Início » Rio Grande do Sul » Garruchos

Tudo sobre Garruchos - Estado do Rio Grande do Sul

Município de Garruchos

Informações Gerais sobre Garruchos

Qual a localização da cidade de Garruchos?

O município de Garruchos pertence ao estado Rio Grande do Sul, ele fica localizado na latitude -28.1944 e longitude -55.6383.

Qual é o tamanho do território de Garruchos?

803,736 km².

Qual a população de Garruchos?

Aproximadamente 2.963 habitantes segundo dados do IBGE.

Como se chama quem nasce em Garruchos?

garruchense.

Quem é o prefeito da cidade de Garruchos?

Atualmente a cidade é administrada por JOÃO CARLOS SCOTTO do PP.

Avaliação geral do município: 4.8 / 5 para Garruchos por Cidades do meu Brasil em 7 dezembro 2018

Garruchos faz parte do estado do Rio Grande do Sul.

Encontra-se a uma latitude 28º11′01" sul e a uma longitude 55º38′20" oeste, estando a uma altitude de 69 metros. A população avaliada em 2011 era de 3.200 habitantes.

É um município que conta com as águas do rio Uruguai e que tem fronteira fluvial com as províncias de Corrientes e Misiones na Argentina.

História da cidade de Por volta do ano de 1600, o Rio Grande do Sul era habitado por diversas tribos de índios. Com a chegada dos jesuítas em 1626, foi fundada, na margem direita do Rio Piratini, afluente da margem direita do Rio Uruguai, a Missão Jesuítica de São Nicolau, a primeira povoação fundada no Rio Grande do Sul. A partir desse fato, começaram a chegar à região os brancos civilizados, não só os que acompanhavam os jesuítas, mas também as missões oficiais que vinham de Buenos Aires, a cujo governo estavam subordinadas as Missões Jesuíticas, uma vez que estavam à serviço da Coroa Espanhola.

Com a permanência dos jesuítas no Rio Grande do Sul e o aumento das reduções, que chegaram a 18, vieram também o gado vacum e o cavalar, e isto despertou o interesse dos Bandeirantes paulistas que levavam os índios para os escravagistas e caçavam o gado para lhes tirar o couro para uso próprio, a carne para seu consumo e o sebo para vender no comércio internacional da época. Devido aos frequentes ataques dos Bandeirantes, as Reduções Jesuíticas foram se transferindo para a margem esquerda do Rio Uruguai, já que os Bandeirantes não transpunham esse rio e assim os jesuítas ficavam a salvo de seus ataques.

Nessas retiradas, muitos índios não acompanhavam os Jesuítas e se dispersavam pelos matos. Passado algum tempo da retirada das Missões Jesuíticas para a banda ocidental do Rio Uruguai, os Bandeirantes encontraram novos interesses com a descoberta de ouro no Brasil Central, mais precisamente em Minas Gerais, e como consequência desinteressaram-se pelos ataques ao sul.

Estes fatos, isto é, a fuga dos jesuítas e dos índios, a descoberta do ouro em Minas Gerais e o desinteresse dos Bandeirantes pelas missões, fez com que o gado vacum aumentasse muito na região missioneira e os cavalos também. Com isso os jesuítas e os índios, que ainda os acompanhavam, voltaram e fundaram os Sete Povos das Missões, começando por São Francisco de Borja (São Borja), que foi o primeiro dos Sete Povos das Missões, fundado em 1682.

Dos índios que não quiseram acompanhar os jesuítas na fuga para a banda ocidental do Rio Uruguai, ficou uma tribo que costumava desafiar os Bandeirantes nos seus ataques, que estabeleceram as suas malocas nas margens esquerda e direita do Rio Uruguai, a cerca de 50 km abaixo da foz do Rio Piratini, afluente do mesmo rio.

Assim, quando os Bandeirantes atacavam na margem direita eles fugiam para a maloca da margem esquerda. Quando os Bandeirantes se retiravam, eles voltavam à margem direita. Ali deixavam aqueles índios os seus vestígios, as suas habilidades e o seu nome que deu origem ao gaúcho brasileiro.

Nessa época surgiram os instrumentos de caça, tanto ao gado vacum quanto ao cavalar. Tais instrumentos eram o laço feito do couro do próprio gado vacum, as boleadeiras e a garrucha que era uma lâmina em forma de meia-lua, presa na ponta de uma vara de madeira e que era usada para desgarronar os animais, especialmente do gado vacum destinado ao próprio consumo. Esta Garrucha foi inventada pelos próprios garruchos, por isso levou o nome deles e não deve ser confundida com a garrucha, arma de fogo, que ali não existia nessa época...

O grande interesse dos índios pela margem direita do rio Uruguai era a abundância de gado e caça, já que, devido à pressão dos Bandeirantes, a região estava quase vazia, tanto de brancos quanto de índios, pois estes eram muito disputados pelos escravagistas e por isso se ocultavam nas matas. Com o desinteresse dos Bandeirantes pela região devido a descoberta de ouro em Minas Gerais, aumentou muito o rebanho dos pampas.

Em 1809, o comando militar que governava São Borja mandou distribuir sesmarias entre os rios Piratini e Icamaquã, afluentes do rio Uruguai. Consta que as famílias Fagundes, Pereira Silva, Santos Robalo, Nolasco, Penteado, Moraes e Lago foram algumas beneficiadas com uma sesmaria, equivalente a uma légua quadrada ou 13 mil hectares. Descendentes dessas famílias até hoje residem na região.

Sabe-se desse tempo, segundo o engenheiro e agrimensor Maximiliano Beschorem, que um vapor argentino havia chegado com maquinário para a usina de açúcar, no outro lado da ribeira. Excepcionalmente, no lado brasileiro também reinava bastante movimento. Lanchões chegavam de Uruguaiana, com cargas para casas comerciais.

Segundo o escritor e historiador Apparicio Silva Rillo, a promoção do povoado à Vila de Santa Barbara de Garruchos ocorreu em ato oficial a 18 de fevereiro de 1891, pela Câmara Municipal de São Borja. Criada a vila, foram estabelecidas normas administrativas, e logradouros públicos receberam nomes de vultos e homenagearam acontecimentos da época. Conclui-se, por esses dados, que Garruchos possui uma história interessante, e que já no final do século passado havia um povoado relativamente desenvolvido e organizado, com comércio, guarnição e diversas atividades, principalmente a pecuária.

A emancipação político-administrativa de Garruchos ocorreu em 20 de março de 1992, através da Lei Estadual 9.609/92, tendo sido desmembrado do município de São Borja.

Fonte: Prefeitura Municipal de Garruchos

Autor do Histórico: JOãO PEDRO PERUFO

Qual o DDD da Cidade Garruchos?

55

Veja como fazer uma ligação para a cidade de Garruchos:

0+Operadora+55+Telefone de destino

Como ligar para Garruchos pela

CTBC Telecom:012 + 55 + telefone
Vivo:015 + 55 + telefone
Aerotech:017 + 55 + telefone
Claro:021 + 55 + telefone
GVT:025 + 55 + telefone
Oi Telemar:031 + 55 + telefone
TIM:041 + 55 + telefone
Sercontel:043 + 55 + telefone

Qual o CEP Geral do município de Garruchos?

O CEP, Código postal ou Código de Endereçamento Postal é um código desenvolvido com o intuito de facilitar o encaminhamento e a entrega das correspondência, na cidade de Garruchos Rio Grande do Sul o CEP geral é 97690000.

Prefeitura Municipal de Garruchos

Endereço: Rua Ramão Adão Gonçalves de Souza, 505, Centro, Garruchos - RS, CEP: 97690000
Telefone / Fax:(55) 3613-7255 (55) 3363-1299
Prefeito: JOÃO CARLOS SCOTTO do PP

Hospitais no município de Garruchos - Rio Grande do Sul

Se você está procurando informaçoes como nome, endereço ou telefone sobre a rede de saúde municipal, reunimos uma relação de Hospitais, Postos Médicos, Clínicas e Profissionais de saúde garruchense.

Relação de Cartórios no município de Garruchos RS

Nesta página você pode acessar a lista de Cartórios em Garruchos com os serviços de registro civil de pessoas físicas e jurídicas, registro de imóveis, registro de títulos e documentos, tabelionato de notas, ofícios de protesto de títulos e também os cartórios judiciais onde tramitam os processos de fóruns de qualquer natureza.

Mapa de Garruchos Online

Aqui você encontra um Mapa Online onde é possível navegar facilmente por toda cidade de Garruchos-RS, ver imagem de satélite ou localizar ruas e endereços do município gaúcho.

Hotéis e Pousadas na cidade de Garruchos

Booking.com

Disponibilizamos uma lista de Hotéis e Pousadas com ótimos preços no município de Garruchos, clique no mapa para ver mais detalhes ou entre no link para mais opções de hospedagem na região.

Vagas de emprego em Garruchos

Recepcionista
Vaga cadastrada em 22/08/2019
Jobenor - Garruchos - RS

Recepcionista · HR services staffing agency Garruchos, Rio Grande do Sul, Brazil From August 20, 2019 to September 19, 2019 In Jobenor Full time · Salary to negotiate Apply Job description Requirements Entry level No Educat...

Mais vagas...


Últimas Notícias da cidade de Garruchos

Acesse aqui as últimas notícias da cidade de Garruchos, além de vídeos e twitters sobre o município.

Previsão do Tempo na cidade de Garruchos do Estado do Rio Grande do Sul

Condições de Tempo Hoje (23/08/2019), Garruchos - RS:

Ensolarado

Temperatura: 19º C
Humidade do Ar: 50%
Velocidade do Vento: 10 km/h

Previsão para os próximos dias:

24/08/2019 - Parcialmente nublado (dia). Max: 21 Min: 8
25/08/2019 - Muitas nuvens (dia). Max: 23 Min: 13
26/08/2019 - Tempestades esparsas. Max: 21 Min: 15
27/08/2019 - Ensolarado. Max: 27 Min: 14
28/08/2019 - Ensolarado. Max: 28 Min: 16

Municípios vizinhos de Garruchos

Nesta seção é possível encontrar as cidades vizinhas de Garruchos-RS em um raio de até 50 km e também a quilometragem de distância emtre os centros dos municípios.

São Nicolau - 36.5 km
Pirapó - 46.1 km

Ajude a Divulgar a Histórias da cidade: Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco Agora mesmo!

Município de Garruchos: Imagens da cidade e Região

Conheça um pouco mais da cidade ou relembre momento que passou em Garruchos através de fotos e vídeos, fique a vontade para compartilhar está página e contar sua história em nossos comentários!

imagem de Garruchos Rio Grande do Sul n-1
imagem de Garruchos Rio Grande do Sul n-2
imagem de Garruchos Rio Grande do Sul n-3
imagem de Garruchos Rio Grande do Sul n-4
imagem de Garruchos Rio Grande do Sul n-5
imagem de Garruchos Rio Grande do Sul n-6
imagem de Garruchos Rio Grande do Sul n-7
imagem de Garruchos Rio Grande do Sul n-8
imagem de Garruchos Rio Grande do Sul n-9
imagem de Garruchos Rio Grande do Sul n-10
imagem de Garruchos Rio Grande do Sul n-11
imagem de Garruchos Rio Grande do Sul n-12
imagem de Garruchos Rio Grande do Sul n-13
imagem de Garruchos Rio Grande do Sul n-14
imagem de Garruchos Rio Grande do Sul n-15
imagem de Garruchos Rio Grande do Sul n-16
imagem de Garruchos Rio Grande do Sul n-17
imagem de Garruchos Rio Grande do Sul n-18
imagem de Garruchos Rio Grande do Sul n-19

Página de Garruchos

Se você encontrou algum dado incorreto, por favor, entre em contato consco e envie a correção junto a fonte da informação.
Link desta página
Município de Garruchos
Última Atualização: 23/08/2019

Você conhece Garruchos? Deixe seu comentário:

Estados



Compartilhe Esta Página: