Início » Pernambuco » Custódia

Custódia - Estado de Pernambuco

Município de Custódia

Informações Gerais

Qual a localização da cidade?

O município de Custódia pertence ao estado Pernambuco, ele fica localizado na latitude -8.08546 e longitude -37.6443.

Qual é o tamanho do território de Custódia?

1404,127 km².

Qual a população?

Aproximadamente 36.841 habitantes segundo dados do IBGE.

Como se chama quem nasce em Custódia?

custodiense.

Quem é o prefeito da cidade?

Atualmente o município é administrado por EMMANUEL FERNANDES DE FREITAS GOIS.

4.1 de 5 estrelas para o Município custodiense   by Cidades do meu Brasil atualizado até 13/08/2022 - Custódia - Pernambuco.

Custódia faz parte do estado de Pernambuco, localizado no Sertão do Moxotó.

Foi no século XVII que iniciou-se o povoamento do atual município de Custódia, fruto da passagem de viajantes vindos da Serra da Baixa Verde (onde. encontra-se atualmente municípios como Triunfo e Santa Cruz da Baixa Verde), Vila Bela (atual Serra Talhada), Olho D′água dos Bredos (atual Arcoverde) e Alagoa de Baixo (atual Sertânia). De acordo com a história local, a entrada no território foi feita pelo Coronel Luiz Tenório de Melo no mesmo século, tendo começado pela localidade de Quitimbu. Os jesuítas instalaram-se por algum tempo naquela localidade, construindo uma capela. Diz a tradição que uma das origens do nome Custódia viria do fato desses jesuítas estarem "sob custódia" da população local que os acolheu, já que eles estavam sendo perseguidos e naquele local ficaram protegidos. Entretanto, a versão mais aceita é que o nome seria uma homenagem a Dona Custódia, proprietária de uma pousado que hospedava trouperiros e viajantes. O primeiro nome que o local teve foi Fazenda Santa Cruz, vindo depois a se chamar Custódia. Em 11 de setembro de 1928 foi elevado a categoria de município e desmembrado da atual Sertânia.

Tem como padroeiro São José, motivo este do feriado de 19 de março.

História da cidade de Custódia Pernambuco - PE

é da tradição local, referência a indígena de uma tribo de nome desconhecido, que formariam aglomerado numa aldeia de Serra Negra, no território do atual município.

A formação do município teve início na área onde está localizado o distrito de Quitimbu. Ali chegou no século XVIII o coronel Luiz Tenório de Melo Dodô, o pioneiro, que atraindo outras pessoaas viu estender-se o povoamento. Como primeiro núcleo da atual cidade de Custódia, mencionam-se a fazenda de Manoel Alves de Siqueira, que tinha a denominação de Santa Cruz.

O topônimo do município foi dado por dois padres jesuitas, que fugindo a perseguições demoram-se alguns meses no lugarejo e ergueram uma capela dedicada a São José. De comum acordo com os habitantes, prestavam, assim homenagem a Dona Custódia, uma senhora que também se instalara no local.

Gentílico: custodiense

Formação Administrativa

Distrito criaado com a denominação de Custódia, pela lei municipal de 15-10-1909, ou melhor criado com sede na povoação de quitimbú e transferido para de Custódia, subordinado ao município de Alagoa de Baixo.

Elevado à categoria de vila com a denominação de Custódia, pela lei estadual nº 991, de 01-07-1909.

Em divisão administrativa do Brasil referente ao ano de 1911, o distrito de Custódia figura no município de Alagoa de Baixo.

Elevado à categoria de muncípio com a denominação de Custódia, pela lei estadual nº 1931, de 11-12-1928, desmembrado de Alagoa de Baixo, Flores e Floresta. Sede no antigo distrito de Custódia. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1929.

Pela lei municipal nº 2, de 06-12-1928, é criado o distrito de Betânia e anexado ao município de Custódia.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o município é constituído de 2 distritos: Custódia e Betânia.

Pela lei estadual nº 3340, de 31-12-1958, desmembra do município de Custódia o distrito de Betânia. Elevado à categoria de município.

Pela lei municipal nº 30, de 28-05-1963, é criado o distrito de quitimbu e anexado ao município de Custódia.

Pela lei municipal nº 31, de 28-05-1963, é criado o distrito de Maravilha e anexado ao município de Custódia.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído de 3 distritos: Custódia, Maravilha e Quitimbu.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Fonte: IBGE

Qual o DDD da Cidade Custódia?

87

Veja como fazer uma ligação para a cidade de Custódia:

0 + Operadora + 87 + Telefone de destino

Como ligar para Custódia pela

CTBC Telecom: 012 + 87 + telefone
Vivo: 015 + 87 + telefone
Aerotech: 017 + 87 + telefone
Claro: 021 + 87 + telefone
GVT: 025 + 87 + telefone
Oi Telemar: 031 + 87 + telefone
TIM: 041 + 87 + telefone
Sercontel: 043 + 87 + telefone

Custódia CEP Geral do município

O CEP, Código postal ou Código de Endereçamento Postal é um código desenvolvido com o intuito de facilitar o encaminhamento e a entrega das correspondência, na cidade de Custódia Pernambuco o CEP geral é 56640000.

Prefeitura Municipal de Custódia

Endereço: Travessa Helena Aleixo, 132, 1° andar, Centro, Custódia - PE, CEP: 56640000
Telefone / Fax:(87) 3848-1422/1473 (87) 3848-1122
Prefeito: EMMANUEL FERNANDES DE FREITAS GOIS

Hospitais no município de Custódia - Pernambuco

Se você está procurando informaçoes como nome, endereço ou telefone sobre a rede de saúde municipal, reunimos uma relação de Hospitais, Postos Médicos, Clínicas e Profissionais de saúde custodiense.

Relação de Cartórios do município

Nesta página você pode acessar a lista de Cartórios em Custódia com os serviços de registro civil de pessoas físicas e jurídicas, registro de imóveis, registro de títulos e documentos, tabelionato de notas, ofícios de protesto de títulos e também os cartórios judiciais onde tramitam os processos de fóruns de qualquer natureza.

Mapa de Custódia Online

Aqui você encontra um Mapa Online onde é possível navegar facilmente por toda cidade de Custódia-PE, ver imagem de satélite ou localizar ruas e endereços do município pernambucano.

Hotéis e Pousadas na cidade

Disponibilizamos uma lista de Hotéis e Pousadas com ótimos preços no município de Custódia, clique no mapa para ver mais detalhes ou entre no link para mais opções de hospedagem na região.

Vagas de emprego em Custódia

No momento não encontramos vagas de emprego em Custódia / PE, para buscar em outras cidades do estado clique aqui

Últimas Notícias da cidade de Custódia

Acesse aqui as últimas notícias da cidade de Custódia, além de vídeos e twitters sobre o município.

Previsão do tempo na região custodiense

Clique aqui para ver a previsão do tempo em Custódia, os dados meteorológicos são fornecidos pelo INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) e atualizados diariamente.


Municípios vizinhos de Custódia

Nesta seção é possível encontrar as cidades vizinhas de Custódia-PE em um raio de até 50 km e também a quilometragem de distância emtre os centros dos municípios.

Iguaracy - 31.8 km
Carnaíba - 36.4 km
Afogados da Ingazeira - 38.0 km
Sertânia - 41.4 km
Flores - 43.9 km
Quixaba - 47.4 km
Betânia - 47.4 km

Imagens da cidade e Região

Conheça um pouco mais da cidade ou relembre momento que passou em Custódia através de fotos e vídeos, fique a vontade para compartilhar está página e contar sua história em nossos comentários!

Ajude a divulgar a história de sua cidade, compartilhe essa página e se você encontrou alguma coisa incorreta ou acha que pode melhorar, FALE CONOSCO AGORA MESMO!

Última Atualização: 13/08/2022

Você conhece Custódia? Deixe seu comentário: