Início » Pernambuco » Terra Nova


Terra Nova - Pernambuco



Terra Nova faz parte do estado de Pernambuco.

A região onde está situada Terra Nova foi ocupado por sesmarias doadas pela poderosa Casa da Torre (cuja família, Garcia D′Ávila acumulou o maior latifundio brasileiro incluindo boa parte dos atuais estados da Bahia, do Sertão de Pernambuco, do Piauí e Carirí Cearense) ao fazendeiro Antonio Pereira da Costa. As lutas entre os sesmeiros e os grupos indígenas carirís misturados com grupos de origem tupí e africanos refugiados no litoral é recordado no nome de sítios como Contendas e Trincheira na fronteira do município com o vizinho Salgueiro, onde ainda hoje habitam descendentes de Antonio Pereira. Estes, de origem mestiça entre lavradores portugueses, índígenas e africanos, se misturaram com famílias de origem européia, provalvelmente filhos de reliogiosos ou aventureiros como as famílias Callou e Arnoud, de origem francesa, com os descendentes de Manoel de Sá fundador de Salgueiro-PE, Antonio da Cruz Neves, autor do Massacre do Ouro Preto, que eliminou os índios da região e Francisco Magalhães Barreto e Sá, fundador de Barbalha-CE. Descendia destes grupos o Coronel Geremias Sá, sua mulher Joaquina Parente de Sá Barreto, "Branca", e seu filho Glicério de Sá Parente que lideraram a cidade na sua emancipação política e o também coronel Pereira Dum das Taíras, atual distrito de Guaraní.

Os fazendeiros baianos e cearenses que ocuparam o município se dedicaram a pecuária extensiva, na chamada civilização do couro, vendido para o Carirí cearense e a região dos São Francisco. Contavam com escravos negros e agregados mestiços e índios conformados com a dominção desta aristocracia. Mais tarde, brancos pobres e ciganos chegaram ao território conquistando pequenas propriedades e se dedicando ao comércio. Dessa forma a população se dividiu em três classes, Famílias tradicionais de fazendeiros aparentados, brancos pobres e "cabras". Com o tempo, os negros conquistaram pequenos territórios, onde se dedicavam à agricultura de subsistência, formando verdadeiros quilombos, como Contendas, no município vizinho de Salgueiro - que foram trazidos para o local pelo "major" João Parente de Sá Barreto, primo de dona Branca - que conseguiu o ′status′ de Comunidade Quilombola.

História da cidade de Terra Nova Pernambuco - PE

Aproximadamente a 95 anos atras existia um terreno que o chamavam Novo Roçado ou Roça Nova e por intermédio deste nome originou-se a palavra TERRA NOVA que deu atual nome. Naquela época só habitava no referido local, Srs. José do Inês, João Felipe, João Morais, Manoel Felipe e Belarmino, sendo proprietário do terreno o Sr. Jeremias Parente de Sá.

Certo dia, José de Inês e seus companheiros, convidaram o Coronel Jeremias para criar uma feira, ficando para escolher o dia e data certa quando todos concordassem, pois não queria que coincidisse com as feiras das cidades vizinhas. a 16 de novembro de 1893 foi inaugurado, isto, é realizada a 1º feira, ficando definitivamente na quinta-feira, muito tempo depois passou a vila, sendo 3º distrito de Parnamirim.

Gentílico: terra-novense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Terra Nova, pela lei municipal nº 3, de 13-06-1896, subordinado ao município de Leopoldina. Tendo sede do distrito na povoação Pau Ferrado, pela lei municipal nº 9, de 11-12-1904, transfere a sede do distrito da população de Pau Ferrado para o de Mocambo.

Pela lei municipal de 19-01-1911, a sede volta a denominar-se Terra Nova.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o distrito de Terra Nova figura no município de Leopoldina.

Assim permanecendo em divisão administrativa referente ao ano de 1933.

Pelo decreto-lei estadual nº 314, de 27-06-1934, é extinto o município de Leopoldina, passando o território de Leopoldina anexado aos municípios Granito ex-Bodocó, Salgueiro e Serrinha.

Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, o distrito de Terra Nova figura no município de Granito.

Pela lei 92, de 31-03-1938, o distrito de Leopoldina passa a pertencer ao município de Bodocó transferindo de sede, conservando o distrito de Granito.

Pelo decreto-lei estadual nº 235, de 09-12-1938, é recriado o distrito de Terra Nova e anexado no município de Leopoldina.

Pelo decreto-lei nº 952, 31-12-1943, o município de Leopoldina, passou a denominar-se Parnamirim.

No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o distrito de Terra Nova figura no município Parnamirm ex-Leopoldina.

Em divisão territorial datada de I-VII-1955, o distrito de Terra Nova figura no município de Parnamirim.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de I-VII-1960.

Elevado à categoria do município com a denominação de Terra Nova, pela lei estadual nº 3340, de 31-12-1958, desmembrado de Parnamirim. Sede no antigo distrito de Terra Nova. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-03-1962.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Alterações toponímicas distritais

Terra Nova para o Mocambo alterado pela lei municipal nº 3, de 13-03-1896. Mocambo para Terra Nova alterado, pela lei municipal de 19-01-1911.

Transferência distrital

Pelo decreto-lei estadual nº 314, de 27-06-1934, transfere o distrito de Terra Nova do município de Leopoldina para os de Granito, Salgueiro e Serrinha. Pelo decreto-lei estadual nº 235, de 09-12-1938, transfere o distrito de Terra Nova dos municípios Granito, Salgueiro e Serrinha para o de Leopoldina Pelo decreto-lei estadual nº 952, de 31-12-1943, transfere o distrito de Terra Nova do município de Leopoldina para Parnamirim.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Terra Nova: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Terra Nova? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: