Início » Rio Grande do Sul » Entre-Ijuís

Município de Entre-Ijuís

Tudo sobre Entre-Ijuís - Estado do Rio Grande do Sul


Entre-Ijuís é um município que pertence ao Estado do Rio Grande do Sul, o tamanho total de seu território é 552,623 km², a população estimada segundo dados do IBGE (2018) é de 8.542 habitantes, quem nasce em Entre-Ijuís (gentilício) chama-se: entre-ijuiense.
As coordenadas geográficas de Entre-Ijuís, Rio Grande do Sul são: latitude: -28.3686 e longitude: -54.2686, atualmente a cidade é administrada por BRASIL ANTONIO SARTORI do PP.

Avaliação geral do município: 4.4 / 5 para Entre-Ijuís por Cidades do meu Brasil em 7 dezembro 2018

Entre-Ijuís é um município do estado brasileiro do Rio Grande do Sul. Site Oficial.

A primeira organização urbana ao estilo europeu que ocorreu nas terras entreijuienses foi a Missão Jesuítica-Guarani de São João Batista, fundada em 14 de setembro de 1697, em virtude da explosão demográfica da Missão de São Miguel Arcanjo. Desde esta data o povo de São João desenvolveu a agricultura, construiu seu povoado, desenvolveu-se magistralmente na música atraindo para si índios de várias reduções para instruir-se no canto e em vários tipos de instrumentos. Construiu-se um templo que a julgar pelas plantas da época e mais especificamente pelo relato de seu idealizador o Pe. Antônio Sepp era das mais belas e encantadoras obras arquitetônicas da Província Jesuítica do Paraguai. Também nesta redução temos um fato de fundamental importância, foi aqui que se fundiu o primeiro ferro e aço do sul da América Meridional. Nesta fundição eram construídos sinos, utensílios agrícolas e as ferramentas usadas na fabricação de instrumentos musicais, que eram tão bem executados pelos índios segundo descrição do próprio pe. Antônio Sepp. Na sua fundação, São João Batista contava com 2.832 habitantes; já em 1768 tinha 4.106 habitantes.

Por um longo tempo os Sete Povos das Missões foram administrados por Corregedores nomeados pelos governadores de Buenos Aires, subordinados a Coroa Espanhola. Além dos Corregedores, existiam os Cabildos (semelhante a Câmara Municipal de hoje) que tinham poderes para efetuar a concessão de terras. Aí tiveram origem os latifúndios.

História da cidade de Entre-Ijuís Rio Grande do Sul - RS

Durante a expansão das Reduções Jesuíticas, dirigiram-se índios e padres para esta região em busca de locais adequados para a fundação de novas reduções.

Em 1697, fundam a sexta Redução Missioneira - São João Batista - que surge do desmembramento populacional da Redução de São Miguel, em São João, hoje município de Entre-Ijuís.

Em 1706 o Padre Diogo de Hase com 737 famílias fundou a redução de Santo ongelo Custódio entre os rios Ijuizinho e Ijuí Guaçu (Ijuí Grande) próximo onde hoje é a cidade de Entre Ijuis, onde permaneceram por um ano, retirando-se, devido o receio que tinham de enchentes, desse local no ano de 707 e fixando uma cidade na margem oriental do rio Ijuí Guaçu, onde hoje fica a cidade de Santo ongelo.

Com a extinção das Reduções, já sem jesuítas e índios desgarrados, surgem os Tropeiros e Carreteiros para utilizarem e batizarem o "Passo do Ijuí". Era o lugar preferidopara fazer o meio-dia ou pernoite e depois seguir para Santo ongelo, onde faziam o comércio.

Em 22 de março de 1873, Santo ongelo se desmembra de Cruz Alta e o Passo do Ijuí começava a ter as primeiras moradas.

Em 1918 a construção de uma modesta ponte vem dar condições de passagem de um lado ao outro do rio.

Em 1923, dois fatos novos agitaram o pacato "Passo". O primeiro foi a fundação do primeiro comércio organizada pelo Sr. Ernesto Cardoso de Aguiar, aumentando assim o movimento de pessoas na sede. O segundo foi o "Estouro" da Revolução entre Maragatos e Chimangos. O Passo do Ijuí era o ponto estratégico, e ali houve um grande combate onde foram vencedoras as forças do governo.

Em 1952, inaugurou-se a ponte de concreto, a partir de então, o progresso, vindo de todos os quadrantes e de todas as formas, chegaria a Entre-Ijuís, em uma evolução normal atingindo condições e fachadas de cidade.

Em 20 de dezembro de 1987, Entre-Ijuís realizou seu plebiscito obtendo a maioria dos votos favoráveis a emancipação.

O município de Entre-Ijuís foi criado pela lei estadual nº 8558, de 13 de abril de 1988 modificada pelas Leis 8653de 09/06/1988 e 8995 de 11/01/1990.

Entre-Ijuis é hoje uma realidade, e reúne todas as condições para continuar a escrever e participar da história riograndense.

Gentílico: entre-ijuiense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Entre Ijuís (ex-povoado), pela lei municipal nº 3, de 26-08-1948, no município de Santo Angelo.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito de Entre Ijuís permanece no município de Santo Angelo.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Elevado à categoria de município com a denominação de Entre Ijuís, pela lei estadual nº 8558, de 13-04-1988, alterado em seus limites pela lei estadual nº 8995, de 1101-1990, desmembrado de Santo Angelo. Sede no antigo distrito de Entre Ijuís. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1989.

Em divisão territorial datada de 2001, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007, tem seus limites com os municípios de Catuípe, Corenel Barros, Engênio de Castro, Santo ongelo, São Miguel das Missões e Vitória das Missões.

Fonte: IBGE

DDD da Cidade Entre-Ijuís,RS

55

Como fazer uma ligação para a cidade de Entre-Ijuís:

0+Operadora+55+Telefone de destino

Como ligar para Entre-Ijuís pela

CTBC Telecom:012 + 55 + telefone
Vivo:015 + 55 + telefone
Aerotech:017 + 55 + telefone
Claro:021 + 55 + telefone
GVT:025 + 55 + telefone
Oi Telemar:031 + 55 + telefone
TIM:041 + 55 + telefone
Sercontel:043 + 55 + telefone

Código de Endereçamento Postal do município Entre-Ijuís-RS

O CEP, Código postal ou Código de Endereçamento Postal é um código desenvolvido com o intuito de facilitar o encaminhamento e a entrega das correspondência, na cidade de Entre-Ijuís Rio Grande do Sul o CEP geral é 98855000.

Prefeitura Municipal de Entre-Ijuís

Endereço: Rua Francisco Richters, 601, Centro, Entre-Ijuís - RS, CEP: 98855000
Telefone / Fax: (55) 3329-1188
Prefeito: BRASIL ANTONIO SARTORI do PP

Médicos no município de Entre-Ijuís - Rio Grande do Sul

Se você está procurando informaçoes como nome, endereço ou telefone sobre a rede de saúde municipal, reunimos uma relação de Hospitais, Postos Médicos, Clínicas e Profissionais de saúde entre-ijuiense.

Relação de Cartórios no município de Entre-Ijuís RS

Nesta página você pode acessar a lista de Cartórios em Entre-Ijuís com os serviços de registro civil de pessoas físicas e jurídicas, registro de imóveis, registro de títulos e documentos, tabelionato de notas, ofícios de protesto de títulos e também os cartórios judiciais onde tramitam os processos de fóruns de qualquer natureza.

Mapa de Entre-Ijuís Online

Aqui você encontra um Mapa Online onde é possível navegar facilmente por toda cidade de Entre-Ijuís-RS, ver imagem de satélite ou localizar ruas e endereços do município gaúcho.

Hotéis e Pousadas na cidade de Entre-Ijuís

Booking.com

Disponibilizamos uma lista de Hotéis e Pousadas com ótimos preços no município de Entre-Ijuís, clique no mapa para ver mais detalhes ou entre no link para mais opções de hospedagem na região.

Vagas de emprego em Entre-Ijuís

No momento não encontramos vagas de emprego em Entre-Ijuís / RS, para buscar em outras cidades do estado clique aqui

Últimas Notícias da cidade de Entre-Ijuís

Acesse aqui as últimas notícias da cidade de Entre-Ijuís, além de vídeos e twitters sobre o município.

Previsão do Tempo na cidade de Entre-Ijuís do Estado do Rio Grande do Sul

Condições de Tempo Hoje (26/05/2019), Entre-Ijuis - RS:

Parcialmente nublado (noite)

Temperatura: 10º C
Humidade do Ar: 94%
Velocidade do Vento: 8 km/h

Previsão para os próximos dias:

27/05/2019 - Relâmpagos e chuvas isoladas. Max: 20 Min: 15
28/05/2019 - Chuvisco. Max: 21 Min: 16
29/05/2019 - Tempestades esparsas. Max: 23 Min: 14
30/05/2019 - Relâmpagos e chuvas isoladas. Max: 20 Min: 16
31/05/2019 - Muitas nuvens (dia). Max: 20 Min: 15

Municípios vizinhos de Entre-Ijuís

Nesta seção é possível encontrar as cidades vizinhas de Entre-Ijuís-RS em um raio de até 50 km e também a quilometragem de distância emtre os centros dos municípios.

Santo Ângelo - 7.61 km
Coronel Barros - 19.7 km
Eugênio de Castro - 21.4 km
Vitória das Missões - 23.1 km
Catuípe - 27.9 km
Augusto Pestana - 32.0 km
Sete de Setembro - 32.1 km
Jóia - 34.0 km
Ijuí - 34.1 km
São Miguel das Missões - 34.9 km
Mato Queimado - 36.3 km
Guarani das Missões - 37.7 km

Ajude a Divulgar a Histórias da cidade: Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco Agora mesmo!

Município de Entre-Ijuís: Imagens da cidade e Região

Conheça um pouco mais da cidade ou relembre momento que passou em Entre-Ijuís através de fotos e vídeos, fique a vontade para compartilhar está página e contar sua história em nossos comentários!

imagem de Entre-Ijuís Rio Grande do Sul n-1
imagem de Entre-Ijuís Rio Grande do Sul n-2
imagem de Entre-Ijuís Rio Grande do Sul n-3
imagem de Entre-Ijuís Rio Grande do Sul n-4
imagem de Entre-Ijuís Rio Grande do Sul n-5
imagem de Entre-Ijuís Rio Grande do Sul n-6
imagem de Entre-Ijuís Rio Grande do Sul n-7
imagem de Entre-Ijuís Rio Grande do Sul n-8
imagem de Entre-Ijuís Rio Grande do Sul n-9
imagem de Entre-Ijuís Rio Grande do Sul n-10
imagem de Entre-Ijuís Rio Grande do Sul n-11
imagem de Entre-Ijuís Rio Grande do Sul n-12
imagem de Entre-Ijuís Rio Grande do Sul n-13
imagem de Entre-Ijuís Rio Grande do Sul n-14
imagem de Entre-Ijuís Rio Grande do Sul n-15
imagem de Entre-Ijuís Rio Grande do Sul n-16
imagem de Entre-Ijuís Rio Grande do Sul n-17
imagem de Entre-Ijuís Rio Grande do Sul n-18
imagem de Entre-Ijuís Rio Grande do Sul n-19

Você conhece Entre-Ijuís? Deixe seu comentário:

Estados



Compartilhe Esta Página: