Início » Rondônia » Guajará-Mirim


Guajará-Mirim - Rondônia



Guajará-Mirim faz parte do estado de Rondônia. É o segundo maior município do estado em extensão territorial, e o oitavo em população.

Em maio de 2009, na cidade do Rio de Janeiro, Guajará-Mirim recebeu o título de Cidade Verde, outorgado pelo Instituto Ambiental Biosfera em razão de seu mosaico de áreas protegidas, que fazem da cidade um dos maiores municípios brasileiros em áreas preservadas. Outras 29 cidades brasileiras também receberam o prestigiado prêmio.

A cidade também tem o primeiro jornal editado em língua indígena txapakura.

História da cidade de Guajará-Mirim

No ano de 1749, o piloto-mestre Antônio Nunes de Sousa, da expedição exploradora chefiada pelo sargento-mor Luiz Fagundes Machado, que saiu de Belém do Grão-Pará com

destino às minas de Mato Grosso, relacionou em seu diário dezessete cachoeiras nos rios Madeira e Mamoré, e dentre elas a última foi chamada de Guajará-Pequeno (Mirim).

O nome do município, que um dia seria criado naquela região, teria surgido no Século XVIII.

No dia 30 de abril de 1912 foi assentado o último dormente da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (EFMM), no Km 364, na estaca de Guajará-Mirim, nas proximidades da cachoeira de mesmo nome, no Rio Mamoré.

Pelos relatos acima, desde 1749 o nome Guajará-Mirim vem denominando aquele local: primeiro a cachoeira, por último a estação ferroviária, que surgiu no ponto final dos trens que seguiam de Porto Velho.

Gentílico: guajaramirense

Formação Administrativa

O governo de Mato Grosso pretendeu mudar o nome do lugar, transformando a povoação em distrito de paz do

Município de Santo Antônio do Rio Madeira com o nome de

Espiridião Marques, através da Resolução nº 879, de 26 junho de 1922.

Em 12 de julho de 1926, como o nome de Espiridião Marques não foi adotado pelos habitantes do lugar, o governo de Mato Grosso elevou através da Lei nº 962, a povoação à categoria de cidade com o nome de Guajará-Mirim.

Em 12 de julho de 1928, o governo de Mato Grosso, através da Lei nº 991, criou o Município de Guajará-Mirim, sendo mantido o nome da cidade.

Com a criação do Território Federal do Guaporé em 13 de setembro de 1943, através do decreto-lei nº 5.812, Guajará-Mirim passou a fazer parte da Divisão Político-Administrativa do novo território federal.

Fonte: IBGE

Autor do Histórico: MARILTON GOMES VIEIRA

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Guajará-Mirim: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Guajará-Mirim? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: