Tudo sobre Timbaúba Estado de Pernambuco

Informações Gerais sobre a cidade de Timbaúba

Coordenadas geográficas

O município de Timbaúba fica localizado na latitude -7.50484 e longitude -35.3119 e faz parte do estado de Pernambuco.

Tamanho do Território de Timbaúba

Com um total de 292,985 km², Timbaúba de extensão territorial.

População de Timbaúba

De acordo com dados do IBGE, Timbaúba possui aproximadamente 50.956 habitantes.

Gentilício

As pessoas que nascem em Timbaúba são chamados de timbaubense.

Administração municipal

Prefeito atual:MARINALDO ROSENDO DE ALBUQUERQUE.

História de Timbaúba, Pernambuco

Ouvir com robot

Timbaúba é um município localizado na Zona da Mata Norte do estado de Pernambuco, na região Nordeste do Brasil. O município abrange 4 distritos: Vila Cruangi, Queimadas, Livramento de Tiuma e Catucá além dos povoados. Timbaúba foi uma forte influência no comércio da rede e do calçado, grande parte da população em meados do século XX sobreviviam do comércio da rede. O município já teve várias fábricas de calçados onde venderam tanto no Brasil quanto no exterior onde passaram a criar: "made in Timbaúba"

"Timbaúba" é derivado do termo tupi timbo′ïwa, que significa "árvore da espuma". É uma referência à Stryphnodendron guianense, uma árvore da família das leguminosas.

O território do atual município de Timbaúba pertencia à Capitania de Itamaracá, doada a Pero Lopes de Souza. A capitania estendia-se desde a foz do Rio Santa Cruz, ao Sul da Ilha de Itamaracá, até a Baía da Traição, ao Norte, numa extensão de 86 léguas de terra no litoral e, daí, atingia até o meridiano de Tordesilhas. No início, a economia era baseada na exploração do pau-brasil.

História da cidade de Timbaúba Pernambuco - PE

Na primeira metade do século XIX, à margem direita do rio Capibaribe-Mirim, também conhecido como rio das Capivaras, surgiu um núcleo populacional, composto de gente honesta e trabalhadora, denominado Mocós e onde havia uma feira.

Nas proximidades do povoado havia uma fazenda conhecida pelonome "árvore de Espuma", pertencente ao português, Antônio José Guimarães, que além das suas atividades agropastoris mantinha um estabelecimento comercial onde vendia tecidos e gênero diversos.

Com capacidade de liderança, o senhor Antônio José Guimarães que havia conquistado posição de destaque na localidade impôs a transferência da feira para o pátio de sua fazenda. Começou daí a formação de novo povoado. Com auxílio da população a esposa do fazendeiro fez construir uma capela em homenagem a Nossa Senhora das Dores.

Após vinte e quatro, cansada, a população de localidade, não suportando mais surgiu uma fase de maior desenvolvimento para a localidade.

Em 1873, no dia 28 de maio por força da Lei nº 1103, da Assembléia Provincial de Pernambuco, foi criada a paróquia, que obteve assim sua independência. Com um crescente desenvolvimento social e econômico, os timbaubenses procuraram sua emancipação política, que o obtieram com a promulgação da Lei nº 1363, de 8 de abril de 1879, que criou o município e comarca de Timbaúba, sendo a povoação elevada à categoria de vila.

Gentílico: timbaubense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Timbaúba, pela lei provincial nº 1103, de 28-05-1873, subordinado ao município de Itambé.

Elevado à categoria de vila com a denominação de Timbaúba, pela provincial nº 1363, de 08-04-1879, desmembrado de Itambé. Instalada em 21-04-1892.

Elevada à condição de cidade e sede do município com a denominação de Timbaúba, pela lei provincial, nº 1811, de 27-06-1884.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o município aparece constituído de 3 distritos: Timbaúba, Cruanji e São Vicente.

Pela lei estadual nº 1931, de 11-09-1928, desmembra do município de Timbaúba o distrito de São Vicente. Elevado à categoria de município.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o município é constituído de 2 distritos: Timbaúba e Cruanji.

Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, o município aparece constituído de 3 distritos: Timbaúba, Cruanji e Livramento de Tiuma.

No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o município é constituído de 3 distritos: Timbaúba, Cruanji e Livramento de Tiuma.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído de 3 distritos: Timbaúba, Cruanji e Livramento de Tiuma.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Fonte: IBGE

DDD de Timbaúba, Pernambuco

81

Como fazer uma ligação para Timbaúba:

0 + Operadora + 81 + Telefone de destino

Veja o código das operadoras:

  • CTBC Telecom: 012 + 81 + telefone
  • Vivo: 015 + 81 + telefone
  • Aerotech: 017 + 81 + telefone
  • Claro: 021 + 81 + telefone
  • GVT: 025 + 81 + telefone
  • Oi Telemar: 031 + 81 + telefone
  • TIM: 041 + 81 + telefone
  • Sercontel: 043 + 81 + telefone

CEP de Timbaúba

O Código Postal (CEP) geral de Timbaúba, Pernambuco, é 55870000.

Prefeitura Municipal de Timbaúba
Endereço: Rua Dr. Alcebíades, 276, Centro, Timbaúba - PE, CEP: 55870000
Telefone / Fax:(81) 3631-3485/ 9112-7284 (87) 3631-0215
Prefeito: MARINALDO ROSENDO DE ALBUQUERQUE

Hospitais em Timbaúba - PE

Procurando informações sobre a rede de saúde local? Aqui você encontra uma relação de Hospitais, Postos Médicos, Clínicas e Profissionais de saúde timbaubense.

Cartórios na cidade de Timbaúba

Acesse a lista de Cartórios em Timbaúba. Aqui você encontra serviços de registro civil de pessoas físicas e jurídicas, registro de imóveis, registro de títulos e documentos, tabelionato de notas, ofícios de protesto de títulos e também cartórios judiciais.

Mapa de Timbaúba Online

Aqui você encontra um Mapa Online para navegar por toda a cidade de Timbaúba - PE e localizar ruas e endereços do município pernambucano.

Notícias sobre Timbaúba

Confira as últimas notícias de hoje em Timbaúba.

Previsão do tempo na região timbaubense

Veja a previsão do tempo em Timbaúba: Nossos dados meteorológicos são fornecidos pelo INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) e são atualizados diariamente.

Municípios nas proximidades de Timbaúba

Confira as cidades vizinhas de Timbaúba - PE em uma distância de até 50 km.

Ferreiros - 10.4 km
Camutanga - 12.1 km
Aliança - 14.7 km
Macaparana - 15.4 km
Vicência - 16.8 km
Juripiranga - 18.1 km
Itabaiana - 19.3 km
Buenos Aires - 24.4 km
Condado - 25.1 km
Itambé - 25.8 km

Imagens da cidade e Região

Conheça mais sobre Timbaúba através das imagens. Sinta-se à vontade para compartilhar esta página e contar sua história.

Ajude a divulgar a história de sua cidade, compartilhe esta página e, se você encontrou algo incorreto ou acredita que pode melhorar, FALE CONOSCO AGORA MESMO!

4.2 de 5 estrelas para o Município timbaubense  por Cidades do meu Brasil atualizado até 26/02/2024 - Timbaúba - Pernambuco.

Deixe seu comentário:

Datas Comemorativas de Hoje

Dia+do+Comediante

Dia do Comediante

Dia 26 de fevereiro é o dia daquelas pessoas que nos fazem chorar… de tanto rir! A comédia é u...

Saiba Mais
Versículo do Dia:
Estou convencido de que aquele que começou boa obra em vocês, vai completá-la até o dia de Cristo Jesus.
(Filipenses 1:6)
Bíblia Online

 

Estados