Tudo sobre Cornélio Procópio Estado do Paraná

Informações Gerais sobre a cidade de Cornélio Procópio

Coordenadas geográficas

O município de Cornélio Procópio fica localizado na latitude -23.1829 e longitude -50.6498 e faz parte do estado do Paraná.

Tamanho do Território de Cornélio Procópio

Com um total de 635,100 km², Cornélio Procópio de extensão territorial.

População de Cornélio Procópio

De acordo com dados do IBGE, Cornélio Procópio possui aproximadamente 47.847 habitantes.

Gentilício

As pessoas que nascem em Cornélio Procópio são chamados de procopense.

Administração municipal

Prefeito atual:AMIN JOSE HANNOUCHE.

História de Cornélio Procópio, Paraná

Ouvir com robot

Cornélio Procópio faz parte do estado do Paraná.

A cidade foi assim batizada em homenagem ao Coronel Cornélio Procópio de Araújo Carvalho, figura de destaque no Império durante o final do século XIX. O coronel foi o patrono da estação ferroviária do km 125, sendo este, o marco de toda a expansão econômica da região na qual está inserida a cidade.

O Coronel Procópio, falecido em 1909, deixou nove filhos, entre os quais Maria Balbina Procópio Junqueira, casada com seu primo em 2º grau, Francisco da Cunha Junqueira, dono da Gleba Laranjinha, o qual homenageou-a dando seu nome à cidade paranaense de Santa Mariana, que até então era apenas uma fazenda. Com o mesmo sentimento, cedeu o nome do sogro ao aglomerado urbano localizado no km 125, juntamente com a expansão da ferrovia.

História da cidade de CORNéLIO PROCóPIO PARANá Monografia - nº 502 Ano: 1971

ASPECTOS HistóricoS

As primeiras incursões ao Norte do Paraná foram feitas, certamente, por lavradores oriundos de São Paulo. No entanto, a primazia não coube exclusivamente aos paulistas, mas também aos mineiros, nordestinos e nortistas.

A origem de Cornélio Procópio, localizado quase nos limites do Paraná com o Estado de São Paulo, às margens do Paranapanema, data de 1920 quando o coronel Cornélio Procópio, paulista de Ribeirão Preto, doou cinco mil alqueires de terras situadas no local onde existe hoje o Município, ao seu genro, Francisco Junqueira. As glebas foram divididas em lotes ou datas, para facilitar sua aquisição e, terminados os trabalhos de loteamento, em 1926, ocorreu grande afluxo de moradores provindos de outros estados. Vinham, atraídos pela fertilidade das terras, especialmente os colonos paulistas que para ali afluíram no intuito de plantar café, uma vez que os terrenos em São Paulo já se tornavam de difícil aquisição. Posteriormente, a Cia. Agrícola Barbosa ali se estabeleceu, construindo uma estrada de rodagem, visando iniciar o ciclo cafeeiro com a venda de pequenos lotes de terra.

Com início da construção da estrada de ferro São Paulo-Paraná, houve nova corrente migratória, notadamente de São Paulo e Minas Gerais e, assim, em 1931, inaugurada a estação ferroviária Cornélio Procópio, denominação dada em homenagem ao coronel Cornélio Procópio, já era um povoado regularmente habitado, com tendência a crescer progressivamente.

Em face do seu desenvolvimento, tanto no setor social como no industrial e agropecuário, o povoado passou, mais tarde, a Distrito Judiciário do Município de Bandeirantes.

Corria o ano de 1937 quando surgiu a idéia de emancipação político-administrativa e, para tanto, uma comissão constituída de Júlio Mariucci, Francisco Lacerda Júnior, Augusto Cicolli, Oscar Dantas, Roberto da Rocha Leão, Vitorino Gomes, Alfeu Biagi, Francisco G. Sotto Maior, endereçou memorial ao então Interventor Federal do Paraná, Manoel Ribas, pleiteando a medida.

Coroada de êxito a iniciativa desses pioneiros, foi o Distrito elevado a Município e Comarca no ano de 1938. A instalação da sede ocorreu neste mesmo ano, sendo empossados Francisco Lacerda Júnior como Prefeito Municipal; Antônio Baltar Júnior, Juiz de Direito; Estevão dos Santos, Promotor Público e Luiz dos Santos, Delegado Regional de Polícia.

Formação Administrativa

Em 1932 Cornélio Procópio foi elevado a freguesia e integrava o Município de Bandeirantes (desmembrado do de Jacarézinho).

Por efeito do Decreto-lei estadual nº.6.212, de 18 de janeiro de 1938, deu-se ao Município de Bandeirantes a denominação de Cornélio Procópio, passando a sede municipal a localizar-se no distrito de igual nome. Desta forma, ficou o Município constituído de dois distritos: Cornélio Procópio e Bandeirantes.

Em virtude, porém, do Decreto-lei estadual nº. 6.282, de 24 de janeiro de 1 938, restaurou-se o Município de Bandeirantes, com desmembramento de parte do território de Cornélio Procópio. Este foi elevado a categoria de cidade em 15 de fevereiro de 1938, verificando-se sua instalação na mesma data. Era, segundo o Decreto-lei estadual nº 6.667, de 31 de março de 1938, formado de um só distrito, o de Cornélio Procópio, situação que perdurou até o quinquênio 1944-48.

Por ocasião do censo de 1950 o Município possuía quatro distritos: Cornélio Procópio (sede), Congonhas, Leópolis e Sertaneja. em 14 de novembro de 1 951 perdeu os dois últimos, transformados em municípios de iguais nomes.

Atualmente compõe-se de dois distritos: Cornélio Procópio (sede) e Congonhas.

Em 18 de janeiro de 1938, o Decreto-estadual nº. 6.213 criou a Comarca de Cornélio Procópio que, no quadro anexo ao Decreto-lei nº. 6.667, de 31 de março de 1938, abrangia apenas o termo judiciário da sede, formado pelos municípios de Cornélio Procópio e Jataí.

Na divisão territorial do Estado, em vigor no quinquênio 1939-43, estatuída pelo Decreto-lei estadual nº. 7.573, de 20 de outubro de 1938, a referida Comarca era constituída de dois termos: Cornélio Procópio e São Jerônimo, este criado com o Município de igual nome (antigo Jataí).

No quadro vigente no período 1944-48, estabelecido pelo Decreto-lei estadual nº.199, de 30 de dezembro de 1943, Cornélio Procópio formava novamente o termo Judiciário único da Comarca de idêntico nome, de vez que o de Araiporanga (ex-São Jerônimo), fora anexado a Comarca do mesmo nome, recém-criada.

A Comarca, de entrância intermediária, tem jurisdição sobre os municípios de Leópolis e Sertaneja.

Fonte: IBGE

DDD de Cornélio Procópio, Paraná

43

Como fazer uma ligação para Cornélio Procópio:

0 + Operadora + 43 + Telefone de destino

Veja o código das operadoras:

  • CTBC Telecom: 012 + 43 + telefone
  • Vivo: 015 + 43 + telefone
  • Aerotech: 017 + 43 + telefone
  • Claro: 021 + 43 + telefone
  • GVT: 025 + 43 + telefone
  • Oi Telemar: 031 + 43 + telefone
  • TIM: 041 + 43 + telefone
  • Sercontel: 043 + 43 + telefone

CEP de Cornélio Procópio

O Código Postal (CEP) geral de Cornélio Procópio, Paraná, é 86300000.

Prefeito: AMIN JOSE HANNOUCHE

Hospitais em Cornélio Procópio - PR

Procurando informações sobre a rede de saúde local? Aqui você encontra uma relação de Hospitais, Postos Médicos, Clínicas e Profissionais de saúde procopense.

Cartórios na cidade de Cornélio Procópio

Acesse a lista de Cartórios em Cornélio Procópio. Aqui você encontra serviços de registro civil de pessoas físicas e jurídicas, registro de imóveis, registro de títulos e documentos, tabelionato de notas, ofícios de protesto de títulos e também cartórios judiciais.

Mapa de Cornélio Procópio Online

Aqui você encontra um Mapa Online para navegar por toda a cidade de Cornélio Procópio - PR e localizar ruas e endereços do município paranaense.

Hotéis e Pousadas em Cornélio Procópio

Encontre Hotéis e Pousadas com ótimos preços em Cornélio Procópio. Acesse agora nossa página de hospedagens na região.

Vagas de emprego em Cornélio Procópio

Porteiro
Vaga de emprego cadastrada em 21/06/2024
IGC - Cornélio Procópio - PR

Seja bem-vindo à IGC, há mais de 55 anos produzindo e exportando café solúvel do Brasil para o mundo! Nossa missão é oferecer aos clientes produtos e serviços que aproveitem nossos recursos e sinergia, respeitando-os e atendendo os seus d...

Estágio em Marketing - Salário: R$ 1000 por mês
Vaga de emprego cadastrada em 21/06/2024
Portal do Estágio - Cornélio Procópio - PR

Irá atuar com postagem em mídias sociais, edições de fotos e vídeos, elaboração de copys. Beneficios: Vale Transporte; Formação Acadêmica: Superior cursando em Marketing. Experiência: Não é necessário experiência. Salário: 1...

OFICIAL DE REDE - CORNÉLIO PROCÓPIO/PR
Vaga de emprego cadastrada em 21/06/2024
Serede - Cornélio Procópio - PR

Realizar atividades em proximidades a rede elétrica; Realizar atividades em espaços confinados; Realizar atividades de instalações e lançamentos de cabos em blocos de dg, entrada de edifício, armários de distribuição e caixas terminais visa...

Auxiliar Administrativo
Vaga de emprego cadastrada em 21/06/2024
Sanetran - Cornélio Procópio - PR

Atuará nas atividades internas e demais funções pertinentes ao cargo. Necessário experiência na área de atuação. Beneficios: Formação Acadêmica: Não informado Experiência: Salário: A combinar Cargo: Auxiliar administrativo ...

OFICIAL DE REDE - CORNÉLIO PROCÓPIO/PR
Vaga de emprego cadastrada em 13/06/2024
Serede - Cornélio Procópio - PR

Se você sempre sonhou em trabalhar em uma das empresas que mais emprega no Brasil, que está em constante transformação e investe em projetos de inovação, essa é sua chance! Nosso maior desafio é promover e liderar a transformação do model...

Supervisor de Vendas
Vaga de emprego cadastrada em 13/06/2024
FOCSI o mercado precisa! - Cornélio Procópio - PR

Empresa do ramo alimenticio. Acompanhamento de vendedores nas rotas. - Roteiro de visista ao clientes. - Atendimento em setores vagos. - Treinamento de vendedores novos. - Apresentação de resultados. - Captação de Clientes. E...

Mais vagas...


Notícias sobre Cornélio Procópio

Confira as últimas notícias de hoje em Cornélio Procópio.

Previsão do tempo na região procopense

Veja a previsão do tempo em Cornélio Procópio: Nossos dados meteorológicos são fornecidos pelo INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) e são atualizados diariamente.

Municípios nas proximidades de Cornélio Procópio

Confira as cidades vizinhas de Cornélio Procópio - PR em uma distância de até 50 km.

Imagens da cidade e Região

Conheça mais sobre Cornélio Procópio através das imagens. Sinta-se à vontade para compartilhar esta página e contar sua história.

Ajude a divulgar a história de sua cidade, compartilhe esta página e, se você encontrou algo incorreto ou acredita que pode melhorar, FALE CONOSCO AGORA MESMO!

4.2 de 5 estrelas para o Município procopense  por Cidades do meu Brasil atualizado até 23/06/2024 - Cornélio Procópio - Paraná.

Deixe seu comentário:

Datas Comemorativas de Hoje

Dia+do+Atleta+Ol%C3%ADmpico

Dia do Atleta Olímpico

Atleta é o profissional dos desportos (preferencialmente atléticos) e das atividades físicas. O t...

Saiba Mais
Dia+do+Lavrador

Dia do Lavrador

Homenageado no dia 23, o lavrador exerce a função de cultivar a terra, é a partir de seus cuidado...

Saiba Mais
Versículo do Dia:
O Senhor é a minha força e o meu cântico; ele se tornou a minha salvação.
(Salmos 118:14)
Bíblia Online

 

Estados