Início » Rondônia » Parecis


Parecis - Rondônia



Parecis faz parte do estado de Rondônia. Encontra-se a uma latitude 12º11′46" sul e a uma longitude 61º36′05" oeste, estando a uma altitude de 355 metros. A população avaliada em 2010 era de 4.810 habitantes. Destaca-se na área da agropecuária; produz leite, café e feijão. Tem como principais rios o Ararão, Rio Branco e Ararinha. como destaque tem a festa que já é tradição a Expocis que é a festa agropecuária do município que acontece no mês de Setembro. Parecis conta dentro da área urbana com 2 escolas, a escola Estadual Benedito Laurindo Gonçalves que é a Pioneira no município e a municipal José Cestari que foi construída na Gestão do ex-prefeito Dirceu de Oliveira, tem uma unidade de saúde mista e o cartão postal da cidade que é a praça Municipal (Praça dos Pioneiros) Parecis é uma cidade pacata com uma população jovem. Possui uma área de 2.549km².

O povoado surgiu como Núcleo Urbano de Apoio Rural, na linha 75, com o nome de Parecis, uma homenagem a Chapada dos Parecis situada nas proximidades.

O nome Parecis vem dos índios Pareci, da grande nação Aruaco, contactados em 1718, habitantes da região da Serra do Norte (Cordilheira dos Parecis) localizada nos Estados de Rondônia e Mato Grosso, constituídos das tribos Coxarini, Uaiamaré e Caxiniti.

História da cidade de O povoado surgiu como Núcleo Urbano de Apoio Rural, na linha 75, com o nome de Parecis, uma homenagem a Chapada dos Parecis situada nas proximidades.

O nome Parecis vem dos índios Pareci, da grande nação Aruaco, contactados em 1718, habitantes da região da Serra do Norte (Cordilheira dos Parecis) localizada nos Estados de Rondônia e Mato Grosso, constituídos das tribos Coxarini, Uaiamaré e Caxiniti.

Em 11 de maio de 1986 passou a fazer parte do território do Município de Santa Luzia d′Oeste, criado pela lei nº 100.

Em 02 de junho de 1988, por acordo político, voltou a fazer parte do Município de Pimenta Bueno, com uma nova definição dadas aos limites do Município de Santa Luzia d′Oeste pela lei nº 199.

Com o nome de Parecis o município foi criado no dia 22 de junho de 1994, através da lei nº 573, assinada pelo Governador Oswaldo Piana Filho, com área desmembrada do Município de Pimenta Bueno.

Gentílico: parecisense

Fonte: TOPONíMIA DE RONDONIA(REVISTA BRASILEIRA DE GEOGRAFIA/VOLUME/57).

Autor do Histórico: VALTER NICHIO BERTONI

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Parecis: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Parecis? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: