Início » Piauí » Barreiras do Piauí


Barreiras do Piauí - Piauí



Barreiras do Piauí faz parte do estado do Piauí. Encontra-se a uma latitude 09º55′31" sul e a uma longitude 45º28′30" oeste, estando a uma altitude de 400 metros. A população avaliada em 2004 era de 3 210 habitantes. É o único município piauiense que faz divisa com o estado do Tocantins. Possui uma área de 1962,8km².

História da cidade de Barreiras do Piauí Piauí - PI

Histórico - Marcolino Barreira e seus familiares, em 1809, chegaram ao local onde hoje se acha encravada a sede do município de Barreiras do Piauí. Procedentes de Oeiras, estabeleceram uma fazenda de gado bovino nas proximidades do riacho "Riacho dos Meios".

O comércio de gado se desenvolveu na localidade, que recebeu o nome de "Fazenda Meios" e atraiu outras famílias que ali se radicaram.

Em 1888, foi construída a Capela de São Francisco de Assis, e celebrada, no mesmo ano, pelo padre Guilherme, a primeira missa. A solenidade marcou o início do núcleo, que passou a se denominar povoado Meios. Bias Barreiras de Macedo, natural do Povoado e Prefeito de Gilbués, promoveu sua elevação a sede municipal, em 1962. Recebeu a denominação de Barreiras do Piauí, em homenagem à primeira família moradora no lugar. A instalação deu-se no mesmo ano.

Gentílico: barreirense

Formação Administrativa

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Barreiras do Piauí, pela lei estadual nº 2355, de 05-12-1962, desmembrado de Gilbuês. Sede no atual distrito de Barreiras do Piauí ex-povoado de Meios. Constituído do distrito sede. Instalado em 29-12-1962.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Barreiras do Piauí: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Barreiras do Piauí? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: