Início » Rio Grande do Norte » Cerro Corá


Cerro Corá - Rio Grande do Norte



Cerro Corá é um município no estado do Rio Grande do Norte (Brasil), localizado na microrregião da Serra de Santana. De acordo com o IBGE, no ano 2010 sua população é de em 10916 habitantes. Área territorial de 394km².

Os índios Canindés e Janduís, os primeiros habitantes da localidade, começaram uma sublevação no final do século XVII, e uma expedição dirigiu-se à região com o objetivo de reprimir o levante. Mas os grupos de povoamento só chegaram à localidade com a fixação de colonizadores, apenas no século seguinte, dedicados à agricultura e à pecuária.

A primeira proprietária de terras na localidade foi Adriana de Holanda Vasconcelos, que no ano de 1764 recebeu duas Datas de Terras. Dona Adriana doou parte da serra que ficava em suas terras a Nossa Senhora Santana, surgindo o nome Serra de Santana.

História da cidade de Cerro Corá Rio Grande do Norte - RN

AS PRIMEIRAS penetrações ocorreram no final do século XVII, com a chegada de uma expedição destinada a reprimir a sublevação dos índios canindés e janduís, habitantes da região.

Em 1764, recebendo duas datas de terras, Adriana Holanda de Vasconcellos tornou-se a primeira proprietária no atual Município. Posteriormente, doou parte da serra à Nossa Senhora de Santana, surgindo, daí, o nome Serra de Santana, estendido a todo o sistema de serras vizinhas.

O local da atual Cidade era ocupado, em 1886, pelo sítio Barro Vermelho, pertencente ao Major Lula Gomes, que ali fundou o Povoado, conhecido como Caraúbas, nome de uma espécie vegetal encontrada no lugar.

Em 1922, o Povoado teve seu nome mudado para Cerro Corá, uma homenagem ao derradeiro momento histórico da guerra do Paraguai.

Gentílico: cerro-coraense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Cerro-Corá, pela lei estadual nº 603, de 31-10-1938, subordinado ao município Currais Novos.

No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o distrito de Cerro-Corá, figura no município de Currais Novos.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1950.

Elevado à categoria de município com a denominação de Cerro-Corá, pela lei estadual nº 1031, de 11-12-1953, desmembrado de Currais Novos. Sede no antigo distrito de Cerro-Corá. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1954.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Cerro Corá: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Cerro Corá? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: