Início » Piauí » Dirceu Arcoverde


Dirceu Arcoverde - Piauí



Dirceu Arcoverde faz parte do estado do Piauí. Encontra-se a uma latitude 09º20′17" sul e a uma longitude 42º25′40" oeste, estando a uma altitude de 740 metros. Situa-se na microrregião de São Raimundo Nonato, mesorregião do Sudoeste Piauiense. A população avaliada em 2009 era de 6.200 habitantes.

Possui uma área de 1035,2km². Foi criado em 1979 por desmembramento de São Raimundo Nonato e teve como principal distrito Fartura do Piauí, que hoje é município próprio, de onde saiu os maiores políticos da região. Sua economia esta voltada ao setor primario e terciario. No mês de maio,ocorre a festa da padroeira do município, Nossa Senhora de Fátima,em frente a Catedral durante nove dias com a apresentação de artistas da terra e a participação de toda a comunidade e circunvizinhos.No santuario Senhor do Bomfim, localizado em queimadas, o festejo do padroeiro Senhor do Bonfim ocorre no mês de agosto dias 05 e 06 sendo a maior atração turística do município.

Por volta de 1880, na antiga fazenda Bom Jardim começou a surgir o povoado do mesmo nome espontaneamente. Passado alguns anos, o povoado já era habitado por poucas dezenas de casas,isto devido a multiplicação das familias e pelo favorecimento das áreas perto do açude, o que facilitou a agricultura e a pecuária. A religião fazia parte do cotidiano através das dezobrigas; denominação dada às missas celebradas na época, os padres andavam montados em burros, saiam de Sao Raimundo Nonato, celebravam no povoado São Lourenço,Bom Jardim e capela do Senhor do Bomfim no povoado Queimadas. Padres como Francisco, Geronimo e Antonio foram pioneiros nestas celebrações. A primeira professora a ministrar aulas foi "Tia Cotinha", na Fazenda Urubu. Os métodos eram rigorosos, e o uso de palmatoria era frequente em alunos que não cumpriam os seus deveres. Outro método usado era a Licença, peça de madeira ou pedra de forma quadrada que os alunos pegavam para sair temporiariamente da sala de aula, e os outros só saiam quando o outro voltasse à sala.

História da cidade de Dirceu Arcoverde Piauí - PI

Embora o processo de formação do município só tenha iniciado ainda em 1880, sua instalação só ocorreu em 1940. No princípio o nome era Bom Jardim. Quando foi criado ganhou o nome do senador que faleceu no exercício do cargo. é um dos municípios mais quentes do Estado. No período seco, que dura até oito meses, a temperatura chega a 39ºC. A vegetação predominante é a Caatinga arbórea e arbustiva. A distância para Teresina é de 470 quilômetros e faz limite com os municípios de São Raimundo Nonato, São Lourenço do Piauí, Coronel José Dias, Fartura do Piauí e o estado da Bahia.

No ano de 1962 foi emancipado o povoado Bom Jardim, onde teve Tidinho como prefeito nomeado até que as eleições se realizassem, mas em 1964 retomou à condição de povoado.

Em 1982 ocorreram as primeiras eleições onde o candidato Olímpio Dias dos Passos foi eleito prefeito municipal e teve uma gestão de 6 anos (1982-1988), quando foi substituído por Hipólito Miguelino Braga.

Gentílico: acoverdense

Formação Administrativa

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Dirceu Arcoverde, pela lei estadual nº 3701, de 30-11-1979, desmembrado de São Raimundo Nonato. Sede no povoado de Bom Jardim. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-02-1983 .

Em divisão territorial datada de 1-VII-1983, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Dirceu Arcoverde: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Dirceu Arcoverde? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: