Tudo sobre Solidão Estado de Pernambuco

Informações Gerais sobre a cidade de Solidão

Coordenadas geográficas

O município de Solidão fica localizado na latitude -7.59472 e longitude -37.6445 e faz parte do estado de Pernambuco.

Tamanho do Território de Solidão

Com um total de 138,399 km², Solidão de extensão territorial.

População de Solidão

De acordo com dados do IBGE, Solidão possui aproximadamente 5.993 habitantes.

Gentilício

As pessoas que nascem em Solidão são chamados de solidanense.

Administração municipal

Prefeito atual:DJALMA ALVES DE SOUZA.

História de Solidão, Pernambuco

Ouvir com robot

Solidão faz parte do estado de Pernambuco.

O atual município de Solidão teve origem em meados do século XIX, quando o senhor Euzébio, conhecido como o bandeirante, andava a procura de minérios, e chegando a essa localidade montou morada sob um pé de juá, posteriormente comprou terras onde foi morar com sua família.

Tempos depois deu as terras a sua filha chamada Conceição, que depois de algum tempo vendeu a um senhor vindo de Monteiro na Paraíba, chamado Jesuíno Pereira, por volta de 1870, embora só veio morar na localidade em 1907, quando começou a construir algumas casas de alvenaria. Jesuíno era um homem religioso e resolveu convidar o padre Carlos Cottart de Afogados da Ingazeira, para celebrar uma missa em sua casa, no ano de 1910. Quando o padre chegou na casa do senhor Jesuíno, disse: - Que solidão! - Jesuíno não sabia o que significava aquela palavra e perguntou ao padre o seu significado. O padre lhe respondeu que solidão é um lugar deserto, isolado. Desde então o local ficou sendo chamado de Solidão.

História da cidade de Solidão Pernambuco - PE

Segundo depoimento de pessoas idosas, o atual município de Solidão teve origem no meado do século XIX, quando o senhor Euzébio, conhecido como o bandeirante, andava a procura de minérios, e chegando nessa localidade ficou morando sob um juazeiro, depois adquiriu as terras onde fixou residência com sua família.

Com o passar do tempo doou as terras a sua filha de nome Conceição, que posteriormente vendeu a um senhor vindo do município de Monteiro, Paraíba, por nome de Jesuíno Pereira, por volta de 1870, embora só veio morar na localidade em 1907, quando começou a construir algumas casas de tijolos (alvenaria). Por ser um homem religioso resolveu convidar o padre Carlos Cottart que morava em Afogados da Ingazeira, para celebrar uma missa em sua residência, exatamente no ano de 1910, quando o padre chegou na casa do senhor Jesuíno, exclamou Que solidão! e o anfitrião perguntou-lhe, que significa isso e o padre respondeu-lhe, solidão é um lugar deserto, isolado, e então ficou sendo chamado de solidão.

Era vontade do Sr. Jesuíno construir uma capela para devoção, porem faleceu mesmo antes de iniciar a obra, ficando a incumbência com sua viúva e o senhor João Batista de Oliveira, naturalmente com ajuda de todos os moradores. A construção ficou pronta em 1947 e foi colocada a imagem de Nossa Senhora de Lourdes, que é a padroeira do município.

Como a cidade fica localizada no sopé da Serra do mesmo nome, o padre Osvaldo da cidade de Tabira, juntamente com a população, construíram uma escadaria com uma gruta onde colocaram uma imagem de Nossa Senhora de Lourdes, ao lado da gruta começou a minar por entre as pedras uma água límpida, que foi usada bastante tempo como milagrosa e começou a surgir as romarias, até os dias atuais são pagas bastantes promessas à Nossa Senhora de Lourdes pelos romeiros, por graças alcançadas.

Gentílico: solidanense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Solidão pela lei municipal nº 3, de 10-02-1937, subordinado ao município de Afogados da Ingazeira.

No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o distrito de Solidão figura no município de Afogados da Ingazeira.

Pela lei estadual nº 418, de 31-12-1948, o distrito de Solidão passou a fazer parte do novo município de Tabira. Confirmado pela lei estadual nº 421, de 31-12-1948.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito de Solidão figura no município de Tabira.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de de 1-VII-1960.

Elevado à categoria de município com denominação de Solidão, pela lei estadual nº 4969, de 20-12-1963, desmembrado de Tabira. Sede no antigo distrito de Solidão. Constituído do distrito sede. Instalado em 14-03-1964.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1968, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Transferência distrital

Pela lei estadual nº 418, de 31-12-1948, confirmado pela lei estadual nº 421, de 31-12-1948, transfere o distrito de Solidão do município de Afogados da Ingazeira para o novo município de Tabira.

LOCALIZAçãO MUNICIPAL

O município está localizado na Macrorregião do Sertão Pernambucano e na Microrregião do Pajeú, com uma área territorial de 130,1 km2, limitando-se ao Norte com o estado da Paraíba, ao Sul com Carnaíba e Afogados da Ingazeira, Leste com Tabira, ao Oeste com o estado da Paraíba. A sede municipal está a 600 m de altitude em relação ao nível do Mar, Tem sua posição geográfica determinada pelo paralelo de -7º 35 60 da latitude -37 39 07,25 de longitude.

O clima é semiárido quente, com temperaturas variando entre 20º C e 36ºC

Fonte: IBGE

DDD de Solidão, Pernambuco

87

Como fazer uma ligação para Solidão:

0 + Operadora + 87 + Telefone de destino

Veja o código das operadoras:

  • CTBC Telecom: 012 + 87 + telefone
  • Vivo: 015 + 87 + telefone
  • Aerotech: 017 + 87 + telefone
  • Claro: 021 + 87 + telefone
  • GVT: 025 + 87 + telefone
  • Oi Telemar: 031 + 87 + telefone
  • TIM: 041 + 87 + telefone
  • Sercontel: 043 + 87 + telefone

CEP de Solidão

O Código Postal (CEP) geral de Solidão, Pernambuco, é 56795000.

Prefeitura Municipal de Solidão
Endereço: Rua Luiz Carolino de Siqueira, 184, Centro, Solidão - PE, CEP: 56795000
Telefone / Fax:(87) 3830 1126/1117 (87) 3830-1117
Prefeito: DJALMA ALVES DE SOUZA

Hospitais em Solidão - PE

Procurando informações sobre a rede de saúde local? Aqui você encontra uma relação de Hospitais, Postos Médicos, Clínicas e Profissionais de saúde solidanense.

Cartórios na cidade de Solidão

Acesse a lista de Cartórios em Solidão. Aqui você encontra serviços de registro civil de pessoas físicas e jurídicas, registro de imóveis, registro de títulos e documentos, tabelionato de notas, ofícios de protesto de títulos e também cartórios judiciais.

Mapa de Solidão Online

Aqui você encontra um Mapa Online para navegar por toda a cidade de Solidão - PE e localizar ruas e endereços do município pernambucano.

Notícias sobre Solidão

Confira as últimas notícias de hoje em Solidão.

Previsão do tempo na região solidanense

Veja a previsão do tempo em Solidão: Nossos dados meteorológicos são fornecidos pelo INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) e são atualizados diariamente.

Municípios nas proximidades de Solidão

Confira as cidades vizinhas de Solidão - PE em uma distância de até 50 km.

Água Branca - 9.31 km
Tabira - 11.8 km
Juru - 20.1 km
Ingazeira - 22.1 km
Tavares - 25.2 km
Quixaba - 25.3 km
Imaculada - 27.3 km
Carnaíba - 27.5 km
Santa Terezinha - 30.3 km
Iguaracy - 30.3 km
Tuparetama - 36.1 km

Imagens da cidade e Região

Conheça mais sobre Solidão através das imagens. Sinta-se à vontade para compartilhar esta página e contar sua história.

Ajude a divulgar a história de sua cidade, compartilhe esta página e, se você encontrou algo incorreto ou acredita que pode melhorar, FALE CONOSCO AGORA MESMO!

4.2 de 5 estrelas para o Município solidanense  por Cidades do meu Brasil atualizado até 24/02/2024 - Solidão - Pernambuco.

Deixe seu comentário:

Datas Comemorativas de Hoje

Dia+da+conquista+do+Voto+feminino+no+Brasil

Dia da conquista do Voto feminino no Brasil

No código eleitoral Provisório (Decreto 21076), de 24 de fevereiro de 1932, o voto feminino no Bra...

Saiba Mais
Nascimento+de+Steve+Jobs

Nascimento de Steve Jobs

Steven Paul Jobs (São Francisco, Califórnia, 24 de fevereiro de 1955 — Palo Alto, Califórnia, 5...

Saiba Mais
Versículo do Dia:
O Senhor é a minha luz e a minha salvação; a quem temerei? O Senhor é o meu forte refúgio; de quem terei medo?
(Salmos 27:1)
Bíblia Online

 

Estados