Tudo sobre Maratá Estado do Rio Grande do Sul

Informações Gerais sobre a cidade de Maratá

Coordenadas geográficas

O município de Maratá fica localizado na latitude -29.5457 e longitude -51.5573 e faz parte do estado do Rio Grande do Sul.

Tamanho do Território de Maratá

Com um total de 82,165 km², Maratá de extensão territorial.

População de Maratá

De acordo com dados do IBGE, Maratá possui aproximadamente 2.680 habitantes.

Gentilício

As pessoas que nascem em Maratá são chamados de marataense.

Administração municipal

Prefeito atual:GISELE ADRIANA SCHNEIDER.

História de Maratá, Rio Grande do Sul

Ouvir com robot

Maratá faz parte do estado do Rio Grande do Sul. Foi colonizado por imigrantes alemães na metade do século XIX. São traços marcantes do município a forte cultura germânica ainda presente e sua produção agropecuária.

A colonização de município iniciou em 1857, quando imigrantes alemães desembarcados em São Leopoldo, se instalam nas margens do Arroio Maratá, motivados pela beleza do lugar e pela fertilidade do solo.

A principal força econômica da cidade nos seus primeiros anos era a agricultura. Para escoar a rica produção regional chegou a ser implantado por Andréas Kochenborger um serviço de navegação até Porto Alegre, partindo do arroio Maratá e passando pelo rio Caí. A ferrovia São Leopoldo - Caxias do Sul, finalizada em 1906, foi de grande importância para a localidade, pois a estação implantada no povoado tornou-se um centro de escoamento da produção agrícola da região. Junto com isso veio também o desenvolvimento cultural e educacional, com a notável participação da família Rücker.

História da cidade de Maratá

Sua colonização inicia em 1856, quando imigrantes alemães, desembarcados em São Leopoldo, se instalam nas margens do Arroio Maratá, motivados pela beleza do lugar e pela fertilidade do solo.

Dez anos depois, em 1866, em Maratá já viviam 80 famílias de agricultores. O mérito da empreitada colonizatória deve-se aos colonos-empresários Andreas Kochenborger, Friederich Schreiner e o irmão deste, João Pedro Schreiner, contratados em Baumschneis (Dois Irmãos), a mando do sesmeiro português Apolinário Pereira de Moraes, o primeiro proprietário de terras que as dividiu em 120 lotes, para vender somente a colonos alemães.

Andréas Kochenborger foi o pioneiro no desenvolvimento industrial e comercial de Maratá. Para escoar a rica produção agropecuária regional, chegou a implantar um serviço de navegação através do Arroio Maratá até o Rio Caí e dali para Porto Alegre. Em 1909, com a inauguração da ferrovia Novo Hamburgo — Caxias do Sul, o povoado ganhou notável impulso, tornando-se pólo regional para a comercialização das riquezas primárias. Paralelamente, os pioneiros também impulsionaram o desenvolvimento cultural e educacional, destacando-se a família Rucker, natural da Silésia.

Recebeu esse nome devido ao Arroio Maratá. é um termo indígena que significa lugar onde os elementos água e solo, entram em choque, num eterno combate em homenagem à natureza.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Estação Maratá, pelo Ato Municipal de 23-08-1892, subordinado ao município de São João do Montenegro.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o distrito de Estação Maratá, figura no município São João do Montenegro.

Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.

Pelo Decreto Estadual n.º 7.199, 31-03-1938, o distrito de Estação Maratá foi simplificado para Maratá o município de São João do Montenegro a chamar-se simplesmente Montenegro.

No quadro fixado para vigorara no período de 1939-1943, o distrito de Maratá (ex-Estação Maratá), figura no município de Montenegro (ex-São João do Montenegro).

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito de Maratá permanece no município de Montenegro.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1983.

Pela Lei Estadual n.º 8.556, de 11-04-1988, o distrito de Maratá, foi transferido do município de Montenegro para o novo município de Brochier.

Em divisão territorial datada de 1988, o distrito de Maratá figura no Brochier.

Elevado à categoria de município com a denominação de Maratá, pela Lei Estadual n.º 9.622, de 20-03-1992, desmembrado do município de Brochier. Sede no antigo distrito de Maratá. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1993.

Em divisão territorial datada de 1995, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: Prefeitura Municipal

DDD de Maratá, Rio Grande do Sul

51

Como fazer uma ligação para Maratá:

0 + Operadora + 51 + Telefone de destino

Veja o código das operadoras:

  • CTBC Telecom: 012 + 51 + telefone
  • Vivo: 015 + 51 + telefone
  • Aerotech: 017 + 51 + telefone
  • Claro: 021 + 51 + telefone
  • GVT: 025 + 51 + telefone
  • Oi Telemar: 031 + 51 + telefone
  • TIM: 041 + 51 + telefone
  • Sercontel: 043 + 51 + telefone

CEP de Maratá

O Código Postal (CEP) geral de Maratá, Rio Grande do Sul, é 95793000.

Prefeito: GISELE ADRIANA SCHNEIDER

Hospitais em Maratá - RS

Procurando informações sobre a rede de saúde local? Aqui você encontra uma relação de Hospitais, Postos Médicos, Clínicas e Profissionais de saúde marataense.

Cartórios na cidade de Maratá

Acesse a lista de Cartórios em Maratá. Aqui você encontra serviços de registro civil de pessoas físicas e jurídicas, registro de imóveis, registro de títulos e documentos, tabelionato de notas, ofícios de protesto de títulos e também cartórios judiciais.

Mapa de Maratá Online

Aqui você encontra um Mapa Online para navegar por toda a cidade de Maratá - RS e localizar ruas e endereços do município gaúcho.

Previsão do tempo na região marataense

Veja a previsão do tempo em Maratá: Nossos dados meteorológicos são fornecidos pelo INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) e são atualizados diariamente.

Municípios nas proximidades de Maratá

Confira as cidades vizinhas de Maratá - RS em uma distância de até 50 km.

Imagens da cidade e Região

Conheça mais sobre Maratá através das imagens. Sinta-se à vontade para compartilhar esta página e contar sua história.

Ajude a divulgar a história de sua cidade, compartilhe esta página e, se você encontrou algo incorreto ou acredita que pode melhorar, FALE CONOSCO AGORA MESMO!

4.1 de 5 estrelas para o Município marataense  por Cidades do meu Brasil atualizado até 15/06/2024 - Maratá - Rio Grande do Sul.

Deixe seu comentário:

Datas Comemorativas de Hoje

Dia+do+Paleont%C3%B3logo

Dia do Paleontólogo

A Paleontologia (do grego palaiós, antigo + óntos, ser + lógos, estudo) é a ciência natural que...

Saiba Mais
Dia+Mundial+da+energia+e%C3%B3lica

Dia Mundial da energia eólica

O relatório sobre crescimento da economia verde divulgado no Fórum Econômico Mundial de Davos (Su...

Saiba Mais
Dia+Mundial+de+Conscientiza%C3%A7%C3%A3o+contra+a+Viol%C3%AAncia+de+Idosos

Dia Mundial de Conscientização contra a Violência de Idosos

O Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, a ser observado em 15 de jun...

Saiba Mais
Versículo do Dia:
Porque onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estou no meio deles.
(Mateus 18:20)
Bíblia Online

 

Estados