Início » Rio Grande do Sul » Cachoeira do Sul

Tudo sobre Cachoeira do Sul - Estado do Rio Grande do Sul


Município de Cachoeira do Sul

Informações Gerais sobre Cachoeira do Sul

Qual a localização da cidade de Cachoeira do Sul?

O município de Cachoeira do Sul pertence ao estado Rio Grande do Sul, ele fica localizado na latitude -30.033 e longitude -52.8928.

Qual é o tamanho do território de Cachoeira do Sul?

3735,164 km².

Qual a população de Cachoeira do Sul?

Aproximadamente 82.547 habitantes segundo dados do IBGE.

Como se chama quem nasce em Cachoeira do Sul?

cachoeirense.

Quem é o prefeito da cidade de Cachoeira do Sul?

Atualmente a cidade é administrada por SERGIO GHIGNATTI do PDT.

Avaliação geral do município: 4.8 / 5 para Cachoeira do Sul por Cidades do meu Brasil em 7 dezembro 2019

Cachoeira do Sul faz parte do estado do Rio Grande do Sul, sendo o quinto mais antigo do estado, emancipado da cidade de Rio Pardo e instalado em 1820. A origem de seu nome se deve a uma antiga cachoeira existente no Rio Jacuí, porém em seu lugar foi construída a Ponte do Fandango. É considerado uma das quatro capitais farroupilhas.

Encontra-se na Mesorregião do Centro Oriental Rio-Grandense e na Microrregião de Cachoeira do Sul. Fisiograficamente, está na Depressão Central do Rio Grande do Sul, na área compreendida como Vale do Jacuí, além de ser a principal e maior cidade do Conselho Regional de Desenvolvimento do Jacuí Centro e da Diocese de Cachoeira do Sul.

Atinge uma altitude média de 26 metros ao nível do mar. Encontra-se às margens da Rodovia Transbrasiliana (BR-153) e distancia-se 196km da capital estadual, Porto Alegre. Em 2007, possui uma população de 86.557 habitantes, sendo a maior cidade às margens do Rio Jacuí e tendo um de seus apelidos como "Princesa do Jacuí".

História da cidade de CACHOEIRA DO SUL RIO GRANDE DO SUL Monografia - n° 507 Ano: 1971

ASPECTOS HistóricoS SEGUNDO crônica do Padre Losano, bandeirantes de Raposo Tavares, em 1637, desbravaram terras na região central do Rio Grande do Sul, destruindo, nas margens dos rios Jacuí, Piratini. Ijuí Grande e outros, aldeamentos indígenas fundados pelos jesuítas.

Em 1724, estancieiros paulistas e lagunenses espalharam-se pelo território sem, entretanto, formar povoados. Mais tarde, em consequência das guerras sucessivas entre portugueses e espanhóis, vieram de São Paulo, Paraná e Santa Catarina contingentes de soldados que, segundo consta. constituirão a verdadeira origem do lugarejo. Talvez por isso, alguns autores afirmem que a história de Cachoeira nasceu na caserna ou que o Município teve origem em acampamento militar.

Ainda no terreno das controvérsias, diz-se que, em 1753, casais de açorianos chegaram para povoar o território, por determinação de Gomes Freire de Andrade.

Extremo sul do País, na época, o Município sustentou com o estrangeiro diversas lutas, quer de demarcação quer de conquista, das quais saiu engrandecido. Registra a História importantes vitórias, no Vacacaí, sobre as forças castelhanas comandadas pelo coronel Antônio Catani e, em 1774, no arroio Santa Bárbara, sobre as tropas comandadas por Vertiz.

Tendo à frente o brigadeiro José Borges do Canto, em 1801, saíram de Cachoeira vários conquistadores das Missões: Francisco Carvalho de Aragão e Silva, Gabriel Ribeiro de Almeida, André Ferreira e outros.

Na Revolução Cisplatina contam-se, também, diversos vultos cachoeirenses: Alexandre Luís de Queirós e Vasconcelos, Luís de Carvalho da Silva e outros.

Por ocasião da Revolução Farroupilha, Cachoeira foi teatro de importantes acontecimentos, tendo sido, inclusive, visitada por Bento Manuel Ribeiro.

O ano de 1838 foi assinalado pelo domínio republicano, inaugurado por Antônio Vicente da Fontoura. Com o abandono da vila pelos republicanos, em 1840, o regime monárquico foi restaurado e, quatro anos depois, a população recebeu em triunfo a visita de D. Pedro Il.

Participaram da guerra com o Paraguai bravos cachoeirenses, entre eles o general José Gomes Portinho.

Em 1858, o Governo criou no local uma Colônia Agrícola, para a qual foram encaminhados 119 colonos alemães, que deram início a seus trabalhos dirigidos pelo Barão de Kalden. Apenas três anos depois, essa Colônia já contava com 925 habitantes.

A Campanha pela Proclamação da República iniciou-se em 1882, com a fundação do Clube Republicano na cidade.

Concorrendo para tornar Cachoeira do Sul um dos mais prósperos municípios do Estado, a Barragem-Ponte do Fandango, com eclusa, foi a 1.ª construída no Brasil tendo sido entregue ao trânsito público em 25 de janeiro de 1961.

Formação Administrativa O DISTRITO deve sua criação a uma Provisão de 8 de janeiro de 1777. Com território desmembrado do termo da antiga Vila do Rio Pardo, foi "mandado vilar" pelo Alvará de 26 de abril de 1819, com a denominação de Vila Nova de São João da Cachoeira. Era a elevação a Município. A instalação ocorreu a 5 de agosto do ano seguinte. à sede municipal, em face da Lei provincial n.° 443, de 15 de dezembro de 1859, concederam-se foros de cidade.

Segundo a Divisão Administrativa de 1911 o Município cuja denominação se simplificou para Cachoeira, subdividia-se nos distritos de Cachoeira, Pequiri, Palma, Restinga Seca, Dona Francisca, Santo ongelo e Cerro Branco.

No Recenseamento de 1920 apareceu formado dos distritos de Cachoeira (sede), Capané, Palmas, Restinga Seca, Dona Francisca, Agudo e Cerro Branco.

Nos Censos de 1940 e 1950 estava composto do distrito-sede (zonas de Cachoeira, Capané e Barro Vermelho) e dos de Agudo, Cerro Branco, Dona Francisca, Paraíso e Restinga Seca.

O Município passou a denominar-se Cachoeira do Sul em cumprimento ao Decreto-lei estadual n.° 720, de 29 de dezembro de 1944.

Nos quadros do Recenseamento de 1960 apareceu acrescido dos distritos de Cordilheira e Ferreira.

Após o Censo de 1960 recebeu reformulação e perdeu território ficando atualmente composto dos distritos de Cachoeira do Sul (sede), Barro Vermelho, Capané, Cordilheira,Bosque, Ferreira e Três Vendas.

A Lei provincial n.° 799, de 25 de outubro de 1872, criou a Comarca de Cachoeira, formada somente de seu próprio Têrmo.

Fonte: IBGE

Qual o DDD da Cidade Cachoeira do Sul?

51

Veja como fazer uma ligação para a cidade de Cachoeira do Sul:

0 + Operadora + 51 + Telefone de destino

Como ligar para Cachoeira do Sul pela

CTBC Telecom: 012 + 51 + telefone
Vivo: 015 + 51 + telefone
Aerotech: 017 + 51 + telefone
Claro: 021 + 51 + telefone
GVT: 025 + 51 + telefone
Oi Telemar: 031 + 51 + telefone
TIM: 041 + 51 + telefone
Sercontel: 043 + 51 + telefone

Qual o CEP Geral do município de Cachoeira do Sul?

O CEP, Código postal ou Código de Endereçamento Postal é um código desenvolvido com o intuito de facilitar o encaminhamento e a entrega das correspondência, na cidade de Cachoeira do Sul Rio Grande do Sul o CEP geral é 96506330.

Prefeitura Municipal de Cachoeira do Sul

Endereço: Rua Ernesto Alves, Centro, Cachoeira do Sul - RS, CEP: 96506330
Telefone / Fax:(51) 3724-6001 / 6121 (51) 3724-6049
Prefeito: SERGIO GHIGNATTI do PDT

Hospitais no município de Cachoeira do Sul - Rio Grande do Sul

Se você está procurando informaçoes como nome, endereço ou telefone sobre a rede de saúde municipal, reunimos uma relação de Hospitais, Postos Médicos, Clínicas e Profissionais de saúde cachoeirense.

Relação de Cartórios no município de Cachoeira do Sul RS

Nesta página você pode acessar a lista de Cartórios em Cachoeira do Sul com os serviços de registro civil de pessoas físicas e jurídicas, registro de imóveis, registro de títulos e documentos, tabelionato de notas, ofícios de protesto de títulos e também os cartórios judiciais onde tramitam os processos de fóruns de qualquer natureza.

Mapa de Cachoeira do Sul Online

Aqui você encontra um Mapa Online onde é possível navegar facilmente por toda cidade de Cachoeira do Sul-RS, ver imagem de satélite ou localizar ruas e endereços do município gaúcho.


Hotéis e Pousadas na cidade de Cachoeira do Sul

Disponibilizamos uma lista de Hotéis e Pousadas com ótimos preços no município de Cachoeira do Sul, clique no mapa para ver mais detalhes ou entre no link para mais opções de hospedagem na região.

Vagas de emprego em Cachoeira do Sul

Promotor de vendas
Vaga de emprego cadastrada em 15/10/2021
Multiferramentas Paraboni - Cachoeira do Sul - RS

Promotor de vendas Visitar lojas (Ferragens e Home-Centers), para abastecê-las com produtos (itens de ferragens), organizar as mercadorias nos expositores, realizar pesquisas de preços, promover treinamento aos vendedores balconistas das lo...

Consultor de Moda
Vaga de emprego cadastrada em 15/10/2021
Cachoeira do Sul - RS

Consultor de Moda Vagas disponíveis para profissionais com deficiência ou sem deficiência. Vender mercadorias do setor de bazar, cama, mesa e banho, calçados, relógios e confecções em geral. Identificar necessidades e demonstrar produtos e ...

Promotor de Merchandising
Vaga de emprego cadastrada em 14/10/2021
Dinamica - Cachoeira do Sul - RS

Promotor de Merchandising Seguir o roteiro de visitas; Fazer check-in na loja; Abastecimento; Limpeza do PDV; Garantir precificação do produto; Repor rupturas; Controle de FIFO (primeiro a vencer, primeiro a vender); Registrar fotos da gônd...

Consultor Financeiro
Vaga de emprego cadastrada em 12/10/2021
Sul Brasil - SC - Cachoeira do Sul - RS

- ensino médio completo. - desejável residir em cachoeira do sul ou ter fácil acesso. - desejável experiência na função (preferencialmente no segmento financeiro). Vale transporte, vale refeição, plano de saúde e comissões - prospecção ...

Jovem Aprendiz - Programa Primeiros Passos
Vaga de emprego cadastrada em 12/10/2021
Cachoeira do Sul - RS

O Programa Primeiros Passos tem como objetivo a inclusão social do jovem por meio da qualificação profissional, visando o seu desenvolvimento, a fim de integrá-lo ao meio social e ao mercado de trabalho, preparando-o para se tornar um profi...

Repositor
Vaga de emprego cadastrada em 08/10/2021
Imec Supermercados - Cachoeira do Sul - RS

Descrição da vaga Realizar atividades de reposição de produtos nas gôndolas, prateleiras e demais locais de armazenamento e venda dos mesmos. Identificar necessidade de reposição de produtos nas gôndolas. Executar atividades dive...

Mais vagas...


Últimas Notícias da cidade de Cachoeira do Sul

Acesse aqui as últimas notícias da cidade de Cachoeira do Sul, além de vídeos e twitters sobre o município.

Previsão do Tempo na cidade de Cachoeira do Sul do Estado do Rio Grande do Sul

Condições de Tempo Hoje (01/01/1970), - :

Tornado

Temperatura: º C
Humidade do Ar: %
Velocidade do Vento: km/h

Previsão para os próximos dias:

01/01/1970 - Tornado. Max: Min:
01/01/1970 - Tornado. Max: Min:
01/01/1970 - Tornado. Max: Min:
01/01/1970 - Tornado. Max: Min:
01/01/1970 - Tornado. Max: Min:

Municípios vizinhos de Cachoeira do Sul

Nesta seção é possível encontrar as cidades vizinhas de Cachoeira do Sul-RS em um raio de até 50 km e também a quilometragem de distância emtre os centros dos municípios.

Novo Cabrais - 33.7 km
Candelária - 41.7 km
Cerro Branco - 42.0 km
Paraíso do Sul - 46.9 km

Ajude a Divulgar a Histórias da cidade: Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco Agora mesmo!

Município de Cachoeira do Sul: Imagens da cidade e Região

Conheça um pouco mais da cidade ou relembre momento que passou em Cachoeira do Sul através de fotos e vídeos, fique a vontade para compartilhar está página e contar sua história em nossos comentários!

Fonte: upload.wikimedia.org
Fonte: www.rodosoft.com.br
Fonte: ocorreio.com.br
Fonte: static2.oimenu.com.br
Fonte: 4.bp.blogspot.com
Fonte: media-cdn.tripadvisor.com
Fonte: www.caurs.gov.br
Fonte: www.ferias.tur.br
Fonte: dynamic-media-cdn.tripadvisor.com
Fonte: www.sistur.rs.gov.br
×

Página de Cachoeira do Sul

Se você encontrou algum dado incorreto, por favor, entre em contato consco e envie a correção junto a fonte da informação.
Link desta página
Município de Cachoeira do Sul
Última Atualização: 16/10/2021

Você conhece Cachoeira do Sul? Deixe seu comentário:

Estados


Seriços