Início » Rio Grande do Sul » Aceguá


Aceguá - Rio Grande do Sul



Aceguá é um município do estado do Rio Grande do Sul. Pertence à mesorregião do Sudoeste Rio-grandense e à microrregião da Campanha Meridional.

O Município de Aceguá é formado por diversas comunidades, onde se destacam a de Aceguá (sede) e da Colônia Nova. Distancia-se aproximadamente 60 quilômetros do Município de Bagé, ao Sul, fazendo fronteira com a cidade uruguaia de mesmo nome.

Seus primeiros habitantes foram índios dos campos do Rio Grande do Sul: Charruas, Guenoas e Minuanos. O primeiro relato histórico do município remonta ao ano de 1660, quando os espanhóis vindos da banda Oriental penetraram pela serrania de Aceguá, fundando a redução de Santo André do Guenoas em 1683. A notícia histórica que se tem a seguir sobre o município é de dezembro de 1753, quando os exércitos portugueses e espanhóis, saindo respectivamente de Rio Grande e da colônia de Sacramento, iniciaram a marcha em direção a Santa Tecla. Segundo os diários de marcha, o exército português chegou às cabeceiras do Rio Negro, hoje no Uruguai, onde já estava acampado o exército espanhol.

História da cidade de Aceguá

Aceguá é uma palavra de origem guarani que significa "Local de descanso eterno". Pela altura do terreno, Serra de Aceguá, possivelmente, foi o local que os indígenas habitantes desta zona escolheram para enterrar seus mortos.

Conta-se que há mais de 150 anos, famílias já haviam se estabelecido nesta localidade e em suas imediações.

Em 1863, surge no Parlamento Uruguaio, uma lei criando o Pluebo Juncal, onde hoje é Aceguá. Posteriormente, passou a denominar-se Povo Almeida em homenagem às primeiras famílias do local.

A denominação Povo de Aceguá começa a surgir por volta de 1941, e permanece até os dias de hoje. Em 1986, por iniciativa da Comissão de Cultura de Aceguá, em contato com representantes nacionais, o Parlamento Uruguaio promulga a lei que eleva o Povo de Aceguá à categoria de Vila.

Gentílico: aceguaense

Formação Administrativa

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o distrito de Aceguá figura no município de Bagé.

Assim permanecendo nos quadros de apuração do Recenseamento Geral de 1-IX1920.

Pelo decreto-lei estadual nº 7842, de 30-06-1939, o distrito de Aceguá adquiriu a zona de Tupi Silveira ex-Passo do Salso, do distrito de Rio Negro, do mesmo município Aceguá. Perdeu parte do território para o novo distrito de Seival.

No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o distrito de Aceguá está sub-dividido em duas zonas denominadas: Tupi Silveira e Aceguá e continua no município de Bagé.

Pelo decreto estadual nº 7842, baixado em virtude de autorização contida no decreto-lei estadual federal nº 1307, de 31-V-1939, confrimou o que sobre Aceguá já dispusera o decreto estadual nº 7643, de 28-12-1938.

Pelo decreto-lei estadual nº 720, de 29-12-1944, o distrito de Aceguá adquiriu partes dos territórios dos distritos de Hulha Negra ex-Rio Negro e Seival, do município de Bagé.

No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o distrito de Aceguá se compõe de 2 Sub distritos: Aceguá e Tupi Silveira e permanece no município de Bagé.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o distrito de Aceguá figura no município de Bagé.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Elevado à categoria de município com a denominação de Aceguá, pela lei estadual nº 10766, de 14-04-1996, desmembrado de Bagé. Sede no antigo distrito de Aceguá. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-2001.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Pela lei nº 001/2001, de 30 de agosto de 2001, são criados os distritos de Colônia Nova, do Minuano e do Rio Negro. Após, em 13 de dezembro de 2002, a lei nº 003/2002 define a área geográfica do município que passa a ser dividido em quatro distritos Aceguá (Sede), Rio Negro, Colônia Nova e Minuano.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Aceguá: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Aceguá? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: