CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Início » Piauí » Oeiras

Oeiras - Estado do Piaui

Município de Oeiras

Informações Gerais

Qual a localização da cidade?

O município de Oeiras pertence ao estado Piauí, ele fica localizado na latitude -7.01915 e longitude -42.1283.

Qual é o tamanho do território de Oeiras?

2702,486 km².

Qual a população?

Aproximadamente 36.971 habitantes segundo dados do IBGE.

Como se chama quem nasce em Oeiras?

oeirense.

Quem é o prefeito da cidade?

Atualmente o município é administrado por JOSE RAIMUNDO DE SÁ LOPES.

4.5 de 5 estrelas para o Município oeirense   by Cidades do meu Brasil atualizado até 25/06/2022 - Oeiras - Piauí.

Oeiras faz parte do estado do Piauí. Encontra-se a uma latitude 07º01′30" sul e a uma longitude 42º07′51" oeste, tendo uma população estimada em 2008 em 36.082 habitantes.

Oeiras teve origem numa capela fundada em 1695 e dedicada a Nossa Senhora da Vitória. O povoado foi elevado a vila e sede de concelho em 1712. Tornou-se capital do Piauí em 1759, sendo elevada a município em 1761. Foi capital até 1851. A criação de Oeiras se deu graças a "Domingos Afonso Mafrense" que atravessou sertões a esquerda do rio São Francisco e ali instalou as primeiras fazendas de gado do Piauí.

Segundo o dicionário onomástico etimológico de língua portuguesa, Oeiras pode vir pode vim do latim Aurarias, acusativo plural de aurarai, . Deste modo, o nome de Oeiras leva-nós a aproximar a fundação da povoação a a eventuais atividades auriferas no local.

História da cidade de Oeiras Piauí - PI

Diversas expedições tentaram a exploração das terras do atual Estado do Piauí. Dentre elas, a de Domingos Afonso Mafrense, em 1674, penetrou toda a região centro-sul, resultando o domínio de vasto sertão até o Parnaíba. Outra, vinda de Pernambuco, por influência da expedição de Mafrense, teria invadido os sertões de Cabrobó, avançando sempre para o nordeste. Acredita-se que ambas penetraram no território onde mais tarde se instalou a sede do Município de Oeiras.

Há registros de pedidos de sesmarias, feitos anteriormente (em 1667) por Mafrense, Julião Afonso Serra e outros, abrangendo a região que vai desde o Parnaíba até a Serra do Araripe. Sabe-se, por outro lado, que Mafrense fundou no local diversas fazendas, entre as quais a "Cabrobó", onde residiu, e que Serra organizou ali um arraial de índios domesticados. Dividem-se, por isso, entre os dois desbravadores as opiniões sobre quem se instalou primeiramente nas terras do atual Município, embora predominem as versões que indicam a primazia de Mafrense.

O fato é que no lugar com o nome de "Mocha", tomado de um riacho ali localizado, formou-se uma povoação, com capela filiada à freguesia de Cabrobó, da Diocese de Pernambuco. Essa povoação passou ao nível de freguesia, sob a invocação de Nossa Senhora da Vitória, em 1696, e foi elevada à categoria de vila em 1712.

Ao ser criada a Capitania do Piauí, em 1758 (Carta Régia de 29 de julho), a vila de Mocha, que era a seu maior núcleo, tornou-se sede do Govêrno. Somente em 1761 ganhou ela foros de cidades, passando, então, a denominar-se Oeiras, em homenagem ao Conde de igual nome, depois Marquês de Pombal.

Oeiras é considerada o núcleo mais antigo do Piauí e berço da história e colonização do Estado. Foi sede da Província até 1852, quando o Conselheiro Saraiva transferiu a capital para a "Chapada do Corisco", onde hoje se encontra Teresina.

Gentílico: oeirense

Formação Administrativa

Elevado à categoria de vila com a denominação de Mocha, por carta régia, de 30-06-1712. Sede na atual vila de Mocha. Instalado em 26-12-1717.

Elevado à condição de cidade com a denominação de Mocha, por carta régia de 19-06-1761.

Pelo ato de 13-11-1761, o município de Mocha passou a denominar-se Oeiras. Capital da antiga provincia até ao ano de 1852.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o município denominado Oeiras é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.

No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o município é constituído do distrito sede.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Alteração toponímica municipal

Mocha Paro Oéiras alterado, pelo ato de 31-11-1761.

Fonte: IBGE

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Qual o DDD da Cidade Oeiras?

89

Veja como fazer uma ligação para a cidade de Oeiras:

0 + Operadora + 89 + Telefone de destino

Como ligar para Oeiras pela

CTBC Telecom: 012 + 89 + telefone
Vivo: 015 + 89 + telefone
Aerotech: 017 + 89 + telefone
Claro: 021 + 89 + telefone
GVT: 025 + 89 + telefone
Oi Telemar: 031 + 89 + telefone
TIM: 041 + 89 + telefone
Sercontel: 043 + 89 + telefone
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Oeiras CEP Geral do município

O CEP, Código postal ou Código de Endereçamento Postal é um código desenvolvido com o intuito de facilitar o encaminhamento e a entrega das correspondência, na cidade de Oeiras Piauí o CEP geral é 64500000.

Prefeitura Municipal de Oeiras

Endereço: Pça. das Vitórias, 37, Centro, Oeiras - PI, CEP: 64500000
Telefone / Fax:(89) 3462-2842 (89) 3462-2842
Prefeito: JOSE RAIMUNDO DE SÁ LOPES

Hospitais no município de Oeiras - Piauí

Se você está procurando informaçoes como nome, endereço ou telefone sobre a rede de saúde municipal, reunimos uma relação de Hospitais, Postos Médicos, Clínicas e Profissionais de saúde oeirense.

Relação de Cartórios do município

Nesta página você pode acessar a lista de Cartórios em Oeiras com os serviços de registro civil de pessoas físicas e jurídicas, registro de imóveis, registro de títulos e documentos, tabelionato de notas, ofícios de protesto de títulos e também os cartórios judiciais onde tramitam os processos de fóruns de qualquer natureza.

Mapa de Oeiras Online

Aqui você encontra um Mapa Online onde é possível navegar facilmente por toda cidade de Oeiras-PI, ver imagem de satélite ou localizar ruas e endereços do município piauiense.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Hotéis e Pousadas na cidade

Disponibilizamos uma lista de Hotéis e Pousadas com ótimos preços no município de Oeiras, clique no mapa para ver mais detalhes ou entre no link para mais opções de hospedagem na região.

Vagas de emprego em Oeiras

Eletrotécnico
Vaga de emprego cadastrada em 31/05/2022
Oeiras - Piauí

Técnico/ automação bancária vaga temporária 180 dias cargo: Técnico requisitos exigidos: Diploma de conclusão ou cursando nas áreas: Técnico em automação industrial/eletroeletrônica/ eletromecânica/ eletrônico-eletrotécnica e mecatrônica );...

Mais vagas...


Últimas Notícias da cidade de Oeiras

Acesse aqui as últimas notícias da cidade de Oeiras, além de vídeos e twitters sobre o município.

Previsão do tempo na região oeirense

Clique aqui para ver a previsão do tempo em Oeiras, os dados meteorológicos são fornecidos pelo INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) e atualizados diariamente.


Municípios vizinhos de Oeiras

Nesta seção é possível encontrar as cidades vizinhas de Oeiras-PI em um raio de até 50 km e também a quilometragem de distância emtre os centros dos municípios.

Colônia do Piauí - 23.6 km
São João da Varjota - 27.8 km
Santa Rosa do Piauí - 30.0 km
Wall Ferraz - 34.1 km
Cajazeiras do Piauí - 38.0 km
Santa Cruz do Piauí - 44.2 km
Paquetá - 48.1 km
Ipiranga do Piauí - 48.2 km
Tanque do Piauí - 49.7 km
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Imagens da cidade e Região

Conheça um pouco mais da cidade ou relembre momento que passou em Oeiras através de fotos e vídeos, fique a vontade para compartilhar está página e contar sua história em nossos comentários!

Ajude a divulgar a história de sua cidade, compartilhe essa página e se você encontrou alguma coisa incorreta ou acha que pode melhorar, FALE CONOSCO AGORA MESMO!

Última Atualização: 25/06/2022

Você conhece Oeiras? Deixe seu comentário:

Seriços