Tudo sobre São José de Espinharas Estado da Paraíba

Informações Gerais sobre a cidade de São José de Espinharas

Coordenadas geográficas

O município de São José de Espinharas fica localizado na latitude -6.83974 e longitude -37.3214 e faz parte do estado da Paraíba.

Tamanho do Território de São José de Espinharas

Com um total de 725,656 km², São José de Espinharas de extensão territorial.

População de São José de Espinharas

De acordo com dados do IBGE, São José de Espinharas possui aproximadamente 4.665 habitantes.

Gentilício

As pessoas que nascem em São José de Espinharas são chamados de espinharense.

Administração municipal

Prefeito atual:ANTÔNIO GOMES DA COSTA NETTO.

História de São José de Espinharas, Paraíba

Ouvir com robot

São José de Espinharas, município no estado da Paraíba (Brasil), localizado na microrregião de Patos e na Região Metropolitana de Patos. De acordo com o IBGE, no ano de 2010 sua população era de 4.760 habitantes. Área territorial de 726km².

Na primeira parte do século XIX, mais precisamente em 1826, o Comandante José Raimundo Vieira, natural da cidade de Icó, no Ceará, comprou ao Barão do Ipanema uma sesmaria com seis léguas quadradas (36km X 36km), instalando a Fazenda São José e construindo a primeira casa do futuro município, conhecida como "Casa Grande". José Raimundo e sua esposa, Clemência Sotero de Melo, passaram a residir nesta fazenda. Deste casamento, nasceu uma única filha. Mais tarde, o Cavaleiro da Ordem Imperial de Portugal Miguel Sátiro de Sousa casou-se com esta jovem e estabeleceu-se às margens do Rio Espinharas juntamente com o seu irmão, Aquiles Sátiro, cujo túmulo se encontra no Cemitério Municipal de São José de Espinharas. No dia 26 de dezembro de 1961, foi promulgada a Lei 2.687, criando o Município de São José de Espinharas, cujo território foi desmembrado do Município de Patos. A história de São José de Espinharas está profundamente vinculada à história do Município de Patos, ao qual pertenceu. Em 1937, o Município de Patos aparece como sendo composto de quatro distritos: Patos, Cacimba de Areia, Passagem e São José. Em 1943, o Distrito de Passagem passa a chamar-se Espinharas e o Distrito de São José passa a chamar-se Mucunã. Em 1949, o Distrito de Espinharas volta a denominar-se Passagem e o Distrito de Mucunã passa a denominar-se São José de Espinharas. Em 1960, o Município de Patos é constituído pelos seguintes distritos: Patos, São José de Espinharas, Passagem, Cacimba de Areia, Santa Teresinha, Salgadinho, Areia de Baraúnas e Santa Gertrudes. Somente em 1962, é criado o Distrito de Jerimum, que, em 1964, é desmembrado de Patos e torna-se município com o nome de São José do Bonfim. O Distrito de Quixaba é criado em 1961, subordinado ao Município de Cacimba de Areia. Em 1964, Quixaba torna-se município. O Município de São José de Espinharas foi instalado no dia 30 de dezembro de 1961. Na verdade, o seu nome deveria ser São José "do" Espinharas, em referência ao rio.

O Município de São José de Espinharas possui clima quente e seco com estações não definidas. O município está incluído na área geográfica de abrangência do semiárido brasileiro, definida pelo Ministério da Integração Nacional em 2005. Esta delimitação tem como critérios o índice pluviométrico, o índice de aridez e o risco de seca. ". Há secas freqüentes, mas o índice pluviométrico médio é de 885mm/ano (média entre 1962 e 1985), que não pode ser considerado baixo. O grande problema é que as chuvas são bastante irregulares na sua distribuição. Devido à irregularidade das mesmas e às freqüentes secas, a vegetação do município é do tipo Caatinga-Sertão, percebendo-se tendência à desertificação. A temperatura média anual é de 28 graus Celsius. São José situa-se na Bacia do Rio Piranhas, sub-bacia do Rio Espinharas, que, na verdade, é um rio temporário, com possíveis cheias na estação das chuvas. Além do Rio Espinharas, destacam-se os seguintes riachos: Trapiá, dos Bois, Caiçara, Sombrio, Caluete, Louro, da Roça, Santa Rita, Melancias e Lamarão. Os principais açudes são: Novo, Sombrio, Flores e Maria Paz. No município, há ainda muitos poços artesianos e amazonas. A sede do município se situa a 208m de altitude; há algumas elevações, no município, que têm altitude entre 200 e 600m, como: Serra da Carnaúba, do Olho D′Água, do Feijão, dos Currais, do Resende, da Bonita, das Melancias, do Jardim, do Tronco e dos Quintos.

História da cidade de São José de Espinharas

Paraíba - PB

Em 1826, o Comandante José Raimundo Vieira, natural de Icó, Estado do Ceará, adquiriu do Barão de Ipanema uma sesmaria. com seis léguas quadradas, encravada no planalto da Borborema, instalando a Fazenda São José e construindo a primeira residência do atual Município, conhecida como Casa Grande.

José Raimundo e sua mulher Clemência Sutero de Melo ali passaram a residir, nascendo uma filha única. Mais tarde, Miguel Satyro de Souza, Cavaleiro da Ordem Imperial de Portugal, veio a se casar com a filha do fundador, fixando-se às margens do rio Espinharas, juntamente com seu irmão Aquiles Satyro.

Formação Administrativa

Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, figura no município de Patos o distrito de São José.

Pelo Decreto-Lei Estadual nº 520, de 31-12-1943, o distrito de São José passou a denominar-se Mucunã.

No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o distrito de Mucunã (ex-São José), figura no município de Patos.

Pela Lei Estadual nº 318, de 07-01-1949, o distrito de Mucunã passou a denominar-se São José de Espinharas.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito já denominado São José de Espinharas (ex-Mucunã), figura no município de Patos.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Elevado à categoria de município com a denominação de São José de Espinharas, pela Lei Estadual 2687, de 26-12-1961.

Desmembrado de Patos. Sede no antigo distrito de São José de Espinharas.

Constituído do distrito sede.

Instalado em 30-12-1961.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2009.

Alterações toponímicas distritais

São José para Mucunã, alterado pelo Decreto-Lei Estadual nº 520, de 31-12-1943.

Mucunã para São José de Espinharas, alterado pela Lei Estadual nº 2687, de 26-12-1961.

Fonte: IBGE

DDD de São José de Espinharas, Paraíba

83

Como fazer uma ligação para São José de Espinharas:

0 + Operadora + 83 + Telefone de destino

Veja o código das operadoras:

  • CTBC Telecom: 012 + 83 + telefone
  • Vivo: 015 + 83 + telefone
  • Aerotech: 017 + 83 + telefone
  • Claro: 021 + 83 + telefone
  • GVT: 025 + 83 + telefone
  • Oi Telemar: 031 + 83 + telefone
  • TIM: 041 + 83 + telefone
  • Sercontel: 043 + 83 + telefone

CEP de São José de Espinharas

O Código Postal (CEP) geral de São José de Espinharas, Paraíba, é 58723000.

Prefeitura Municipal de São José de Espinharas
Endereço: Pça. Bossuet Wanderley, 61, Centro, São José de Espinharas - PB, CEP: 58723000
Telefone / Fax:(83) 3421-1760 (83) 3421-1760
Prefeito: ANTÔNIO GOMES DA COSTA NETTO

Hospitais em São José de Espinharas - PB

Procurando informações sobre a rede de saúde local? Aqui você encontra uma relação de Hospitais, Postos Médicos, Clínicas e Profissionais de saúde espinharense.

Cartórios na cidade de São José de Espinharas

Acesse a lista de Cartórios em São José de Espinharas. Aqui você encontra serviços de registro civil de pessoas físicas e jurídicas, registro de imóveis, registro de títulos e documentos, tabelionato de notas, ofícios de protesto de títulos e também cartórios judiciais.

Mapa de São José de Espinharas Online

Aqui você encontra um Mapa Online para navegar por toda a cidade de São José de Espinharas - PB e localizar ruas e endereços do município paraibano.

Notícias sobre São José de Espinharas

Confira as últimas notícias de hoje em São José de Espinharas.

Previsão do tempo na região espinharense

Veja a previsão do tempo em São José de Espinharas: Nossos dados meteorológicos são fornecidos pelo INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) e são atualizados diariamente.

Municípios nas proximidades de São José de Espinharas

Confira as cidades vizinhas de São José de Espinharas - PB em uma distância de até 50 km.

Patos - 20.4 km
Malta - 23.0 km
São Mamede - 26.6 km
Quixaba - 28.0 km
Santa Teresinha - 29.8 km
Vista Serrana - 30.0 km
Condado - 32.0 km
Várzea - 37.4 km

Imagens da cidade e Região

Conheça mais sobre São José de Espinharas através das imagens. Sinta-se à vontade para compartilhar esta página e contar sua história.

Ajude a divulgar a história de sua cidade, compartilhe esta página e, se você encontrou algo incorreto ou acredita que pode melhorar, FALE CONOSCO AGORA MESMO!

4.5 de 5 estrelas para o Município espinharense  por Cidades do meu Brasil atualizado até 03/03/2024 - São José de Espinharas - Paraíba.

Deixe seu comentário:

Datas Comemorativas de Hoje

Dia+do+Meteorologista

Dia do Meteorologista

A data de 23 de março foi escolhida como o Dia Mundial da Meteorologia por ser a data de fundação...

Saiba Mais
Versículo do Dia:
Mas os que esperam no Senhor renovam as suas forças e sobem com asas como águias; correm, e não se cansam; caminham, e não se fatigam.
(Isaías 40:31)
Bíblia Online

 

Estados