Início » Pernambuco » Arcoverde


Arcoverde - Pernambuco



Arcoverde faz parte do estado de Pernambuco.Está localizado na Microrregião do Sertão do Moxotó, composta por 7 municípios, sendo Arcoverde o mais influente e importante dessa microrregião, e está no hall dos mais importantes do estado. A cidade possuí metas espelhadas na grandeza da personalidade que lhe conferiu nome Arcoverde, respira ares de grandes centros comerciais,seu plano urbano ganha brilho ao ser misturado com o vale do planalto da borborema,mostrando a forte imponência de um polo regional.É um importante centro aglutinador de investimentos privados, devido a sua privilegiada posição logística no Estado.Possuí um IDH incomum se comparado aos municípios sertanejos,sendo o 5° maior IDH do interior.Seus cerca de 70 mil habitantes desfrutam dos benefícios de serviços especializados nas áreas da medicina e educação.O polo Arcoverdense é sinônimo de Comércio, Serviços, Saúde(já foi) , Educação e indústrias. Arcoverde possui características urbanas consistentes,reflexo de sua alta taxa de urbanização,possuindo a segunda maior população urbana do sertão, atrás apenas de Petrolina.

Antiga povoação e sede do distrito de Olho D’água, localizado no então município de Cimbres, Arcoverde teve outras denominações, como Olho D’água dos Bredos e Rio Branco, quando pertencia ao município de Pesqueira.

Em 1812, já se encontram referências à povoação de Olho D’água, onde existia a fazenda Santa Rita, com uma pequena igreja sob a invocação de Nossa Senhora do Livramento.

História da cidade de Arcoverde Pernambuco - PE

Em plena caatinga, nas proximidades da serra da Aldeia Velha, surgiram as fazendas Bredos eOlho d′água, pertencentes a João Nepomuceno de Siqueira Melo e Manoel Pacheco do Couto. Em 1865, Leonardo Couto, filho de Manoel Pacheco do Couto, criou o povoado de Olhod′água dos Bredos, quando doou terras e construiu a capela de Nossa Senhora do Livramento.

Em 1909 Olho d′água dos Bredos tomou o nome de Rio Branco. Com a criação da agência postal e a inauguração da Estrada de Ferro ligando-o à Capital do Estado, intensificou-se o comércio e, em 1928, Rio Branco elevou-se à categoria de Município. Teve o nome mudado para Arcoverde, em 1943, homenagem a D. Joaquim de Albuquerque Cavalcanti Arcoverde, nascido no lugar e o primeiro Cardeal da América Latina.

Os naturais do Município são chamados arco-verdenses.

Gentílico: arcoverdense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Rio Branco, pela lei municipal nº 18, de 12-11-1912, subordinado ao município de Pesqueira. Elevada à categoria de Vila, com a denominação de Rio Branco, pela lei estadual nº 991, de 0107-1909, desmembrado de Pesqueira. Nos quadros de apuração do recenseamento geral de 1-IX-1920, o distrito de Rio Branco figura no município de Pesqueira. Elevado à condição de cidade e sede do município, pela lei estadual nº 1931, de 11-09-1928. Instalado em 01-01-1929. Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o município é constituído do distrito sede. Pelo decreto-lei estadual nº 952, de 31-12-1943, o município de Rio Branco passou a

denominar-se Arcoverde.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Alteração toponímica municipal

Rio Branco para Arcoverde alterado, pelo decreto-lei estadual nº 952, de 31-12-1943.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Arcoverde: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Arcoverde? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: