Início » Pernambuco » Custódia


Custódia - Pernambuco



Custódia faz parte do estado de Pernambuco, localizado no Sertão do Moxotó.

Foi no século XVII que iniciou-se o povoamento do atual município de Custódia, fruto da passagem de viajantes vindos da Serra da Baixa Verde (onde. encontra-se atualmente municípios como Triunfo e Santa Cruz da Baixa Verde), Vila Bela (atual Serra Talhada), Olho D′água dos Bredos (atual Arcoverde) e Alagoa de Baixo (atual Sertânia). De acordo com a história local, a entrada no território foi feita pelo Coronel Luiz Tenório de Melo no mesmo século, tendo começado pela localidade de Quitimbu. Os jesuítas instalaram-se por algum tempo naquela localidade, construindo uma capela. Diz a tradição que uma das origens do nome Custódia viria do fato desses jesuítas estarem "sob custódia" da população local que os acolheu, já que eles estavam sendo perseguidos e naquele local ficaram protegidos. Entretanto, a versão mais aceita é que o nome seria uma homenagem a Dona Custódia, proprietária de uma pousado que hospedava trouperiros e viajantes. O primeiro nome que o local teve foi Fazenda Santa Cruz, vindo depois a se chamar Custódia. Em 11 de setembro de 1928 foi elevado a categoria de município e desmembrado da atual Sertânia.

Tem como padroeiro São José, motivo este do feriado de 19 de março.

História da cidade de Custódia Pernambuco - PE

é da tradição local, referência a indígena de uma tribo de nome desconhecido, que formariam aglomerado numa aldeia de Serra Negra, no território do atual município.

A formação do município teve início na área onde está localizado o distrito de Quitimbu. Ali chegou no século XVIII o coronel Luiz Tenório de Melo Dodô, o pioneiro, que atraindo outras pessoaas viu estender-se o povoamento. Como primeiro núcleo da atual cidade de Custódia, mencionam-se a fazenda de Manoel Alves de Siqueira, que tinha a denominação de Santa Cruz.

O topônimo do município foi dado por dois padres jesuitas, que fugindo a perseguições demoram-se alguns meses no lugarejo e ergueram uma capela dedicada a São José. De comum acordo com os habitantes, prestavam, assim homenagem a Dona Custódia, uma senhora que também se instalara no local.

Gentílico: custodiense

Formação Administrativa

Distrito criaado com a denominação de Custódia, pela lei municipal de 15-10-1909, ou melhor criado com sede na povoação de quitimbú e transferido para de Custódia, subordinado ao município de Alagoa de Baixo.

Elevado à categoria de vila com a denominação de Custódia, pela lei estadual nº 991, de 01-07-1909.

Em divisão administrativa do Brasil referente ao ano de 1911, o distrito de Custódia figura no município de Alagoa de Baixo.

Elevado à categoria de muncípio com a denominação de Custódia, pela lei estadual nº 1931, de 11-12-1928, desmembrado de Alagoa de Baixo, Flores e Floresta. Sede no antigo distrito de Custódia. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1929.

Pela lei municipal nº 2, de 06-12-1928, é criado o distrito de Betânia e anexado ao município de Custódia.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o município é constituído de 2 distritos: Custódia e Betânia.

Pela lei estadual nº 3340, de 31-12-1958, desmembra do município de Custódia o distrito de Betânia. Elevado à categoria de município.

Pela lei municipal nº 30, de 28-05-1963, é criado o distrito de quitimbu e anexado ao município de Custódia.

Pela lei municipal nº 31, de 28-05-1963, é criado o distrito de Maravilha e anexado ao município de Custódia.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído de 3 distritos: Custódia, Maravilha e Quitimbu.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Custódia: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Custódia? Então deixe seu comentário!


Comentários (2)

  1. GILVAN CORDEIRO DE ALMEIDA's avatarGILVAN CORDEIRO DE ALMEIDA

    Conforme relatei no de 2016 , voltei em novembro a minha cidade natal - custódia -Pernambuco , aonde fiz um pedido para ajudar os moradores da cidade , mais o prefeito anterior saiu sem executar ou fazer um levantamento do que eu teria sugerido espero que o novo prefeito Eleito pelo Povo em outubro de 2016 faça alguma coisa em 2017 , na área desocupada aonde fazem de lixão , como uma Praça e um campo para a População que já é sofrida e merece uma área de lazer , final da av:germano de souza lima , na rua Dona Corina Pereira.

    #2 – 11/08/2017 - 15:40

  2. GILVAN CORDEIRO DE ALMEIDA's avatarGILVAN CORDEIRO DE ALMEIDA

    Sai da cidade em 1978 com a minha Mãe para o Rio De Janeiro , nasci em 1971 na cidade de Custódia -PE , e até a data de Hoje vivo no Rio de Janeiro , aonde tenho como minha 2ª cidade , porque aonde cresci , estudei , e trabalho desde 1992 até hoje como funcionário Público da Prefeitura do Rio de Janeiro ( RIOLUZ ) estou fazendo 24 anos de Prefeitura , e no ano 2015 , voltei a Custódia para ver os meus familiares e fiquei surpreso com o progresso , estou voltando em novembro de novo , espero que o prefeito faça alguma coisa na área desocupada aonde fazem de lixão , como uma Praça e um campo para a População que já é sofrida e merece uma área de lazer , final da av:germano de souza lima , na rua Dona Corina Pereira.

    #1 – 20/07/2016 - 22:03

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: