04-1996, desmembrado do município de Esmeralda. Constituído também com área do extinto distrito de Serra dos Gregórios do município de Esmeralda. Sede no antigo distrito de Pinhal da Serra. Constituído do distrito Sede. Instalado em 01-01-2001.

Em divisão territorial datada de 2003, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: Confederação Nacional de Municípios

Autor do Histórico: JOãO ALBERTO BERNARDI

DDD de Pinhal da Serra, Rio Grande do Sul

54

Como fazer uma ligação para Pinhal da Serra:

0 + Operadora + 54 + Telefone de destino

Veja o código das operadoras:

  • CTBC Telecom: 012 + 54 + telefone
  • Vivo: 015 + 54 + telefone
  • Aerotech: 017 + 54 + telefone
  • Claro: 021 + 54 + telefone
  • GVT: 025 + 54 + telefone
  • Oi Telemar: 031 + 54 + telefone
  • TIM: 041 + 54 + telefone
  • Sercontel: 043 + 54 + telefone

CEP de Pinhal da Serra

O Código Postal (CEP) geral de Pinhal da Serra, Rio Grande do Sul, é 95390000.

Prefeito: JOSÉ ROBISON RODRIGUES DUARTE

Hospitais em Pinhal da Serra - RS

Procurando informações sobre a rede de saúde local? Aqui você encontra uma relação de Hospitais, Postos Médicos, Clínicas e Profissionais de saúde pinhalense.

Cartórios na cidade de Pinhal da Serra

Acesse a lista de Cartórios em Pinhal da Serra. Aqui você encontra serviços de registro civil de pessoas físicas e jurídicas, registro de imóveis, registro de títulos e documentos, tabelionato de notas, ofícios de protesto de títulos e também cartórios judiciais.

Mapa de Pinhal da Serra Online

Aqui você encontra um Mapa Online para navegar por toda a cidade de Pinhal da Serra - RS e localizar ruas e endereços do município gaúcho.

Hotéis e Pousadas em Pinhal da Serra

Encontre Hotéis e Pousadas com ótimos preços em Pinhal da Serra. Acesse agora nossa página de hospedagens na região.

Vagas de emprego em Pinhal da Serra

No momento não encontramos vagas de emprego em Pinhal da Serra / RS, para buscar em outras cidades do estado clique aqui

Notícias sobre Pinhal da Serra

Confira as últimas notícias de hoje em Pinhal da Serra.

Previsão do tempo na região pinhalense

Veja a previsão do tempo em Pinhal da Serra: Nossos dados meteorológicos são fornecidos pelo INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) e são atualizados diariamente.

Municípios nas proximidades de Pinhal da Serra

Confira as cidades vizinhas de Pinhal da Serra - RS em uma distância de até 50 km.

Imagens da cidade e Região

Conheça mais sobre Pinhal da Serra através das imagens. Sinta-se à vontade para compartilhar esta página e contar sua história.

Ajude a divulgar a história de sua cidade, compartilhe esta página e, se você encontrou algo incorreto ou acredita que pode melhorar, FALE CONOSCO AGORA MESMO!

4.8 de 5 estrelas para o Município pinhalense  por Cidades do meu Brasil atualizado até 22/06/2024 - Pinhal da Serra - Rio Grande do Sul.

Deixe seu comentário:

Datas Comemorativas de Hoje

Dia+do+Orquid%C3%B3filo

Dia do Orquidófilo

Orquidófilo ou Orquidicultor é o indivíduo especializado no cultivo de orquídeas, tanto profissi...

Saiba Mais
Dia+do+Aerovi%C3%A1rio

Dia do Aeroviário

Um aeroviário é um trabalhador que, não sendo aeronauta, exerce funções em empresas de transpor...

Saiba Mais
Versículo do Dia:
O Senhor é bom para todos; a sua compaixão alcança todas as suas obras.
(Salmos 145:9)
Bíblia Online

 

Estados