Início » Rondônia » Corumbiara


Corumbiara - Rondônia



Corumbiara faz parte do estado de Rondônia. Encontra-se a uma latitude 12°59′55" sul e a uma longitude 60°56′37" oeste, estando a uma altitude de 340 metros. A população avaliada em 2010 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) era de 8802 habitantes.

Originou do NUAR Nova Esperança, integrante do Projeto de Colonização Paulo de Assis Ribeiro / INCRA. Tornando-se destacado núcleo agropecuário, com expressivo desenvolvimento sócio-econômico, foi elevado a município pela Lei n.º 377, de 13 de fevereiro de 1992, com a denominação de Corumbiara em homenagem a esse importante rio afluente da margem direita do rio Guaporé.

A riqueza natural de corumbiara atraiu a atenção de pesquisadores da Unir Universidade Federal de Rondônia, que se propuseram a estudar e levantar a situação sócio-ambiental da área. Resultados preliminares indicam que a má utilização dos recursos naturais pode levar a região a um colapso ambiental. Principalmente no que tange à parte de recursos hídricos.

História da cidade de Corumbiara

Surgiu como núcleo urbano de apoio rural do Projeto Integrado de Colonização Paulo Assis Ribeiro, com o nome de Nova Esperança.

Gentílico: corumbiarense

Formação Administrativa

O Município de Corumbiara foi criado pela Lei nº 377, de 13 de fevereiro de 1992, com áreas desmembradas dos Municípios de Colorado do Oeste e Vilhena.

Fonte: IBGE

Autor do Histórico: GERINO ALVES DA SILVA FILHO

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Corumbiara: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Corumbiara? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: