Início » Rio Grande do Sul » Cambará do Sul


Cambará do Sul - Rio Grande do Sul



Cambará do Sul faz parte do estado do Rio Grande do Sul.

Cambará do Sul nasceu em 17 de abril de 1864, a partir da doação de 20 hectares de terra à igreja, feita por Dona Úrsula Maria da Conceição, em pagamento a uma promessa feita ao padroeiro São José. Até 1963, a área pertencia ao município vizinho de São Francisco de Paula.

A palavra Cambará é de origem tupi-guarani e significa "folha de casca rugosa". É o nome de uma árvore típica da região. Na praça central de Cambará do Sul é possível conhecer a árvore. Suas folhas verde-claro são conhecidas pelo poder medicinal. São ótimas no combate a gripes e tosses fortes.

História da cidade de Cambará do Sul

A região foi povoada a partir da doação de 20 hectáres de terra à Igreja, por Dona úrsula Maria da Conceição, em 17 de abril de 1864, como pagamento de uma promessa ao padroeiro São José.

A palavra Cambará em tupi-guarani significa "Folha de Casca Rugosa". é uma árvore preciosa por sua beleza ornamental, madeira de muito cerne e folhas medicinais.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Cambará, pela Lei Municipal n.º 134, de 21-10-1950, com território desmembrado do distrito de Tainhas, subordinado ao município de São Francisco de Paula.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o distrito de Cambará, figura no município de São Francisco de Paula.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Elevado à categoria de município com a denominação de Cambará do Sul, pela Lei Estadual n.º 4.678, de 20-12-1963, desmembrado do município de São Francisco de Paula. Criado com área do extinto distrito de Osvaldo Kroff. Sede no atual distrito Cambará do Sul (ex-Cambará). Constituído do distrito sede. Instalado em 31-05-1965.

Pela Lei Municipal n.º 29, de 02-09-1965, foram criados os distritos de Bom Retiro e Osvaldo Kroeff e anexado ao município de Cambará do Sul.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1968, o município é constituído de 3 distritos: Cambará do Sul, Bom Retiro e Osvaldo Kroeff.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Alteração toponímica distrital

Cambará para Cambará do Sul, alterado pela Lei Estadual n.º 4.678, de 20-12-1963.

Fonte: Confederação Nacional de Municípios

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Cambará do Sul: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Cambará do Sul? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: