Início » Rondônia » Ji-Paraná

Tudo sobre Ji-Paraná - Estado de Rondonia


Município de Ji-Paraná

Informações Gerais sobre Ji-Paraná

Qual a localização da cidade de Ji-Paraná?

O município de Ji-Paraná pertence ao estado Rondônia, ele fica localizado na latitude -10.8777 e longitude -61.9322.

Qual é o tamanho do território de Ji-Paraná?

6896,649 km².

Qual a população de Ji-Paraná?

Aproximadamente 127.907 habitantes segundo dados do IBGE.

Como se chama quem nasce em Ji-Paraná?

ji-paranaense.

Quem é o prefeito da cidade de Ji-Paraná?

Atualmente a cidade é administrada por JESUALDO PIRES FERREIRA JUNIOR do PSB.

Avaliação geral do município: 5 / 5 para Ji-Paraná por Cidades do meu Brasil em 7 dezembro 2019

Ji-Paraná faz parte do estado de Rondônia. Com uma população de 118.092 habitantes, a cidade é a 2ª mais populosa do estado de Rondônia, 16ª mais populosa da Região Norte do Brasil, a 227ª mais populosa do Brasil e a 113ª maior cidade do interior brasileiro

Movida principalmente pelas grandes indústrias do setor madeireiro, industrial e laticínios. O município foi o primeiro do estado de Rondônia a investir em alta tecnologia de comunicação de dados, quando conectou através de uma rede sem fio o prédio principal a sub-prefeitura.

O nome do município é de origem indígena, significando rio-machado. Onde Ji seria machado (devido ao grande número de pedras que se pareciam com machadinhas indígenas) e Paraná, grande rio; ou seja o rio grande cheio de pequenos machados. A cidade também é conhecida por Coração de Rondônia, devido a localização da cidade na região central do estado e a presença de uma ilha, com o formato que lembra um coração, localizada na confluência dos rios Machado e Urupá.

História da cidade de Ji-Paraná

Rondônia - RO

O topônimo do Município provém do Rio Ji-Paraná, hoje conhecido como Rio Machado.

A região, antes ocupada pelas tribos dos jarus e urupás, iniciou sua povoação, conhecida como Urupá, por volta de 1879, quando nordestinos fugindo da seca se estabeleceram na confluência do Rio Urupá. Em 1909, o Marechal Rondon chegou à embocadura do rio, e construiu uma estação telegráfica, próximo das margens do Rio Ji-Paraná.

Com a depreciação da borracha, a região entrou em decadência voltando a se desenvolver com a descoberta de diamantes.

Na década de 1950, Urupá já era conhecida como Vila de Rondônia.

Em 1960, com a construção da BR-29, atual BR-364, e em decorrência do êxodo rural do sul do país, Vila de Rondônia passou a receber aqueles colonos. Foi decisiva a atuação da colonizadora Calama S.A., que adquiriu grande área de terra, antes ocupada por seringais.

Em 1968, o Instituto Brasileiro de Reforma Agrária - IBRA, atual Instituto Nacional de Reforma Agrária - INCRA, acelerou o fluxo de migrantes vindos do centro-sul. O Projeto de Colonização Ouro Preto, dois anos mais tarde, foi marco do surto desenvolvimentista da região.

Em 1977, com a emancipação política decretada, o Município recebeu oficialmente o nome de Ji-Paraná. Em 1981, em consequência da elevação do Território de Rondônia a Estado, foram estabelecidos novos limites para o Município.

Gentílico: ji-paranaense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Rondônia, pela lei nº 7470, de 17-04-1945, subordinado ao Porto Velho.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito Rondônia, figura no município de Porto Velho.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 31-XII-1971.

Elevado à categoria de município com a denominação de Ji-Paraná, pela lei Federal nº 6448, de 11-10-1977, desmembrado do município de Porto Velho. Sede no atual distrito de Ji-Paraná (ex-Rondônia). Constituído de 3 distritos: Ji-Paraná, Ouro Preto e Presidente Médici, todos criados pela mesmo decreto federal acima citado. Instalado em 21-11-1977.

Em divisão territorial datada de 1-1-1979, o município é constituído de 3 distritos: Ji-Paraná, Ouro Preto e Presidente Médici.

Pela lei nº 6921, de 16-06-1981, desmembra do município de Ji-Paraná os distritos de Presidente Médici e Ouro Preto, elevando-os à categoria de município sendo que Ouro Preto com a denominação de Ouro Preto do Oeste.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1983, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Alteração toponímica distrital

Rondônia para Ji-Paraná, alterado pela lei Federal nº 6448, de 11-10-1977.

Fonte: IBGE

Autor do Histórico: JOAQUIM LOPES LAMEGO

Ji-Paraná

Em 1877, os primeiros colonos nordestinos ocuparam a região. A principal atividade era a extração do látex da seringueira. Na mesma época, chegavam os primeiros missionários, que faziam os primeiros contatos e o aculturamento dos nativos e, por necessidade, organizaram a primeira administração do emergente povoado.

Até 1883, sob tutela dos missionários, Frei Iluminato, último administrador religioso da localidade, passou a responsabilidade às mãos do Sr. Amâncio Farias da Cruz, morador do povoado, que assumiu a responsabilidade da continuidade das ações administrativas.

De 1883 até 1900, ocorreu grande surto da atividade seringalista na região, principalmente às margens do rio Machado e do rio Urupá, e o centro da administração, onde os seringalistas se encontravam para realizar seus negócios, era denominado "pouso redondo". O local posteriormente ficou conhecido como "Dois de Abril" e o lugarejo (atual Ji-Paraná), até o ano de 1909, ficou conhecido pelo nome de Urupá.

No ano de 1909, a chegada do Marechal Rondon à embocadura do rio Urupá, marca o local onde foi construída a primeira estação telegráfica da região, denominada de Presidente Pena. A estação telegráfica passou a ser o centro administrativo da localidade, cuja importância foi delineada pela absorção gradativa do nome Urupá para o nome da estação telegráfica.

O crescimento econômico experimentado pela região, baseado principalmente na imigração atraídos pelo alto preço da borracha amazônica no mercado internacional, obrigou a administração local a melhorar a estrutura física e organizacional da estação telegráfica, como pólo centralizador das ações administrativas, no ano de 1912.

O ano de 1920 foi caracterizado pela desvalorização da borracha amazônica no mercado internacional, com a entrada de seringais asiáticos nesse comércio, praticando preços mais competitivos. A redução da atividade econômica local motivou também a redução da população que saía em grande número em busca de novas fontes de renda.

Esse período de estagnação econômica durou até o ano 1950, com a descoberta de diamantes e o início da atividade garimpeira na região.

Em 1943, foi criado o Território Federal de Guaporé, instalando dois municípios (Porto Velho e Guajará-Mirim) e vários distritos, dentre eles o Distrito de Vila de Rondônia, pertencente ao município de Porto Velho, que abriga desde a embocadura do rio Jaru, na sua margem direita e esquerda indo até a nascente do rio Machado.

Vila de Rondônia, recebeu em 1952 o primeiro administrador do Distrito. A vila tomava novo impulso econômico com a então florescente atividade garimpeira, sem captar para si o desenvolvimento socio-econômico que daí poderia advir, visto que toda produção garimpeira era voltada à exportação, sem um controle adequado de retenção de divisas. Em 1956 o território muda de nome para Território Federal de Rondônia, o que ocasionava confusão na identificação da Vila com o Território.

Em 1960, a vila recebeu com entusiasmo a abertura da BR 029, atual BR 364. Com a abertura da estrada federal, o fluxo migratório da região se tornou mais acentuado, dando início à atuação do INCRA para organizar o processo de organização das terras.

Em 1977, através da lei nº 6.448, de 11.10.77, foi concedida a emancipação política à Vila de Rondônia, que passou a se denominar Ji-Paraná, em homenagem ao rio que atravessava toda sua área de Sul para Norte, dividindo sua sede administrativa em dois setores urbanos distintos, conhecidos como primeiro distrito (zona norte) e segundo distrito (zona sul). Em 22 de novembro a instalação oficial do município.

Autor do Complemento: IBGE


Qual o DDD da Cidade Ji-Paraná?

69

Veja como fazer uma ligação para a cidade de Ji-Paraná:

0+Operadora+69+Telefone de destino

Como ligar para Ji-Paraná pela

CTBC Telecom:012 + 69 + telefone
Vivo:015 + 69 + telefone
Aerotech:017 + 69 + telefone
Claro:021 + 69 + telefone
GVT:025 + 69 + telefone
Oi Telemar:031 + 69 + telefone
TIM:041 + 69 + telefone
Sercontel:043 + 69 + telefone

Qual o CEP Geral do município de Ji-Paraná?

O CEP, Código postal ou Código de Endereçamento Postal é um código desenvolvido com o intuito de facilitar o encaminhamento e a entrega das correspondência, na cidade de Ji-Paraná Rondônia o CEP geral é 76900000.

Prefeitura Municipal de Ji-Paraná

Endereço: Av. Dois de Abril, 1701, Urupá, Ji-Paraná - RO, CEP: 76900000
Telefone / Fax:(69) 3416-4000 / 4025 (69) 3416-4021
Prefeito: JESUALDO PIRES FERREIRA JUNIOR do PSB

Hospitais no município de Ji-Paraná - Rondônia

Se você está procurando informaçoes como nome, endereço ou telefone sobre a rede de saúde municipal, reunimos uma relação de Hospitais, Postos Médicos, Clínicas e Profissionais de saúde ji-paranaense.

Relação de Cartórios no município de Ji-Paraná RO

Nesta página você pode acessar a lista de Cartórios em Ji-Paraná com os serviços de registro civil de pessoas físicas e jurídicas, registro de imóveis, registro de títulos e documentos, tabelionato de notas, ofícios de protesto de títulos e também os cartórios judiciais onde tramitam os processos de fóruns de qualquer natureza.

Mapa de Ji-Paraná Online

Aqui você encontra um Mapa Online onde é possível navegar facilmente por toda cidade de Ji-Paraná-RO, ver imagem de satélite ou localizar ruas e endereços do município rondoniense.



Hotéis e Pousadas na cidade de Ji-Paraná

Disponibilizamos uma lista de Hotéis e Pousadas com ótimos preços no município de Ji-Paraná, clique no mapa para ver mais detalhes ou entre no link para mais opções de hospedagem na região.

Vagas de emprego em Ji-Paraná

Operador de Skinner
Vaga de emprego cadastrada em 24/09/2021
Marfrig Global Foods - Ji-Paraná - RO

Operador de Skinner Detalhes da vaga Responsável pelo desmembramento, modelagem, finalização e padronização das peças de origem bovina, visando garantir o atendimento à ficha técnica e especificações de qualidade, nas unidades frigoríficas ...

Auxiliar de Inspeção
Vaga de emprego cadastrada em 24/09/2021
Marfrig Global Foods - Ji-Paraná - RO

Auxiliar de Inspeção Detalhes da vaga Responsável pelo acompanhamento dos processos de produção, fiscalizando para que não se tenham contaminações, garantindo eficiência e melhores práticas durante a execução das tarefas; Garantir que os pr...

Mecânico Industrial
Vaga de emprego cadastrada em 24/09/2021
Marfrig Global Foods - Ji-Paraná - RO

Mecânico Industrial Detalhes da vaga Responsável por zelar pela conservação de máquinas, equipamentos, ferramentas e instrumentos, limpando, lubrificando e solicitando manutenção, visando assegurar o perfeito funcionamento, bem como evitar ...

Zeladora Ji-Paraná
Vaga de emprego cadastrada em 24/09/2021
Eucatur - Ji-Paraná - RO

Zeladora Ji-Paraná -- Descrição Responsável pela limpeza e manutenção interna dos ônibus . Requisitos A Partir do ensino Fundamental (completo ou incompleto), que apresente flexibilidade de horário de trabalho em escala; experiência com ati...

Coletor de Dados
Vaga de emprego cadastrada em 24/09/2021
Marfrig Global Foods - Ji-Paraná - RO

Coletor de Dados Detalhes da vaga Responsável por garantir a conferência do recebimento e expedição de mercadorias na linha de produção, estoque ou carregamento, visando garantir o correto cadastro e informações necessárias para emissão de ...

Agente de Passagens - JI-Paraná
Vaga de emprego cadastrada em 24/09/2021
Eucatur - Ji-Paraná - RO

Agente de Passagens - JI-Paraná -- Descrição O Agente é um profissional da área comercial, que gosta de atender bem o cliente fidelizando o máximo possível com perfil estratégico, com boa capacidade de resolução de problemas. Deve ser próat...

Mais vagas...


Últimas Notícias da cidade de Ji-Paraná

Acesse aqui as últimas notícias da cidade de Ji-Paraná, além de vídeos e twitters sobre o município.

Previsão do Tempo na cidade de Ji-Paraná do Estado de Rondonia

Condições de Tempo Hoje (01/01/1970), - :

Tornado

Temperatura: º C
Humidade do Ar: %
Velocidade do Vento: km/h

Previsão para os próximos dias:

01/01/1970 - Tornado. Max: Min:
01/01/1970 - Tornado. Max: Min:
01/01/1970 - Tornado. Max: Min:
01/01/1970 - Tornado. Max: Min:
01/01/1970 - Tornado. Max: Min:

Municípios vizinhos de Ji-Paraná

Nesta seção é possível encontrar as cidades vizinhas de Ji-Paraná-RO em um raio de até 50 km e também a quilometragem de distância emtre os centros dos municípios.

Presidente Médici - 32.5 km
Teixeirópolis - 33.9 km
Ouro Preto do Oeste - 39.6 km

Ajude a Divulgar a Histórias da cidade: Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco Agora mesmo!

Município de Ji-Paraná: Imagens da cidade e Região

Conheça um pouco mais da cidade ou relembre momento que passou em Ji-Paraná através de fotos e vídeos, fique a vontade para compartilhar está página e contar sua história em nossos comentários!

×

Página de Ji-Paraná

Se você encontrou algum dado incorreto, por favor, entre em contato consco e envie a correção junto a fonte da informação.
Link desta página
Município de Ji-Paraná
Última Atualização: 25/09/2021

Você conhece Ji-Paraná? Deixe seu comentário:

Estados


Seriços