Início » Rio Grande do Norte » Paraná


Paraná - Rio Grande do Norte



Paraná é uma cidade no interior do estado do Rio Grande do Norte, Região Nordeste do país. Situa-se na microrregião de Pau dos Ferros e mesorregião do Oeste Potiguar, localizando-se a uma distância de 439 quilômetros a oeste da capital do estado, Natal. Ocupa uma área de 81,390km², sendo que apenas 0,3682km² estão em perímetro urbano, e sua população foi estimada no ano de 2011 em 3976 habitantes, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, sendo então o 131º mais populoso do estado e décimo primeiro de sua microrregião.

A sede tem uma temperatura média anual de 28,1°C e na vegetação do município predomina a caatinga hiperxerófila. Com uma taxa de urbanização da ordem de 20,77% (2010), o município contava, em 2009, com três estabelecimentos de saúde. O seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0,609, considerando como médio pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento.

Paraná foi emancipado de Luís Gomes na década de 1960. Existem duas referências a respeito da origem do nome: uma se refere ao estado homônimo, localizado no sul do país, e a outra se refere a um antigo morador vindo de Santa Gertrudes, Paraíba: Vicente Paraná. Atualmente, o município é formado apenas pelo distrito sede e aquele que nasce em Paraná é denominado paranaense.

História da cidade de Paraná Rio Grande do Norte - RN

Ao redor de uma lagoa, situada nas proximidades de hoje Paraná, tornou-se outrora, um núcleo populacional denominado Lagoa da Serra. Tendo como primeiro habitante e fundador o Senhor Francisco Soares de Andrade, originário da comunidade Sítio Algodão, município de Lastro-PB, tendo sido o primeiro dono legal das terras por compra feita a posseiros oriundos de Icó-CE, em 1888, de nome: Antônio Fernandes. Tendo construído a primeira casa de taipa, onde foi propriedade do Senhor Nestor Pamplona.

Em razão da Lagoa referenciada anteriormente, determinou que fosse chamada de Paraná, por achar bonito esse nome, e por morar as margens da Lagoa um senhor chamado Vicente Paraná, que veio ali residir, trazido pelo senhor Francisco Soares de Andrade, vindo de Santa Gertrudes-PB, e por que todos os habitantes gostavam de se deslocar até a casa do mesmo, ou seja, Vicente Paraná, para visitá-lo, daí todos começaram a dizer que iam para Paraná, ficando assim incrustada na mente dos moradores circunvizinhos, este nome.

Gentílico: paranaense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Paraná, pela lei estadual nº 2772, de 10-05-1962, subordinado ao município de Luiz Gomes.

Elevado à categoria de município com a denominação de Paraná, pelo decreto estadual nº 2842, de 26-03-1963, desmembrado de Luiz Gomes. Sede no atual distrito de Paraná. Constituído do distrito sede. Instalado em 31-01-1964.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Paraná: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Paraná? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: