Início » Pernambuco » Jaqueira


Jaqueira - Pernambuco



e São Benedito do Sul.

Jaqueira faz parte do estado de Pernambuco.

O povoado surgiu a partir de um ponto de parada dos almocreves, que eram os homens que transpotavam cargas em animais para abastecer de gêneros alimentícios, vestuário e outras mercadorias para povoados, vilas e cidades da região entre a localidade de Una (hoje Palmares) e a Lagoa dos Gatos, que era um centro abastecedor. Tal parada devia-se a duas jaqueiras que ofereciam uma boa sombra e tornou-se ponto de encontro entre os almocreves, gerando um pequeno comércio no local. A partir daí, surgiram as primeiras residências, durante o século XIX.

História da cidade de Jaqueira Pernambuco - PE

O nome Jaqueira provém de uma árvore centenária, ainda hoje frutificando, situada no pátio Quadro.

Conta-se que por ser a rota mais curta para o município de Lagoa dos Gatos, na época de calor aproveitavam para descansar embaixo de uma frondosa jaqueira, que assim passou a ser um ponto de referência, onde marcava-se encontro, nascendo assim um pequeno comércio, algumas casas residenciais, dando origem ao povoado de Jaqueira, depois elevado a categoria de vila e por fim, segundo distrito do município de Maraial.

Gentílico: jaqueirense

Formação administrativa

Distrito criado com a denominação de colônia Isabel, pela lei municipal nº 57, de 17-12-1904, subordinado ao município de Palmas. Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o distrito aparece com a denominação de Jaqueira e figura no município de Palmares. Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito figura no município de Maraial. Assim permanecendo em divisão territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII1937. No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o distrito de Jaqueira figura no município de Maraial. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VI-1995.

Elevado à categoria de município com a denominação de Jaqueira, pela lei estadual nº 11255, de 28-09-1995, desmembrado de Maraial. Sede no antigo distrito de Jaqueira. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1997.

Em divisão territorial datada de 15-VII-1997, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Alteração toponímica distrital

Colonia Isabel para Jaqueira alterado em 1911.

Transferências distritais

Em divisão territorial datada de 1911, o distrito de Jaqueira deixa de pertencer aomunicípio de Palmas e aparece no município de Palmares.Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito de Jaqueira deixa depertencer ao município Palmares e aparece no município de Maraial.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Jaqueira: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Jaqueira? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: