Tudo sobre Coronel Bicaco Estado do Rio Grande do Sul

Informações Gerais sobre a cidade de Coronel Bicaco

Coordenadas geográficas

O município de Coronel Bicaco fica localizado na latitude -27.7197 e longitude -53.7022 e faz parte do estado do Rio Grande do Sul.

Tamanho do Território de Coronel Bicaco

Com um total de 492,124 km², Coronel Bicaco de extensão territorial.

População de Coronel Bicaco

De acordo com dados do IBGE, Coronel Bicaco possui aproximadamente 7.385 habitantes.

Gentilício

As pessoas que nascem em Coronel Bicaco são chamados de bicaquense.

Administração municipal

Prefeito atual:JURANDIR DA SILVA.

História de Coronel Bicaco, Rio Grande do Sul

Ouvir com robot

Coronel Bicaco faz parte do estado do Rio Grande do Sul.

Os primeiros moradores que se instalaram no local em que hoje é Coronel Bicaco, o fizeram por volta de 1724, na costa do Guarita, hoje em dia chamado Distrito de Campo Santo. Sua primeira denominação foi Faxinal do Guarita.

O vilarejo de Faxinal do Guarita (atual Vila Diniz) foi povoado entre os anos de 1866 e 1868, e pertencia ao município de Palmeira das Missões. Em 1944, a cidade de Três Passos foi criada, e o lugarejo passou a ser distrito deste município. Em 1957 recebeu a denominação de Coronel Bicaco, enquanto a região de Campo Santo fazia parte do município de Palmeira das Missões. Depois, passou a ser distrito de Santo Augusto, a partir da emancipação deste em 1959, mas Campo Santo continuava a pertencer a Palmeira das Missões.

História da cidade de Coronel Bicaco Rio Grande do Sul - RS

Contar a história de nosso Município é viver a evolução do Rio Grande do Sul,que passou por diversas fases de divisão Territorial com o surgimento dos municípios. Já fomos parte do território dos Municípios de Rio Pardo,Cruz Alta, Palmeira das Missões,Três Passos, Santo Augusto e finalmente nos tornamos Município.

O primeiro núcleo de povoação surge por volta de 1724, no Rincão da Guarita, hoje Distrito de Campo Santo, junto com o surgimento de Palmeira das Missões e a exploração da erva-mate. Mais tarde, por volta de 1866 a 1868, surge mais um núcleo: o do Faxinal da Guarita.

Faxinal da Guarita foi a primeira denominação da atual sede do hoje município de Coronel Bicaco. Povoado fundado pelos colonizadores entre os anos 1866 e 1868, inicialmente o vilarejo Faxinal da Guarita, pertencia ao município de Palmeira das Missões, fazendo parte do 4º Distrito, que tinha como sede O Rincão da Guarita, ( atual Campo Santo), passando a Distrito em 1918. Em 1944, com a emancipação de Três Passos, passa a ser distrito deste município e em 1957 é denominado Coronel Bicaco, enquanto o região de Campo Santo fazia parte do município de Palmeira das Missões. Depois passa a ser distrito de Santo Augusto a partir da emancipação deste em 1959, mas Campo Santo continuava a pertencer a Palmeira das Missões. O Movimento Emancipatório, aconteceu em 1963, envolvendo parte do território de Palmeira das Missões e Santo Augusto. Sua emancipação ocorreu pela Lei nº 4.649, de 18 de dezembro de 1963, mas sua instalação só foi realizada em 14 de abril de 1964.

O nome Coronel Bicaco foi dado em homenagem a um dos primeiros colonizadores, senhor Ramão Luciano de Souza, procedente de San Xavier, República da Argentina. O Município de Coronel Bicaco. encontra-se ao Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, integrando a Região Celeiro do Estado, microrregião homogênea de Ijuí de onde fica a 100 km de distância. Possui uma extensão territorial de 492,12 km, distante 429 km da capital -Porto Alegre, tendo uma população de 7.706 habitantes e com uma renda per capta de R$ 190,95; a base da economia é a agricultura e a pecuária, destacando-se a indústria da ervamate. O comércio está em desenvolvimento lento, mas com perspectivas de avanço, ainda possui uma dependência secundária dos municípios vizinhos de Santo Augusto, Três Passos, Ijuí e Palmeira das Missões .

O Município limita-se ao Norte com os municípios de Braga e Redentora, ao Sul com

o município de Santo Augusto, ao Oeste com os municípios de Campo Novo e Santo Augusto e ao Leste com os municípios de Dois Irmãos das Missões e Palmeira das Missões. Coronel Bicaco tem a Erva-Mate como árvore símbolo do município, foi decretado como Capital Nacional da Erva-Mate desde a realização da primeira FENAMATE (Feira Nacional da Erva-Mate) em setembro de 1982, por ocasião dos festejos e comemorações tradicionais da Semana Farroupilha, quando o então governador do Estado, senhor José Augusto Amaral de Souza, decretou a Erva-Mate (Ilex paraguariensis) como árvore símbolo também do Estado do Rio Grande do Sul.

Gentílico: bicaquense Formação Administrativa

.

Fonte: IBGE

DDD de Coronel Bicaco, Rio Grande do Sul

55

Como fazer uma ligação para Coronel Bicaco:

0 + Operadora + 55 + Telefone de destino

Veja o código das operadoras:

  • CTBC Telecom: 012 + 55 + telefone
  • Vivo: 015 + 55 + telefone
  • Aerotech: 017 + 55 + telefone
  • Claro: 021 + 55 + telefone
  • GVT: 025 + 55 + telefone
  • Oi Telemar: 031 + 55 + telefone
  • TIM: 041 + 55 + telefone
  • Sercontel: 043 + 55 + telefone

CEP de Coronel Bicaco

O Código Postal (CEP) geral de Coronel Bicaco, Rio Grande do Sul, é 98580000.

Prefeito: JURANDIR DA SILVA

Hospitais em Coronel Bicaco - RS

Procurando informações sobre a rede de saúde local? Aqui você encontra uma relação de Hospitais, Postos Médicos, Clínicas e Profissionais de saúde bicaquense.

Cartórios na cidade de Coronel Bicaco

Acesse a lista de Cartórios em Coronel Bicaco. Aqui você encontra serviços de registro civil de pessoas físicas e jurídicas, registro de imóveis, registro de títulos e documentos, tabelionato de notas, ofícios de protesto de títulos e também cartórios judiciais.

Mapa de Coronel Bicaco Online

Aqui você encontra um Mapa Online para navegar por toda a cidade de Coronel Bicaco - RS e localizar ruas e endereços do município gaúcho.

Hotéis e Pousadas em Coronel Bicaco

Encontre Hotéis e Pousadas com ótimos preços em Coronel Bicaco. Acesse agora nossa página de hospedagens na região.

Vagas de emprego em Coronel Bicaco

No momento não encontramos vagas de emprego em Coronel Bicaco / RS, para buscar em outras cidades do estado clique aqui

Notícias sobre Coronel Bicaco

Confira as últimas notícias de hoje em Coronel Bicaco.

Previsão do tempo na região bicaquense

Veja a previsão do tempo em Coronel Bicaco: Nossos dados meteorológicos são fornecidos pelo INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) e são atualizados diariamente.

Municípios nas proximidades de Coronel Bicaco

Confira as cidades vizinhas de Coronel Bicaco - RS em uma distância de até 50 km.

Imagens da cidade e Região

Conheça mais sobre Coronel Bicaco através das imagens. Sinta-se à vontade para compartilhar esta página e contar sua história.

Ajude a divulgar a história de sua cidade, compartilhe esta página e, se você encontrou algo incorreto ou acredita que pode melhorar, FALE CONOSCO AGORA MESMO!

4.3 de 5 estrelas para o Município bicaquense  por Cidades do meu Brasil atualizado até 23/06/2024 - Coronel Bicaco - Rio Grande do Sul.

Deixe seu comentário:

Datas Comemorativas de Hoje

Dia+do+Atleta+Ol%C3%ADmpico

Dia do Atleta Olímpico

Atleta é o profissional dos desportos (preferencialmente atléticos) e das atividades físicas. O t...

Saiba Mais
Dia+do+Lavrador

Dia do Lavrador

Homenageado no dia 23, o lavrador exerce a função de cultivar a terra, é a partir de seus cuidado...

Saiba Mais
Versículo do Dia:
O Senhor é a minha força e o meu cântico; ele se tornou a minha salvação.
(Salmos 118:14)
Bíblia Online

 

Estados